2 de jun. de 2008

Mais um amistoso sem graça

Quem achou que o amistoso da seleção brasileira não iria ser grande coisa, estava certo. Apesar da atuação ruim de alguns jogadores, o Brasil venceu a nada emocionante partida contra o Canadá, neste sábado passado, pelo placar de 3 x 2. O próximo amistoso do Brasil será contra a Venezuela, na sexta-feira, às 22:10 hrs. Um horário bem melhor do que o último.

Fomos enganados logo no início do jogo, mais precisamente aos 3 minutos, com o gol de Diego, após linda jogada de Robinho. Aliás, ele, a cada amistoso inútil ou jogo decente, demonstra-se cada vez mais confortável com a camisa verde-amarela. Cada drible, cada passe, enfim, todas as jogadas do Menino da Vila só reforçam a idéia de que ele é atualmente o melhor jogador da Seleção. Não se sabe se isso acontece devido à ausência de Ronaldinho e de Kaká, mas o fato é que Robinho já tem uma das três vagas especiais para Pequim garantida.


O gol acordou aqueles que já sentiam sonolentos devido ao horário da partida, mas a euforia foi logo reprimida. Aos 6 minutos, após saída errada de Júlio César, a equipe canadense empatou, com Friend. Após o empate, a seleção brasileira foi perdendo a sua motivação, e o primeiro tempo foi se arrastando, sem muitas emoções, apesar dos jogadores brasileiros demonstrarem mais vontade de ganhar o jogo do que nas últimas partidas. Ao fim da primeira etapa, Gilberto, após passar praticamente os primeiros 45 minutos sem fazer nada, desce pela lateral e acerta um cruzamento na medida para Luís Fabiano, que acertou uma cabeçada forte, botando assim o Brasil em vantagem, 2 x 1. O primeiro tempo deixou evidente que a titularidade de certos jogadores, como Gilberto, Josué e Mineiro deviam ser reavalidas, já que pouco produziram, cometeram muitas falhas de marcação e não vem jogando bem em seus clubes.

Segundo tempo começa, e o marasmo continua. Apesar do ímpeto do time, o Canadá não conseguia assustar o Brasil, esbarrando principalmente na má qualidade de seus jogadores, que perderam inúmeras oportunidades. Mas como diz o ditado, alguma hora a água fura a pedra. E foi o que aconteceu aos 10 minutos, após falha geral do sistema defensivo do Brasil. De Guzman avançou com a bola, nem Júlio Baptista ( teve atuação ruim, mas não é tao mal jogador) nem Josué marcaram, e o jogador canadense acertou um belo chute, deixando o placar em 2 x 2. Os cronistas de Montreal já se preparavam para homenagear De Guzman por causa do gol, mas foram fortemente golpeados com o seu lindo passe errado para Robinho, deixando o brasileiro cara a cara com o goleiro. O craque driblou o goleiro e fechou a conta, 3 a 2. Após o gol, o jogo foi um tédio só. Dunga ainda tentou animar a partida com as entradas de Elano, Adriano, Alexandre Pato, Daniel Alves e Rafael Sóbis, mas nada que surtisse muito efeito. O primeiro foi regular, enquanto que o Imperador e Pato foram prejudicados pela pouca criatividade do meio-campo. Daniel Alves só entrou porque Maicon provavelmente estava cansado, e Sóbis não teve muito tempo para mostrar seu futebol. Porque colocar um jogador aos 41 minutos do segundo tempo? Para ele trocar de camisa com alguém da outra equipe? Deve ser.

Moral da história: Mais um amistoso sem muita graça, apesar da boa atuação de Robinho, e em menor nível de Diego. Alguns jogadores foram mal no jogo, caso de Júlio César e Juan, mas nada que abalasse suas titularidades. Outros não foram além do que já se esperava deles, e Dunga mais uma vez não utilizou jogadores com idade olímpica. O Brasil tem tudo para levar a medalha de ouro em Pequim, mas pelo andar da carruagem...

2 comentários:

Felipe Schmidt disse...

Jogo muito ruim mesmo. O Dunga continua incoerente, tem um discurso que não se aplica na prática. Chama jogadores olímpicos e nem os coloca em campo. Sem falar em Josué, Mineiro e Júlio Batista...

Robinho jogou bem mesmo, o Diego também foi bem, mas eu reparei uma coisa nele que o prejudica um pouco: ele é totalmente dependente da perna direita. Tinha momentos em que um tapa de esquerda daria muito mais velocidade à jogada, mas o time perdia tempo, porque ele precisava virar para jogar com a direita. Não sei se é isso mesmo, mas só fui reparar neste último jogo.

Pra finalizar: Fora Dunga! rs

Rodrigo Paradella disse...

Esse trio da seleção - Josué, Mineiro e Julio Batista - é um brinde a mediocridade do futebol mundial.

Viva o jeito Dunga de ver futebol!

Eu é que não perco mais meu tempo vendo essa seleção de empresários, da Nike e do Ricardo Teixeira aahaha...