18 de jun. de 2008

Melhorou? Sim. Mas ainda falta muito!

Terça-feira. Meio da tarde. Sujinho vazio. Fandangos na mão. Velinho ao lado, provavelmente torcedor experiente já na Copa de 50. Do outro, um típico brasileiro, trabalhador, mas sempre boleiro. Cenário propício para se assistir a um jogo de futebol.

Mesmo dia. Noite em Zurique. Última rodada do grupo C da Eurocopa. Itália e França. Finalistas da última Copa do Mundo. Desesperadas. Na cabeça: a vitória. Condições ideais para uma boa partida.

A combinação foi explosiva. Tudo bem, o confronto entre italianos e franceses não foi de encher os olhos, mas também não faltou emoção durante os 90 minutos de partida. Novamente, a Azzurra, aos trancos e barrancos, conseguiu a classificação, e enfrentará a Espanha neste domingo. Por outro lado, a França terminou a competição com uma campanha pífia, muito aquém de uma seleção vice campeã mundial, e foi eliminada ainda na primeira fase da Euro. Moral da história: Donadoni está próximo de construir um bom time. Já o técnico francês deve ser demitido. Tomara, porque a história de não convocar jogadores com o signo de escorpião é simplesmente ridícula. Mas o problema da seleção francesa não foi só esse. Principalmente no último jogo, a seleção estava muito mal organizada taticamente. O time é muito mais fraco do que o da última Copa. Os franceses não são os mesmos sem Zidane ( nunca serão! by Capitão Nascimento).

As duas seleções marcaram muito forte no primeiro tempo, tentando sufocar o adversário. Mesmo assim, Pirlo conseguia se destacar, fazendo belos lançamentos, muitos deles para Luca Toni. O centro-avante teve uma atuação trágica, perdendo inúmeras chances de gol. A França jogava muito mal, com zero de criatividade. Para piorar o quadro, Ribery saiu machucado ainda no começo. Aos 22 minutos, após lançamento de Pirlo, Toni invadiu a área e...PÊNALTI!! Abidal fez falta e o árbitro corretamente marcou. Daí escuta-se um comentário do trabalhador: "Por..., não era melhor deixar o cara chutar? Melhor ficar 1 a 0 com 11 contra 11, do que 1 a 0 com 10 contra 11!". Verdade. Em seguida, Pirlo cobrou muito bem e fez 1 a 0 para a Azzurra.



A Itália continuou dominando as ações. Só lá pelos 30 minutos de jogo é que os franceses deram algum sinal de desgosto em relação ao placar, mas empate que era bom, nada. Que falta fazem Viera, Trezeguet e Henry ( o camisa 12 dessa Euro não era ele, era uma cópia mal feita). Segundo comentário, agora do velinho: "Como que o Brasil perdeu pra essa m..?". Até se sabe, mas agora já são águas passadas. E Luca Toni continou perdendo chances.

A segunda etapa começou com uma França mais motivada, buscando mudar o resultado. Mas quem marcou foi a Itália, dessa vez com De Rossi, em cobrança de falta, que desviou em Henry, o que fez a boa sair da direção do goleiro. Já foi dito que Luca Toni disperdiçou chances?



Os franceses quase fizeram o seu gol de honra com Benzema, mas Buffon foi lá e espalmou. O garoto é novo, mas foi muito mal nessa Euro. Já o goleiro, bom, Buffon é Buffon. Fim de jogo e os italianos, mesmo não jogando bem, conseguiram a segunda vaga do grupo. Para a França, resta aos jogadores assistir o final da competição em um café parisiense.

Quarta-feira. 15:45. Um pouco de Eurocopa a tarde para abrir o apetite futebolístico. A arrumada seleção da Rússia vence por 2 a 0 e despachou os suecos. Destaque para Zirkhov e Arshavin, ambos com bom nível técnico. No mesmo horário, a Espanha, recheada de reservas, ganhou de virada da Grécia, por 2 a 1.

