24 de jun. de 2008

O fim de uma era?



Nesse último sábado, após inúmeras idas e vindas na justiça, transcorreu a eleição para o conselho deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama. O pleito, ocorrido no final de 2006, elegeu o Doutor Eurico - tratamento que lhe é conferido em São Januário - para o triênio 2007/2008/2009. Entretanto, tal eleição foi muito questionada, membros da chapa de oposição - o MUV (Movimento Unido Vascaíno) tinha na figura de Roberto Dinamite o seu candidato, já derrotado na eleição de 2003 - questionaram a legalidade do processo eleitoral. Houve muita discussão à respeito da lista dos sócios com poder de voto, que em meados da eleição, a lista oficial ainda não havia sido entregue à chapa de oposição.

Foi denunciado pela imprensa uma possível armação que impossibilitava a incorporação de novos sócios, no final de 2005, visto que para ter condição de votar seria necessário possuir o título por no mínimo 1 ano. O maior escândalo comprovado foi de autoria do diário O Lance!. Foi produzida uma repotagem na qual um de seus repórteres, que era sócio do Vasco, porém estava com o seu título irregular, há vários anos sem quitar a mensalidade, votava sem maiores impecílios. Após apertada vitória da chapa da situação, se questionou o colégio eleitoral, com participação de diversos votantes na casa dos cem anos e, possivelmente, até de votos póstumos. A chapa de oposição também denunciou tratamento hóstil que lhe foi conferido, até com membros agredidos, como Fernandão, ex-jogador de vôlei que atua junto ao MUV.

Voltando ao último sábado, a eleição ocorreu sem maiores problemas, dessa vez na sede do Calabouço, com a inédita utilização da urnas eletrônicas, cedidas pelo TRE. Eurico Miranda e a sua chapa não compareceram, o que já anunciava a elástica vitória da oposição, que obteve 93% dos votos. Assim a chapa vencedora elegeu 120 membros do conselho deliberativo, enquanto a chapa derrotada obteve apenas 30. Esses se juntarão com os 150 membros vitalícios do conselho e assim formaram um colégio eleitroaral de 300 votantes que decidirão o novo presidente. O pleito será realizado na próxima sexta-feira, na sede da Lagoa.

Nessa segunda, a chapa da situação escolheu seu candidato, Amadeu Pinto da Rocha, de 83 anos, muito prestigiado diante dos beneméritos que decidirão a eleição, o que foi fundamental para a sua escolha. Em entrevista concedida no domingo, uma cena rara, Eurico se mostrou abatido e anunciou que se afastará para cuidar da família. Ainda não descartou a possibilidade de ser impugnda a eleição do último sábado, justificou sua ausência no Calabouço afirmando que não participaria dessa farsa, que nomeou como golpe. Porém, se especula que Eurico poderá voltar à administração vascaína, em caso de vitória de Amadeu, como vice-presidente de futebol. Cargo que desempenhou desde o final da década de 1980 até assumir a presidência em 2001. Vale lembrar, nunca a chapa vencedora da eleição do conselho deixou de eleger seu candidato à presidência e a novo mandado se inicia em primeiro de julho.

Alguns burburinhos - habituais em períodos de eleição, ainda mais com o êxito da oposição - já sondam São Januário. Se fala na volta de antigos craques - ultimamnete têm se falado da velha dupla, Pedrinho e Felipe - Roberto mencionou que o atual elenco precisa de um jogador identificado com o clube, lembrou do nome de Juninho Pernambucano. Também repercute a discussão sobre o futuro de inúmeros funcionários, entre eles o próprio treinador Antônio Lopes, que possivelmente deixaria o cargo em caso de vitória de Dinamite, visto sua fidelidade à atual cúpula que administra o Vasco. Cargos de confiança seriam reciclados, Roberto já se manifestou quanto a volta do antigo departamento médico, liderado por Clóvis Munhoz. A reverência à Romário também é alvo de críticas, podendo cair a sua éstatua. Dinamite alega que seria necessário a construção de várias estátuas, para Barbosa, Ademir, Vavá e até mesmo para ele. O candidato também disse, em coletiva nesta segunda, que a melhor maneira de homenagear o baixinho seria a volta da camisa 11.

