9 de jun. de 2008

Laranjas e marrons

A bola continua rolando na Eurocopa, e o trabalho no "Ecos do Maraca" também não pára. A primeira rodada da Euro-2008 já está quase completa, faltando apenas as partidas do grupo D, que acontecem amanhã, e que envolvem Espanha, Rússia, Suécia e Grécia. Hoje, tivemos opostos: um jogo feio entre França e Romênia, que acabou com o pior placar possível, 0 x 0; e a melhor partida até agora, na qual a Holanda sobrou em campo e fez 3 x 0 em cima da campeã mundial Itália. Porém, antes de comentarmos esses confrontos, devemos nos lembrar das partidas do domingo, que foram Alemanha x Polônia, e Aústria x Croácia. Afinal de contas, o blog tarda, mas não falha.

O primeiro jogo de ontem foi entre austríacos e croatas, que acabou com uma vitória magra por 1 x 0 dos visitantes em cima dos anfitriões. Gol de pênalti, logo no início, marcado por Modric. Aliás, foi o gol de pênalti mais rápido da história da competição. Mas quem se empolgou e achou que a partida prometia, rapidamente viu que a história seria outra. A qualidade das equipes era muito fraca. A Áustria até tentava atacar, mas faltava talento, técnica, enfim, coisas do futebol que não brotam em qualquer país do mundo. Por outro lado, a Croácia, em vez de aproveitar o embalo do primeiro gol e partir para cima, ou explorar os contra-ataques, se fechou e pouco produziu ao longo dos 90 minutos. Uma partida sonolenta, sem graça, tanto que, se não existisse café, teria botado muito comentarista para durmir após o almoço.



Já Alemanhe e Polônia fizeram um jogo mais movimentado, melhor tecnicamente, com boas oportunidades de gol. Os alemães começaram pressionando, contando com uma boa atuação do trio Gomez, Klose e Podolski. Aliás, o último, seria o destaque da partida. Aos 19 minutos, Gomez dá uma bola açucarada para o matador Klose, que foge do seu instinto matador e ajeita para Podolski, que só empurra e faz 1 x 0. Atrás no placar, os poloneses saíram em busca do empate, o que deixou a sua defesa mais exposta, como no lance em que Gomez quase marcou o segundo para os "Deutsch".

O brasileiro naturalizado polonês Roger, ex-Flamengo, entrou e melhorou a atuação do time, mas não conseguiu arrancar o gol de empate. Por outro lado, quase que Ballack ampliou para os alemães, mas o goleiro da Polônia fez grande defesa. Mas como já foi dito antes, a noite era da promessa alemã, Lucas Podolski. Aos 26 minutos, depois de uma confusão na área polonesa, o garoto pegou de primeira, fuzilando o gol de Boruc. Belo gol. Vale lembrar que Podolski não comemorou muito os seus feitos, porque possui ascendência polonesa. Exibição admirável de respeito às raízes? No blog, só julgamos o futebol, e não as pessoas. Logo, só nos cabe comentar a bela atuação de Podolski. Bom começo para a Alemanha, que sempre chega. Mais do grupo B na quinta-feira, quando alemães e croatas disputam a liderança do grupo, equanto que poloneses e austríacos tentam se recuperar na competição.



Nesta segunda-feira tivemos as partidas pelo grupo C, o tão mencionado "grupo da morte". Mas levando em consideração o jogo entre Romênia e França, a morte quase foi dos espectadores, e não das equipes. Um jogo chato, sem criatividade e com muitas faltas. O resultado de 0 x 0 foi mais do que justo. A Romênia apresentou uma defesa sólida, e só. Mutu bem que tentou algumas jogadas, mas nem conseguiu ameaçar a meta do goleiro Coupet. Do outro lado, a mesma coisa. Os atacantes franceses foram muito mal. Benzema perdeu 2 oportunidades claras de gol. Muitos afirmaram que a França era e ainda é uma das grandes favoritas ao título da competição. Baseado no futebol de hoje, o futuro francês pode ser diferente do imaginado.



Essa mídia sensacionalista, esse jornalismo marrom que coloca qualquer um no pedestal ou derruba heróis sem qualquer reflexão, que idolatra ou destrói com enorme facilidade, é um mal terrível para o mundo do futebol, pior, para qualquer campo do jornalismo. Isso não é só dito porque foi atribuído à seleção francesa um favoritismo exacerbado, mas também porque não podemos crucificá-la tão ferozmente como foi feito após o resultado de hoje. A Euro-2008 é um tornei difícil. Mas os "Bleus" também não podem se dar ao luxo de jogar como hoje, principalmente porque terão pela frente ainda nesta primeira fase adversários fortes, que são a Holanda e a Itália. Quando Henry vai entrar? Ribery joga isso tudo que dizem?

