6 de jun. de 2008

Tá chegando...

Falta apenas um dia para o início da Eurocopa, e como todos podem ver, os comentários sobre os Grupos B, C e D estão um pouco atrasados, principalmente devido à série de eventos noturnos (trabalhos, Flu x Boca, Festa dos calouros, etc) que ocorreram essa semana e que consumiram algumas manhãs. Mas agora é bola pra frente, pensar no próximo jogo, e o que importa são os 3 pontos, quer dizer, os 3 grupos. Não podemos esquecer também da SUPER partida entre Brasil e Venezuela, às 22 hrs desta sexta-feira. Principal novidade: Dunga escalou Adriano, Robinho e Pato juntos. Tem tudo para dar certo. Mas como é amistoso, prepare o seu travesseiro...


Voltando ao Velho Continente, vamos falar agora do Grupo B, que é formado por Alemanha, Áustria, Croácia e Polônia. Tanto por tradição ( já levantou o caneco 3 vezes: 1972, 1980, 1996) como por equipe atual, a Alemanha pode ser considerada como uma das seleções favoritas ao título da Euro-2008, e não deve encontrar muitas dificuldades para passar de fase. Os destaques do time são o goleiro Lehmann, o meio-campista Michael Ballack e o artilheiro Klose. Mas também tem outros jogadores de qualidade no time, como o lateral Lahm e o volante Frings, que fizeram uma bela Copa do Mundo em 2006. Espero que Schweinsteiger e Podolski façam boas apresentações, mas eles não vêm jogando muito bem já faz algum tempo. Abaixo, uma foto da equipe em 2006. Se cair, provavelmente será só na semi-final.



Uma das seleções desse grupo que também é anfitriã do torneio é a Áustria. Só assim mesmo para se classificar para o torneio. A equipe não conta com nenhum talento, e vai ter que suar muito, mas muito mesmo, para passar para a fase seguinte.



A Croácia não é a mesma da época de Suker e cia, mas ela sempre dá um trabalho, como no jogo com o Brasil na Copa da Alemanha. Os mais realistas diriam que a equipe passa dessa primeira fase, e só. Mas como é de conhecimento geral que o futebol é uma caixinha de surpresas, não podemos limitar o "potencial croata". O time possui poucos jogadores de boa qualidade, como o capitão Niko Kovac e Kranjcar. Porém, o mundo já está cheio de regulares, e só com esses dois não dá para apostar em um título inédito. Mais uma foto a seguir, agora do já citado Kovac.



A Polônia é a quarta seleção desse grupo B. Não é um país com tradição no torneio, e em matéria de Copa do Mundo, já conseguiu a terceira colocação 2 vezes. Naturalizou o ex-lateral Roger, que só jogava bem em Fla-Flu. Aliás, essa coisa de naturalização é uma palhaçada só. Não condeno muito o jogador, porque em alguns casos ele não tem nível para fazer parte do grupo da sua seleção natal, como é o caso de Roger. Logo, só fazendo parte de outro selecionado para participar dos torneios internacionais. Mas esse processo de naturalização tinha que ser mais rígido. O atleta tinha que jogar no mínimo uns 5 ou 7 anos no país para poder enfim ser convocado para a seleção do país aonde trabalha. Mas, o que é um humilde comentário de um blog perante a voz poderosa da federação européia...

Voltando ao futebol, que é isso que nos interessa, a Polônia deve disputar com a Croácia a vaga de segundo lugar do grupo ( ou quem sabe até com a Áustria, que pode se animar já que é sede da competição). O único jogador polonês que tem uma certa intimidade com a redonda é Smolarek, e ponto. Portanto, a equipe da terra do Papa João Paulo II não passa muita confiança para avançar no torneio.



Considerações finais: a Alemanha deu muita sorte , já que pegou um grupo fácil, e deve se classificar em primeiro, o que já ajuda para a próxima fase, pois deve enfrentar um segundo colocado. As outras 3 seleções devem se gladiar pela segunda colocação. Croácia e Polônia não se diferenciam muito, mas são melhores do que a Áustria. Pelo jeito, as duas anfitriãs da Euro-2008 cairão na fase de grupos.