A primeira fase final da Eurocopa terminou e já temos os seguintes confrontos nas quartas de final: Portugal x Alemanha ( imperdível); Croácia x Turquia; Holanda x Rússia; Espanha x Itália (outro jogo que promete). Os principais favoritos, que são Portugal, Holanda, Itália e Espanha avançaram. O problema é o funil que terão que passar agora. Palpites? Comentem no blog.

Ainda quarta. Noite, quase 22 hrs. Quarto com TV ligada e camisa verde-amarela vestida. Tampão para não ouvir a narração do Galvão (ok, brincadeira). Esperança de uma boa atuação contra a Argentina. Júlio Baptista com a 10? ( ele é bom jogador, mas a 10 não é para ele)

O jogo começou com a Argentina tendo maior posse de bola, mas também não produzindo muito. Já o Brasil, não conseguia construir boas jogadas, a equipe estava muito recuada. Mas, aos 22 minutos, um lance brilhante a favor da esquadra verde-amarela. Robinho dá um lindo drible na zaga argentina, e na seqüência, Júlio Baptista chuta em cima do goleiro. Uma pena! Durante alguns minutos, o Brasil ameaçou o gol de Abbondanzieri, mas não conseguiu abrir o placar. Os últimos 15 minutos do primeiro tempo foram entediantes, com muitas faltas e poucas chances de gol. No último minuto, Messi perdeu uma chance incrível, após receber belo lançamento. O jogador concluiu muito mal, mandando a bola para a outra lateral. Faltou aos laterais brasileiros mais agressividade, faltou movimentação, chutes, enfim, faltou muita coisa ao Brasil na primeira etapa.


Deu-se início a segunda etapa, e a Argentina mostrou-se mais defensiva. Mesmo assim, quase fez o primeiro gol. Porém, Julio Cruz perdeu chance incrível, após passe de Riquelme. O Brasil entrou tenso para o segundo tempo, errando muitos passes e fazendo muitas faltas. Ninguém voltou jogando bem, principalmente Diego. Talvez, só Júlio Baptista tenha retornado melhor. Aos 21 minutos, um fato inédito na partida: Gilberto, aquele moço que ocupava a lateral esquerda brasileira, desceu ao ataque. Que demora! Tanto faz se é por causa do esquema tático de Dunga ou se é pela própria queda de rendimento do jogador, o que importa é que Gilbero não joga bem faz muito tempo, tanto pela seleção quanto por seu clube. O Brasil tem outros jogadores de qualidade, como Kléber, Marcelo e Maxwell, que podem ocupar essa vaga na equipe.

Aos 26, quase que o Brasil abre o placar. Luis Fabiano ganhou do zagueiro e cruzou para Júlio Baptista, que acertou um belo voleio, mas o goleiro argentino conseguiu pegar. A partir daí, o que se viu foi uma pressão argentina, principalmente com Messi. Devemos destacar o comportamento errado da torcida mineira que, em vez de apoiar a seleção, começou a azucrinar Dunga. É verdade que recentemente o trabalho dele tem sido fraco, mas durante uma partida a torcida deve sempre pensar primeiro em incentivar a equipe. Após o jogo é que devem ser feitas as reclamações. No final do clássico, quase que a Argentina leva mais do que 1 ponto, mas Messi chuta para fora a chance de vitória.



Após o confronto, algumas reflexões: O Brasil realmente apresentou uma postura mais digna de seleção brasileira do que contra o Paraguai; Gaúcho e Kaká fazem uma falta enorme (não se faz aqui coro com a Globo. A queda da equipe sem eles é um fato); Gilberto Silva e Mineiro, apesar de terem marcado melhor, não contribuem ofensivamente para o Brasil; e só pelo o que apresentou em poucos minutos, Daniel Alves merece mais a vaga na lateral direita do que Maicon; Robinho novamente não jogou bem (continua intocável por tudo o que fez na Era Dunga). O técnico-anão provavelmente não será demitido amanhã, mas o seu trabalho com certeza será colocado em xeque se algum próximo resultado ruim acontecer. No geral, nota 5 para o Brasil.