Após as entradas (algumas indigestas), vamos ao prato principal. O clássico entre Holanda e Itália foi o melhor jogo da Eurocopa até agora. Os holandeses dominaram a maior parte da partida, principalmente no primeiro tempo. A Itália, após uma primeira etapa ruim, buscou mudar o resultado, mas parou na defesa holandesa. Excelente atuação da defesa e do meio campo holandês. Van Bronckhorst, Van der Vaart e Sneijder fizeram uma grande partida. O único ponto negativo da equipe foi Nistelrooy, que apesar de ter marcado um gol (em posição irregular!), perdeu 2 chances incríveis.

O primeiro tempo foi totalmente laranja. Aos 20 minutos, Van Nistelrooy perdeu uma enorme chance de abrir o placar, quando saiu cara a cara com Buffon. Porém, seu drible não foi bem sucedido, e o artilheiro acabou jogando fora a oportunidade. O gol do matador saiu 6 minutos depois. Após bola alçada na área italiana, Sneijder ( ótimo jogador) mandou uma bomba, e Nistelrooy, em posição de impedimento, apenas escorou, fazendo 1 x 0 Holanda. Perdendo o jogo, a Itália partiu para cima, e quase empatou a partida em cobrança de escanteio, mas Bronckhorst tirou em cima da linha. Na seqüência do lance, Van der Vaart lançou Gio Bronckhorst, que colocou na cabeça de Kuyt, que ajeitou para o centro da área, aonde estava Sneijder, que chutou antes da chegada de Buffon. Contra-ataque fatal.



Os italianos chegaram a ameaçar com Di Natalie, mas o chute foi no meio do gol, o que facilitou a defesa de Van der Saar. Porém, quem quase novamente marcou foi a Holanda. Após passe espetacular de Van der Vaart, Nistelrooy chutou em cima de Buffon.

Graças ao advento da televisão digital, as imagens de um jogo de futebol ficam muito mais vivas. O efeito que essa tecnologia proporcionou à cor da já vibrante torcida holandesa foi algo fantástico. O estádio de Letzigrund não era monocromático, já que a torcida italiana também se fez presente, mas o laranja holandês quase que cegava.



Segunda etapa começou, e o jogo mudou de panorama. A Itália passou a atacar mais freqüentemente, enquanto que os holandeses se fecharam na defesa. Luca Toni perdeu uma chance incrível, após belo lançamento de Pirlo. A estrela do goleiro holandês Van der Saar brilhou em dois momentos: na chegada de Grosso ao ataque, fazendo uma defesa à queima-roupa, e na cobrança de falta de Pirlo. No lance após a cobrança, a Holanda arma outro contra-ataque. Sneijder lançou em profundidade para Bronckhorst, que tocou para Kuyt. O atacante não marcou, mas em seguida recuperou a bola e cruzou na medida para Bronck, que cabeceou e encerrou a conta em 3 x 0. Outro jogador que se destacou no segundo tempo foi Del Piero, que chutou bem duas vezes à meta da Holanda, porém sem balançar a rede.



Na sexta, a França deve partir com tudo para cima de uma Holanda embalada pela vitória sobre os italianos. A Azurra terá que fazer o mesmo em relação à Romênia, se ainda pensa em prosseguir na Euro. Amanhã, teremos a estréia das equipes do grupo D. A Espanha encara a Rússia, enquanto que a Suécia joga contra a Grécia. Palpites? Espanha 2 x 0 Rússia; Suécia 1 x 0 Grécia. Boa segunda-feira, sem aula, mas com futebol.

5 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

Bom post, Rodrigo.

Tava querendo ver esse Holanda e Itália, mas digamos que a tv do sujinho não ajudou muito...ahaha

Parece que foi um jogão mesmo, o primeiro dessa Euro.

Tomara que eu consiga ver os próximos ahahah...

Rodrigo Paradella disse...

E que começo da Holanda hein?

3 a 0 na campeã do mundo!

Será que é favorita?

Rodrigo Lois disse...

Foi um jogao msm...eu esqueci de falar q a italia tava sem nesta e cannavarro, e que tinha bons jogadores no banco...que sao MUITO melhores que os zagueiros de hoje. Eu acredito que a Italia passa dessa fase sim, porque tem um time melhor que frança e romênia.A Holanda, eu acredito que seja favorita sim, junto com Portugal e Alemanha.

Anônimo disse...

Se a Holanda jogar de forma envolvente como jogou hj, tem grandes chances de sair campeã.

Unknown disse...

Bom texto, hein, jornalista.

Só esqueceu de colocar no post o horário alternativo da reprise do jogo, pro pessoal que nao pode ver conferir. Fiquei na vontade de ver o jogo!