Em breve voltarei a postar sobre os jogos, mesmo sem as doações para o meu pay per view, espero em julho adquirir o brasileirão. Contra o Palmeiras, O Vasco fez uma partida razoável, perdeu para um candidato ao título, perdeu em dois lances que o bom time do Parque Antártica mostrou sua eficiência. Leandro Amaral e Jean jogaram sozinhos na criação, foi pouco. Morais deve estar de volta no próximo jogo, sábado às 18:20 contra o Ipatinga. Tem que mostrar mais do que nos últimos jogos, Vinícius que foi titular nas 2 últimas partidas ameaça a titularidade do camisa 98. No sábado são 3 pontos para dar sequência a uma série de jogos dentro de casa.

7 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

Acho difícil o Eurico não ter algum esquema armado pra sair dessa situação.

Se até no caso do LA ele deu um jeito nada é impossível.

Felipe Schmidt disse...

Também to achando o Eurico "passivo" demais. Ainda acho que ele tem uma carta na manga, ele não vai abrir mão do poder assim tão fácil.

Vamos ver, mas acho que se o Dinamite chegar demitindo o Lopes, vai fazer merda, não pelo Lopes, mas pelo impacto da atitude. Veremos...

Anônimo disse...

Tomara, o Vasco só teria a ganhar...

Anônimo disse...

O meu conceito de arroizar é diferente, acho que o Eurico extrapolou a condição de arroz e já fudeu o Vasco. E eu continuo tentando fuder alguém.

Acessem o http://so-pra-descontrair.blogspot.com/

o blog de humor mais descolado da rede.

Etchatz disse...

É hoje. Li agora umas notícias, estão especulando um 3 candidato, mas eu não acredito nisso.

Anônimo disse...

Hahaha... Antônio Lopes facilitou o trabalho do Dinamite, entregando o cargo antes mesmo do resultado da eleição.

Agora, que cafona o discursinho do nosso presidente novo, hein? Da janela da Sede Náutica, a galera teve que escutar: "Porque queremos um Vasco forte, mas, acima de tudo, um Vasco humano!"

Apelou, apelou...

Anônimo disse...

Muda-se o comando do club, porém o que não muda e nem mudará é o ódio e a inveja que mídia sente em relação ao Vasco.

No jogo do Vasco contra o ipatinga , em que o dinamite já estava eleito, a senhora, ou melhor dizendo, o senhor luiz carlos jr do sportv, nos 2 primeiros gols do Vasco parecia que estava narrando gols da Argentina contra o Brasil, já no primeiro gol do ipatiga parecia que estava narrando um gol da seleção do céu contra a seleção do inferno.

O tempo passa, os jogadores passam, a diretoria passa, mais o que realmente não passa é o ódio e a inveja que a mídia sente em relação ao Vasco.

AGORA É BOM O ROBERTO COMPRAR DIARIAMENTE UNS GALHOS DE ARRUDA E TAMBÉM DIARIAMENTE TOMAR PELO MENOS UM BANHO DE SAL GROSSO, PORQUE, TODA A IRA DE UMA ENORME CORJA DE INCOMPETENTES QUE SE VIRAM LOGRADOS A UMA ETERNA CONDIÇÃO DE INFERIORIDADE INTELECTUAL E EMOCIONAL DESDE O ANO DE 1898 VIRÁ COM TUDO PARA CIMA DELE.

O EURICO ERA UM MERO PRETEXTO, UMA SIMPLES JUSTIFICATIVA, QUE CORAÇÕES COVARDES E MENTES INCAPAZES USAVAM, PARA NÃO DEFLAGAR DE FORMA EXPLÍCIA O ÓDIO QUE SDEMPRE SENTIRAM DE TUDO O QUE O VASCO CONQUISTOU E TUDO QUE SUA HISTÓRIA REPRESENTA.
COM A SAÍDA DE EURICO O TEMPO MOSTRARÁ QUE O ALVO SÓ MUDOU DE CARA E DE NOME, ANTES MIRANDA AGORA DINAMITE