20 de jun. de 2008

Vienna! Vienna! Wir fahren nach Vienna!

Algo inédito aconteceu na tarde desta quinta-feira. Estamos falando sim do jogaço entre Portugal e Alemanha, mas o que foi especial não foi a partida em si. Pela primeira vez, a equipe do "Ecos do Maraca" esteve completa para assistir a um jogo. Um selecionado único de conhecedores do futebol reunido para presenciar um grande duelo entre portugueses e alemães. Que se abram os champagnes!!


A ansiedade na Basiléia era grande. O jogo abria a fase de mata-mata da Euro. As duas seleções vinham jogando um bom futebol na competição, e todas as lentes estavam voltadas para Cristiano Ronaldo, atualmente o melhor jogador do mundo, de quem se esperava um show. Porém, não foi bem isso o que aconteceu. Não se pode creditar à não tão boa atuação do craque a eliminação portuguesa, mas bem que ele poderia ter aparecido mais para o jogo. Por outro lado, a Alemanha, apesar de não possuir nenhum grande craque à altura de Cristiano, mostrou um ótimo futebol, com passes precisos, movimentação e disposição, principalmente no primeiro tempo, e conseguiu uma vitória marcante por 3 a 2. Os alemães podem não contar com nenhum Ronaldinho Gaúcho, mas a seleção é muito boa, sempre forte e sempre chega. A habilidade sozinha, sem disposição, dificilmente ganhará da união entre eficiência e garra.

Nos 15 primeiros minutos de jogo, a Alemanha procurou pressionar o adversário, marcando em cima, dificultando a saída de bola e buscando o gol. Já a seleção portuguesa encontrava-se acuada, sem esboçar uma reação sequer. Portugal começou então a reagir após esses intensos 15 minutos, mas aos 21 minutos, veio um balde de água fria, que rapidamente se transformaria num tsunami. Após ótima tabela com Ballack, Podolski cruzou rasteiro sob medida para Schweinsteiger, que tocou de primeira para o fundo do gol, fazendo 1 a 0 para a Alemanha.



O goleiro Ricardo falhou nesse lance, já que esperou o cruzamento chegar até a pequena área. Deveria ter antecipado a jogada. Os alemães continuaram em cima, e o segundo gol não demorou muito a sair. O autor do primeiro gol, numa cobrança de falta, cruzou na cabeça de Klose. O atacante, que é um excelente cabeceador, testou para o fundo das redes lusas, ampliando o placar para 2 a 0.



Após o segundo gol, a Alemanha começou a dar sinais de que se fecharia na defesa, e Portugal, precisando urgentemente do gol, partiu para cima. De tanto insistir, conseguiu. Cristiano Ronaldo recebeu de Simão Sabrosa ( como que ele é titular?), invadiu a área e chutou. Lehman espalmou e, no rebote, Nuno Gomes aproveitou e reduziu a diferença para 2 a 1.



Conclusões do primeiro tempo: a seleção comandada por Felipão demorou muito para perceber que estava disputando uma vaga nas semi-finais com a tradicional Alemanha. A defesa vacilou nos dois gols, seja permitindo que Schweinsteiger concluísse a jogada de dentro da pequena área ou deixando Klose sozinho para cabecear. Os alemães destruíram na primeira etapa, mostrando determinação e qualidade no toque de bola. Resultado: Vantagem para os germânicos.

Como já havia sido previsto, a Alemanha recuou na segunda etapa, permitindo assim que Portugal tomasse conta do jogo. O empate quase veio em duas oportunidades: num chute cruzado de Cristiano Ronaldo e numa cabeçada de Pepe dentro da pequena área. Que chance o zagueiro brasileiro naturalizado português perdeu. Foi então que aconteceu o que uma das velhas máximas do futebol diz: "Quem não faz, leva". Em nova cobrança de falta de Schweinsteiger, Ricardo saiu muito bem do gol ( NOT!!), caçando borboletas, e Ballack , depois de empurrar Paulo Ferreira, conseguiu cabecear para o gol, ampliando a vantagem para 3 a 1.



A partir desse momento, só deu Portugal. Deve-se destacar aqui que os alemães ainda assustaram mais uma vez num chute de Podolski. Que bomba! No final da partida, após jogada de Nani, Postiga marcou de cabeça, encerrando a conta em 3 a 2.



A pressão lusitana continuou, mas o empate não veio. Festa para os alemães, que não faziam uma semi-final de Eurocopa desde 1996. Para os portugueses, sobrou dar adeus para Luis Felipe Scolari. A seleção é boa, possui excelentes jogadores como Deco e Quaresma, além do craque Cristiano Ronaldo, mas não pode relaxar como fez na primeira etapa.

Apesar da ausência de títulos, Felipão fez um excelente trabalho, deixando um ótimo legado para o seu sucessor ( Zico?). Nem sempre um bom trabalho significa grandes troféus. Muitos jogadores e técnicos fizeram história pela sua atuação no futebol, e não por que ergueram canecos. Muitos perebas do mundo da bola nunca jogaram nada, mas tem uma coleção de títulos com seus nomes. Tudo bem, a combinação de título e bom trabalho é ótima, mas nem sempre é possível.



Como esse clássico foi melhor do que o disputado essa semana em terras tupiniquins. Muito mais emocionante e o futebol apresentado foi MUITO melhor. Aliás, não se pode considerar esse último jogo entre Brasil e Argentina como um clássico. A partida foi uma mistura de show de horror com show de rock. Como podemos ver, a CBF agora virou produtora de shows, levando para todos os cantos, seja no Brasil ou no mundo, os seus macaquinhos malabaristas. De vez em quando aparece uma partida pelas eliminatórias, mas isso é detalhe. Tsc,tsc,tsc...

PS: Ronaldinho Gaúcho em Pequim?? Tomara!!

2 comentários:

Felipe Schmidt disse...

Pior que foi mesmo, primeira vez que nos reunimos. Pena que foi no DCE - local hostil - e não no nosso estádio, nossa casa, o Sujinho.

O jogo foi bom mesmo, e o Cristiano Ronaldo peidou de novo. Impressionante como no momento do abafa, depois do segundo gol português, ele sumiu, justo quando o time mais precisava.

E a Alemanha é isso mesmo, eficiência e garra, como vc disse. Mas esse time alemão tem um adicional, que é o bom toque de bola e um Ballack finalmente jogando aquilo que se espera dele.

Ah, segundo um colunista do Extra, parece que o Dunga vai mesmo sair da seleção. Rezo para que seja verdade.

Etchatz disse...

Todos os líderes do grupos estão caindo. só falta a espanmha amanhã. ouvi um desses comentaristas - que vida fácil - do sportv, o Telmo Zanini. Disse que já foi registrada em Madrid um terremoto de 5,4 graus na escala richter. A Esppanha já está tremendo para a Itália.