12 de jun. de 2008

Península em alta

No período das Grandes Navegações, Portugal e Espanha disputavam acirradamente a hegemonia sobre o Novo Continente. Inúmeros tratados foram estabelecidos e quebrados, discussões aconteceram, mas o que não mudou entre as nações foi a briga pelo poder sobre as colônias. Em 2008, os países podem se enfrentar novamente, mas não será nas Américas, e sim no Velho Continente.

Os resultados dos jogos de terça e quarta-feira na Eurocopa reforçaram a previsão de que Espanha e Portugal podem chegar até o final da competição. As vitórias desses países ( Portugal 3 x 1 sobre a Rep. Tcheca e Espanha 4 x 1 Rússia) já apontam que suas seleções tem potencial para passar da fase de grupos com tranquilidade. Não podemos falar em título ainda, porque existem outras equipes no torneio que também tem qualidade, como por exemplo Alemanha, Holanda e Itália. Porém, sabe-se que Portugal e Espanha finalmente têm um conjunto de bom nível técnico, e que permite ao povo ibérico sonhar com uma possível taça. Boa sorte para C. Ronaldo, que merece sim ganhar o título de melhor do mundo ( apesar de toda a sua "marra"), e para Fábregas, que deve subsitituir Raúl no posto de ídolo nacional no futebol.

Não estamos em final de ano, mas deve-se fazer uma rápida retrospectiva da Eurocopa, pelo menos dessa semana, excluíndo segunda-feira, que já foi comentada no "Ecos do Maraca". Não foi possível assistir a todos os jogos, mas sempre é viável observar os melhores momentos de cada partida. Na terça, jogos pelo grupo D: Espanha contra Rússia e Suécia vs. Grécia. Os espanhóis venceram por 4 x 1, sendo 3 gols do artilheiro do Valencia David Villa. O outro gol foi marcado pelo habilidoso Fábregas, enquanto que Pavlyuchenko descontou para os russos. Uma atuação convincente da Fúria. Mas, por favor, sem euforia. Essa foi somente a primeira rodada da Euro para os espanhóis. A Rússia foi bem na partida, e tem totais condições de derrotar os gregos na próxima rodada.



No outro jogo do grupo, vitória dos suecos por 2 x 0 sobre os já citados gregos, atuais campeões da competição. Dizem as más línguas que o confronto foi feio de se assistir. É possível que seja verdade, mas sempre que Ibrahimovic está em campo existe a possibilidade de ocorrerem lances bonitos, como foi o gol do sueco. Um canhão de fora da área. Tomara que ele continue jogando bem, como vinha fazendo na Inter de Milão.



Primeira rodada terminada, vamos agora a seleção da rodada. Quem discordar, pode colocar nos comentários quais jogadores deveriam estar no elenco. Goleiro: Van der Sar (Holanda); Laterais: Ujfalusi (Rep. Tcheca) e Van Bronckhorst ( Holanda) Zagueiros: Pepe (Portugal) e Chivu (Romênia); Meio-campo: Sneijder, Van der Vaart ( Holanda), Deco (Portugal); Ataque: David Villa ( Espanha), Lucas Podolski ( Alemanha) e Ibrahimovic ( Suécia).

Na quarta-feira, as equipes do primeiro grupo da Euro voltaram aos gramados, para darem início a segunda rodada do torneio. A seleção portuguesa encarou o principal adversário da chave, a República Tcheca, e conseguiu uma bela vitória por 3 a 1, num jogo bem disputado. Os gols lusos foram marcados por Deco, C.Ronaldo e Quaresma, enquanto que Sionko fez o gol de honra dos tchecos. Ótima atuação de Deco (de novo!) e Cristiano Ronaldo. É...pelo jeito, Felipão vai chegar longe com essa equipe.



Turquia e Suíça fizeram o outro jogo do grupo A. Debaixo de muita chuva, as equipes lutaram até o fim pelo melhor resultado, mas não apresentaram um futebol vistoso. Melhor para os turcos, que conseguiram virada por 2 a 1 no final da partida , com um gol milagroso de Arda Turan, aos 47 do segundo tempo. Por outro lado, aos suíços, anfitriões da competição, só resta agora torcer pelas outras seleções. Era previsível que a eliminação suíça ocorresse, devido principalmente ao baixo nível técnico da equipe. Existem diversas fotos do jogo já disponíveis na Internet, mas uma que representa de forma magistral como foi esse confronto na Basiléia é a que vem a seguir.



