7 de jun. de 2008

Ressaca antes da festa?

Muita festa em Caracas, Maracaibo, e na casa de um"compañero" do Ecos do Maraca. Toda essa comemoração se deve a vitória da Venezuela sobre o Brasil, no amistoso de ontem, em Boston. Um resultado histórico. A seleção venezuelana nunca tinha derrotado o Brasil, nem sequer empatado com a esquadra verde-amarela. A Venezuela chegou pouco ao ataque, mas quando o fez, chegou bonito. Dois belos gols.


Mas quem deve estar de ressaca mesmo é o nosso soldado-07, Dunga. Do lado brasileiro, não se encontrava uma seleção, mas um bando. O Brasil fez uma apresentação desastrosa. Um vexame. A dupla de zaga não se entendia, Daniel Alves não marcou nem atacou, Robinho não foi bem no meio de campo, Elano foi nulo, e os atacantes mal receberam a bola. Para piorar, quando recebiam, nada faziam. Enfim, um primeiro tempo para se esquecer. O único que se salvou foi Anderson, para quem se faz uma fé enorme para continuar no time titular.

Na segunda etapa, Dunga fez diversas substituições, a seleção até subiu de produtividade, mas nada que ameaçasse mudar o placar do jogo. Após as trocas, a deficiência do time saiu da criação das jogadas e foi para a conclusão delas. Os jogadores se revezaram na hora de perder o gol. Não é para assustar, mas em pouco dias o Brasil enfrentará o Paraguai (dia 15) e a Argentina (dia18), pelas eliminatórias. A atuação de ontem preocupa, mas não chega a saciar a fome dos catastróficos e pessimistas. Enquanto isso, muita dor de cabeça para Dunga.



Houve também muita festa na Basiléia, aonde ocorreu a abertura da Eurocopa de 2008. Uma festa muito bonita. O jogo de estréia foi entra Suíça, de uniforme todo vermelho, e República Tcheca, de branco. Os tchecos não fizeram uma boa partida, mas derrotaram os anfitriãos por 1 x 0.

No primeiro tempo, a Rep. Tcheca começou pressionando, mas quem asssustou primeiro foram os suíços, com um chute de Frei. A marcação dos dois times era muito forte. Forte também era a torcida suíça, contrariando a previsão desse blog. É verdade que torcida não arma as jogadas, não dribla os zagueiros, não decide, mas ela deixa a equipe mais à vontade, mais confiante. A Suíça tinha mais posse de bola, mas com um time limitado, pouco criava. Além disso, os tchecos não conseguiam escapar da intensa marcação do adversário. Novamente com um chute de Frei, aos 35 minutos, os suíços ameaçaram o gol de Cech. Aliás, o centro-avante saiu ainda no primeiro tempo, machucado. Se a lesão for grave, Frei fará muita falta à Suíça nos próximos jogos.



Segundo tempo começa, e o cenário não muda muito. Algumas cobranças de falta para cada lado, mas nada que abrisse o placar. As chances de gol eram escassas. Os tchecos não mudaram de atitude após o intervalo. Que falta fazem à essa seleção Rosicky, Poborsky e Nedved! A Suíça voltou a ameaçar com uma cabeçada de Yakin. Mas como diz aquela velha máxima, "quem não faz, leva". Após uma bobeira da zaga suíça, que ficou olhando a bola voando, Sverkos, que havia entrado minutos antes, correu e chutou sem dominar, abrindo o placar à favor dos tchecos, aos 25 minutos.



A Suíça tentou revidar, após uma seqüência eletrizante de lances, aos 35 minutos, com direito à grande defesa de Cech e bola na trave, porém sem sucesso. A partida terminou com os suíços pressionando, mas eles não conseguiram empatar o jogo. Resultado: A República Tcheca decepcionou em sua estréia, mas conseguiu uma importante vitória por 1 x 0. Com esse futebol, dificilmente chegará as semis, como fez em 2004. Já a Suíça surpreendeu, tanto com a torcida quanto com a entrega do time.

A outra partida desse grupo A que aconteceu hoje foi o confronto entre Portugal e Turquia, em Genebra. Com uma boa atuação, os portugueses venceram os turcos por 2 x 0, com gols de Pepe e Meireles. Dessa forma, a seleção portuguesa alcançou o primeiro lugar do grupo A, com um gol a mais de saldo do que a Rep. Tcheca.

Portugal teve mais posse de bola no início, porém não conseguiu criar muito, já que os turcos adotaram uma postura bem defensiva. Aos 15 minutos, após uma cobrança de escanteio, o zagueiro português Pepe marcou de cabeça, mas o gol foi corretamente anulado. Os portugueses continuaram pressionando, porém não finalizavam bem e insistiam nas jogadas pela esquerda, com Simão Sabrosa. O luso-brasileiro Deco fez um bom primeiro tempo, acertando belos lançamentos e dribles bonitos. Tomara que ele volte para o Barça jogando assim.