Seguindo a ordem alfabética, o correto seria analisar agora o grupo C, que é o "grupo da morte" dessa competição, já que Itália, França e Holanda estão nele. Mas não será feito isso, esse grupo merece um post à parte. Fica mais interessante comentá-lo amanhã, junto com as ponderações pós- amistoso do Brasil. Logo, só nos sobra o grupo D.

Este grupo , é formado por 3 seleções que já foram campeãs da Eurocopa. A Grécia venceu a última edição do torneio, em 2004, apresentando um futebol que não foi digno de campeão. A seleção jogava toda recuada, e as principais jogadas da equipe eram as bolas alçadas na área. Mas foi lá e venceu. Porém, não convenceu. Os nomes mais conhecidos do time são os do goleiro Nikopodilis e do atacante Charisteas. Pode ser que esse ano a equipe grega apronte mais uma, mas não seria muito interessante ver uma seleção sem graça e retranqueira ser novamente coroada.



A Espanha também é uma ex-campeã que faz parte do grupo. Dizem que o lema da seleção espanhola é "nadar, nadar e morrer na praia". Tudo bem que em certas ocasiões a equipe foi eliminada por erros de arbitragem, como na Copa de 2002, mas realmente, a Espanha sempre deixa a desejar na hora H. Esse ano as coisas podem ser diferentes. Muitos concordam com José Mourinho, novo técnico da Inter de Milão, que afirmou que "La Fúria" pode ir bem longe na edição da Euro de 2008. A "espinha dorsal" da seleção espanhola é muito boa, já que é formada pelo grande goleiro Casillias, pelo incansável Puyol, pelo talentoso Fábregas e pela boa dupla de ataque David Villa e Fernado Torres. A troca de ares de "El niño", que saiu do Atlético de Madrid e foi para o Liverpool, fez muito bem à sua carreira.



A outra seleção do grupo D que também já ergeu o troféu do torneio europeu foi a Rússia, quando era ainda URSS, em 1960. Ao olharmos a lista de convocados, é mais fácil encontrar um nome que soe como um tipo de Vodka do que um jogador reconhecido internacionalmente. Já no banco, a coisa muda bastante. O técnico é o holandês Guus Hiddink, famoso por fazer verdadeiros milagres em competições de nível mundial, como foi com a Austrália em 2006 e com a Coréia do Sul em 2002. Não se deve esquecer de mencionar também o seu trabalho à frente da Holanda em 1998, que só foi eliminada porque enfrentou o Brasil na semi-final. Aquela Copa renderia uns 1000 posts, mas não devemos perder o foco aqui. Outro comentário sobre o técnico: por que ele topa esses desafios bizarros? Não seria melhor comandar uma seleção mais forte? Bom, gosto, cada um tem o seu. Para variar um pouco, não será colocada uma foto da equipe atual, mas sim de um grande ídolo, o goleiro Lev Yashin. Campeão olímpico, europeu, e eleito o melhor goleiro da Copa de 1966, Yashin era conhecido na América do Sul como "Aranha Negra" e na Europa por "Pantera Negra". Na linguagem simples: o cara agarrava muito.



A seleção da Suécia encerra os comentários sobre a Eurocopa neste post. Os suecos devem avançar de fase, atrás somente da Espanha, mas não tem equipe boa o suficiente para ganhar a Euro. A maior estrela sueca é Ibrahimovic, que foi campeão italiano nesta temporada. O sueco foi essencial para o título, já que, equanto não estava machucado, jogou muito e fez gols, e quando voltou de lesão, decidiu as partidas para a Inter de Milão. A equipe também conta com Ljundberg e com o "vovô" Larsson, mas esses dois não são do mesmo nível de "Ibrakadabra".


Considerações finais 2: Desse grupo D, devem avançar para a fase seguinte a Espanha e a Suécia. Daí em diante, só a "Fúria" alcançará vôos mais altos, já que a equipe sueca é muito dependente de Ibrahimovic.

São pedidas desculpas por causa do comprimento do post, que o torna até cansativo. Mas foi esse tamanho foi necessário, para não deixar atrasados os comentários sobre a Eurocopa. Amanhã, faremos um review do amistoso do Brasil e uma análise caprichada do grupo C da Euro.

Nenhum comentário: