2 de jun. de 2008

Ele era zagueiro mas era pai de família


Esse não é um texto defendendo posições exaltadas em estádios de futebol. Provocar e mexer com os ânimos de pessoas tomadas por paixão na proporção de 19 mil para onze não é das atitudes mais inteligentes nem dignas.

Esse não é um texto defendendo a violência e o desacato como forma de impor respeito, nem mesmo defendendo o enfrentamento com alguém instrumentalmente mais forte.

Esse não é um texto denunciando qualquer tipo de favorecimento ao adversário. A questão do desporto nem está em evidência, haja vista o resultado retumbante de 3 a 0. A expulsão foi duvidosa, mas nada que se diga absurda.

Esse não é um texto “chororô” visando reclamar de Deus , do mundo e da CBF porque o Botafogo é(ou “seria”, cuidado com o desacato) o time mais prejudicado e menos protegido pelos deuses do futebol e pelos anjos da CBF e do STJD, que punirão todos os envolvidos com severidade exemplar.

Esse não é um texto protegendo encobrir a atitude de André Luís que não era só mais um Silva, mas Garcia.

Não é um texto que pretende colocar a culpa de todos os problemas do Brasil na Polícia, expor os erros do Governo Lula e chegar à conclusão de que o número de redes balançando nos estádios de futebol é proporcional ao nível de felicidade do brasileiro e achar que isso é razoável.

Não é um texto que quer condenar ou absolver ninguém. Nem quem mostra o dedo em riste e nem quem bate antes de perguntar. São todos cidadãos.

E se tratar desigualmente os desiguais e igualmente os iguais é o lema, esse texto é aquele que pede coerência e bom senso. É simples: um zagueiro pode ser brucutu, perna-de-pau, carniceiro, mas é humano, é pai de família. Um policial pode ter exatamente as mesmas qualidades. Logo são iguais. Como deveriam ser tratados os desiguais então? Parece-me que há uma desproporção aí.

6 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

Pois é, pra que as pessoas se tratam como animais numa situação dessas?

Impressionante.

Felipe Schmidt disse...

Estão todos errados.

Tanto o André Luís pelo comportamento, quanto a polícia pela truculência.

Não adianta achar que, por ser jogador de futebol, está acima de alguém. Se foi detido pela polícia, que reagisse de forma menos agressiva, embora fosse difícil pelo calor do jogo e da expulsão. Mas é óbvio que a polícia não deixaria barato. Ninguém pode reagir assim à ação policial, por isso existe o crime de desacato à autoridade.

E a polícia se mostrou, no mínimo, despreparada para lidar com um jogador que estava alterado. A agressão aos outros jogadores do Botafogo foi gratuita e lamentável.

Igor, se tivesse sido realmente um Silva, pai de família, como canta o famoso funk, ele não teria reagido a polícia, pois se o fizesse, teria sido, na melhor das hipóteses, espancado e esquecido na cadeia.

Jogador de futebol não é melhor do que ninguém.

Canhoto disse...

Pois é, não é mesmo um Silva. Mas acho que no próprio desenrolar do texto eu deixo claro que não o estou defendendo em nenhum momento.

Anônimo disse...

solta essa porra!

queria divulgar que to precisando de 50 mantenedores para contribuirem com R$ 499,00 para a manutenção do programa.

Gostou de alguma gatinha? então liga pra gente!

Amaral disse...

Jogador de futebol não é melhor que ninguem, mas policial tb não é.

Andre Luiz estava saindo de campo escoltado por um policial quando a aspirante tentou imobilizar ele.

E qm discorda da atitude dele, nunca deve ter ficado irritado. Pq qdo vc tá irritado e fazendo oque a regra manda que é sair de campo e alguem tenta te imobilizar, não acho que a maioria calmamente deixaria ser levado.

Anônimo disse...

Não há jogador que esteja acima de alguém. Mas também não há policial que esteja.

A policia que reagiu agressivamente ao gesto obsceno feito pelo o jogador. Este estava errado, no entanto nao era preciso dete-lo de forma tao brutal. Eram diversos policias em volta de apenas um jogador. Foi igualmente desnecessario tirar o Andre Luis do estadio por onde estava concentrada a torcida no Nautico. Sem falar do desrespeito ao presidente do Botafogo, que foi empurrado na saida.

Todos comenteram erros, porem de proporçoes diferentes.