Na próxima rodada, descanso para Portugal, enquanto que Turquia e Rep. Tcheca batalham pela segunda vaga do grupo.

Pelo grupo B, a Croácia derrotou a forte Alemanha por 2 a 1. Alguns consideraram esse resultado como surpresa. Mas os que procuram analisar o futebol de forma mais minuciosa pensam diferente. A seleção croata fez uma ótima campanha nas eliminatórias da Euro. Em 12 jogos, ganhou 9 e perdeu apenas 1, fazendo um total de 28 gols. Além disso, impediu que o English Team chegasse à essa fase atual da Eurocopa. É verdade que a partida de estréia contra a Áustria não foi muito animadora, mas não se deve esquecer o trabalho feito pela equipe durante o período de classificação.

Os croatas Olic e Srna marcaram para sua equipe, enquanto que Podolski descontou para os alemães. Mais um dele na competição. A seleção croata fez uma boa partida, pressionou o time adversário e aproveitou as chances de gol. Os alemães tiveram muita dificuldade em escapar dessa marcação, logo não conseguiram criar muita coisa.



Com o resultado, a Croácia garantiu a vaga dela para a próxima fase. Já a Alemanha tem que vencer o próximo jogo contra a Áustria. Para piorar, os alemães podem encarar Portugal na etapa seguinte. Seria um belo confronto.

No outro jogo do grupo, empate de Polônia e Áustria, em 1 a 1. Situação complicada para ambas equipes. A classificação polonesa para a próxima fase é quase impossível. Para os austríacos, o futuro deverá ser igual ao da outra anfitriã da competição, a Suíça: eliminação ainda na primeira fase. A Áustria pressionou durante maior parte da partida, mas quem marcou primeiro foi a Polônia, com o brasileiro naturalizado Roger. Viva a naturalização desenfreada dos jogadores brasileiros!!



Os anfitriões não foram eliminados já na segunda rodada graças ao gol de Vastic, em cobrança de pênalti, já nos acréscimos do jogo. Vale ressaltar que a penalidade foi marcada devido aquela famosa confusão na área, antes de uma cobrança de falta ou escanteio. Esse tipo de marcação deveria sempre ocorrer, pois se a arbitragem marca falta em lances de agarrões fora da área, porque não acontece o mesmo quando os jogadores estão dentro dela?

Ainda hoje, teremos Itália x Romênia e França x Holanda. Os franceses, romenos e principalmente os italianos não podem pensar em outro resultado senão a vitória, pois não conseguiram muitos pontos na primeira rodada. Já para os holandeses, líderes do grupo, vencer significa garantir a vaga para a próxima fase, e enfrentar o segundo colocado do grupo D. A rodada de hoje promete.

3 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

Jogão esse da Alemanha com a Croácia, nada de espetacular, mas foi um jogo movimentado e com bom futebol, já é alguma coisa ahaaha.

Os outros jogos eu não pude ver, mas tive a impressão que o estádio de Turquia e Suiça tava alagado até demais. Não me lembro de ter visto o Maraca alagado assim em dias de chuva, pelo menos nos últimos anos. Se isso for culpa de um sistema de drenagem falho, é um problema sério para um torneio do tamanho da Euro...

Felipe Schmidt disse...

Po, o fato de ter aulas de tarde e da televisão do Sujinho ser uma merda tá prejudicando bastante meu acompanhamento da Euro rs

Eu vi um pedaço do jogo da Alemanha e da Croácia, gostei dos dois times, acho q ambos passam. Os croatas têm um meia muito bom, o Modric. Já a Alemanha, por incrível que pareça, tá mostrando um futebol bem móvel e ofensivo,perdeu por mérito dos croatas.

Agora, essa Euro tá com uns times bem ruinzinhos hein. Suíça, Áustria, Polônia, Itália....rs

A Holanda começou bem demais, venceu bem duas grandes seleções. Vamos ver se vai seguir até o fim assim...

Anônimo disse...

Holanda avassaladora. Itália, que exploda. Maldito Mutu, displicente no pênalti. belo blogue. Bora trocar links? Daqui a pouco eu subo o ecos do maraca lá no futepoca. se puder devolver, a gente agradece.
abraço