17 de jun. de 2008

Sinal Amarelo

No primeiro grande desafio pelo Brasileiro, o Flamengo acabou sendo derrotado, no Maracanã, pelo São Paulo, por 4 a 2. Ibson marcou os gols rubro-negros, enquanto Borges(duas vezes), Aloísio e Éder Luís fizeram para o time paulista.

Apesar da derrota, a equipe não esteve tão mal. Ibson voltou a jogar bem, os laterais estiveram presentes no ataque e Obina entrou com disposição. Porém, alguns jogadores chaves tiveram atuação abaixo da crítica: Fábio Luciano, geralmente impecável, falhou feio no segundo gol paulista, justo o que desanimou o time; Marcinho esteve mal, sem levar muito perigo. Sem contar Souza, mais uma vez improdutivo.

O que realmente atrapalhou o Fla foi a falta de fluidez nas jogadas, principalmente no primeiro tempo. A equipe levou pouco perigo a Rogério Ceni, embora não tivesse dado chances ao São Paulo. Entretanto, na única chance dos paulistas, Borges marcou. A partir daí, eles passaram a jogar da forma que mais gostam, um jogo lento, valorizando a posse de bola e esperando o adversário se lançar ao ataque.

O segundo tempo do Flamengo parecia repetir aquele contra o Inter, com um começo inspirador e um gol logo aos dez minutos. O problema foi o gol são-paulino logo em seguida, que freou uma reação rubro-negra. Depois, Aloísio marcou o terceiro e o Fla só não jogou a toalha logo porque Obina sofreu pênalti em seguida. Perdendo por 3 a 2, os rubro-negros se lançaram ao ataque, mas acabaram falhando nas conclusões, embora tenham criado boas chances, principalmente com Obina. No final, Éder Luís fechou o caixão carioca.

Esta derrota precisa ser bem analisada. O Flamengo não jogou mal, mas vacilou em momentos cruciais do jogo, e logo contra um adversário direto. Os três pontos perdidos aqui dificilmente serão reconquistados no jogo de volta. Agora, o time precisa somar pontos fora de casa, principalmente no próximo jogo, contra o Ipatinga, para não perder o bom ritmo de começo de campeonato.

No mais, nota positiva para a entrada de Obina, que mostrou merecer uma chance no lugar de Souza. Se Caio Júnior realmente efetivar a mudança, basta que o "anjo negro" prove que pode jogar bem de início, não apenas entrando no segundo tempo. Até porque Souza tem tido atuações sofríveis nos últimos jogos.

3 comentários:

Rodrigo Lois disse...

Não se entende ainda como o Souza é titular no Flamengo. Tudo bem, as outras opções não são lá das melhores, mas até Obina está melhor do que Souza. O Flamengo tem um bom elenco, e tem tudo para disputar o título do Brasileiro. Ainda mais num campeonato nivelado por baixo, como tem sido nos últimos anos...

Etchatz disse...

Não acho o elenco do flamengo tão bom quanto dizem. A defesa é muito boa, o ponto forte. O meio campo se limita à vontade e o ataque é fraco. Não vejo nenhuma possibilidade de brigar pelo título, mesmo que não haja nenhum grande candidato. Quem sabe uma vaga na libertadores.

Rodrigo Paradella disse...

O Brasileiro se define por um aspecto fundamental: vence o campeonato quem tem mais dinheiro pra investir e, obviamente, sabe como fazê-lo porque futebol não matemática.

O ponto é: o Flamengo "acha" que tem dinheiro pra compor um elenco forte, o SP tem. Por isso, o Fla disputa Libertadores e o SP, entre outros endinheirados (Inter e Palmeiras, principalmente), disputa o título.

Foi assim ano passado com o Botafogo e o mesmo São Paulo, foi assim nos outros anos. Simples.