Já o seu companheiro de equipe e atual melhor do mundo Cristiano Ronaldo só apareceu em raros momentos, como na arrancada que deu e que finalizou mal de perna direita. Os 10 minutos finais da primeira etapa foram bem emocionantes, com boas oportunidades de gol para ambos os lados, como na falta cobrada por Cristiano Ronaldo, aos 37, que bateu na trave. Aliás, que pose ridícula do "gajo" na hora de bater a falta. Aquela postura deve ter alguma explicação, obviamente, mas não deixa de ser patética.



Logo no começo da segunda etapa, quase que Portugal abriu o placar, aos 4 minutos, quando Nuno Gomes acertou a trave, após dividida entre Simão Sabrosa e a zaga turca. Os minutos seguintes demonstravam que a etapa final seria muito mais movimentada que a primeira, já que ambos os times buscavam mais o gol de forma mais aberta. Aos 10 minutos, Cristiano Ronaldo deu uma ótima arrancada pela ponta esquerda e chutou de lado do pé, visando o canto oposto, mas o goleiro turco Volkan, que joga no Fenerbahçe, caiu bem e agarrou a redonda. Aliás, Ronaldo passou boa parte do segundo tempo atacando pelo lado esquerdo, diferentemente da primeira etapa, na qual ficou mais preso ao lado direito, e travou um bom duelo com o lateral Altintop.

O primeiro gol do jogo saiu aos 15 minutos, com o brasileiro naturalizado português Pepe. Após linda troca d passes portuguesa, Pepe entrou na área e tocou na saída do goleiro turco. Quem diria, hein? O zagueiro truculento do Real Madrid, que já havia marcado, subiu ao ataque ao melhor estilo "Lúcio" e fez o primeiro gol de sua equipe na Euro.



Após o gol, a seleção portuguesa melhorou, e continou levando perigo, como na cabeçada de Nuno Gomes, aos 19 minutos, que acertou o travessão. Dos 20 aos 30 minutos, domínio total de Portugal. Porém, a partir daí, a Turquia acordou e começou a lutar pelo empate. Aos 34 minutos, quase que conseguiu igualar o placar, mas Asik cabeceou para fora, perdendo uma grande chance. A equipe continuou se esforçando, mas não conseguia furar a defesa portuguesa. Nos minutos finais, veio a melhor oportunidade turca, mas Tunkai furou a bola bizarramente, dentro da área. Ponto negativo do jogo: aos 45 minutos, o brasileiro-turco Mehmet Aurélio, que vinha fazendo boa partida, deu uma entrada criminosa no garoto luso Nani. O árbitro incrivelmente nem marcou falta. De tanto pressionar, a Turquia acabou tomando o segundo gol num contra-ataque. Já nos acréscimos, em lance fulminante, Cristiano Ronaldo lançou para João Moutinho, que deu um belo giro e deixou Raul Meireles na cara do gol. O português colocou com categoria no canto, encerrando o placar em 2 x0 .



Com esse resultado, Portugal ficou à frente da República Tcheca no grupo, devido ao saldo de gols. Essas equipes se enfrentam quarta-feira, e quem vencer já garante uma vaga na próxima fase. Aos perdedores desta rodada, mais aplicação e capricho no jogo seguinte. Bom começo de Euro, mas esperava-se mais tanto dos tchecos como dos turcos. Amanhã, jogos pelo grupo B.



3 comentários:

Unknown disse...

De fato, a pose do c. ronaldo foi bem estranha e q bola na trave!

Felipe Schmidt disse...

O Brasil me preocupa cada vez mais. Dunga é completamente nulo no comando da equipe e ainda arruma brigas desnecessárias. Ontem o Galvão disse que faltava talento à seleção brasileira. Eu até concordo com ele, mas é em relação ao treinador, não os jogadores.

Quanto à Eurocopa, só vi o 2º tempo do jogo de Portugal, e foi bem truncado. Nenhum dos dois times teve grande chance, a não ser pelo gol do Pepe. Pode ser estréia, mas ainda não consigo me convencer com a seleção portuguesa.

Bom texto, Rodrigo.

James M. Barrie disse...

Oportuno o título do texto considerando as aventuras ecoínas na noite do jogo do Brasil...

Não vi esta merda, ainda bem. Jogos da seleção do Dunga (que está longe de ser uma seleção brasileira) são cada vez mais dispensáveis. E cada vez fica mais claro o quão idiota e retardado foi colocar para treinar a seleção um cara que nunca tinha treinado time nenhum.
Dá até vontade de torcer pro Paraguai na próxima partida, pra ver se o Dunga cai logo.
Só me é impossível torcer pros hermanos, é sempre bom vê-los tomar uma piaba pra gente.
Mas é claro que ver a Argentina perder do Brasil não chega a ser tão bom quanto ver o Boca perder pro Fluzão.

Aliás, ainda hoje vem o post, finalmente.