10 comentários:

Canhoto disse...

* É verdade essa parada de não convocar jogadores do signo lá?

* Palpites:
Portugal x Alemanha- Portugal, pelo bem do futebol.
Croácia x Turquia- Turquia tá com bastante cara de zebra.
Espanha x Itália- Por mim, a Itália se fudia e a Espanha passava. Gosto deles. Mas é bem comum que "los toreros" amarelem e a Itália, do alto da sua competência, passe.
Holanda x Rússia- Palpite quase igual ao de Croácia x Rússia. Mas putz, Turquia e Rússia nas semifinais? Prefiro ver uma partida de bocha.


* Sobre a Seleção Brasileira( não aquela coisa linda que costumamos ver na aula de Economia, mas essa coisa feia do Dunga), só uma coisa: não vi o jogo contra o Paraguai, mas deve ter sido uma merda do tamanho da Amazonas.Porque eu achei a partida de hoje chocha, sem graça e tosca e só vi nego dizendo que havia ocorrido uma melhora notável...

Canhoto disse...

É Croácia e Turquia ali no palpite de Holanda e Rússia...o futebol envolvente do time russo realmente não me sai da cabeça....

E é claro que é "do Amazonas" e não "da Amazonas".

Etchatz disse...

Joguinho bem mais ou menos, as duas seleções ficaram aquém da tradição dos jogos brigados. Faltou o Pato. Faltam dois laterias que assumam de vez a posição, queria ver novamente o cicinho. Gilberto silva já tá merecendo vaga no showbol, apesar de não ter comprometido hoje.

Julio Baptista foi bem apesar do gol incrível que perdeu. Messi foi bem, apesar das finalizações. Diego tem tido muita chance e pouco mostrou, o anderson estava bem até sair.

Dunga: "Se tivessem 3pênaltis, nos ganhariamos de 3 como na outra eliminatória"
Ele tá tranquilo que nem o Valdir papel. a seleção olímpica está entregue ao talento de seus jogadores, sem qualquer preparação. Uma pena mesmo.

Rodrigo Paradella disse...

E a seleção cada vez mais vai deixando de representar a nação pra virar circo itinerante.

Não demora muito e surgirão excursões - como se já não existissem - ao redor do mundo, onde ela jogará contra os mais diferentes times, nos mais variados lugares, menos no Brasil. Algo próximo aos Harlem Globetrotters, que rodam o mundo como verdadeiros artistas circenses...

Pra mim isso já é realidade, essa seleção não mais me representa há muito tempo, por mais que eu queira isso.

Não tenho dúvidas em afirmar que hoje prefiro ver meu time vencer qualquer título, até o carioca, do que ver a seleção campeã do mundo. Esta parece indiferente ao país ao qual representa, não é por outro motivo que me tornei indiferente a ela.

Talvez quando o Ricardo Teixeira sair de lá eu me sinto torcedor dessa seleção de novo. Enquanto isso, não dá mais. Já desisti há tempos.

Rodrigo Paradella disse...

Quanto à Euro, sorte pra Portugal que tem um belo time, vai precisar.

A Alemanha, da qual eu não gosto e nunca gostei, é sempre de chegada, não brinca em serviço.

Força, Portugal!

Rodrigo Paradella disse...

Mais um comentário haahah

Júlio Baptista com a 10 de Pelé não dá, não tem como...

Mineiro com a 7 então... melhor nem falar nada...

Rodrigo Lois disse...

Meus palpites para a Euro:
Portugal passa da Alemanha
Croácia ganha da Turquia
Holanda despacha a boa Rússia
Espanha consegue superar a Itália

Esses países que eu acredito que vençam nas quartas foram os que até agora mostraram um bom futebol, principalmente Holanda e Espanha.

Agora, voltando para a Amérida do Sul...eu nunca vou deixar de torcer pela seleção, mas também, quando necessário, nunca deixarei de criticá-la.

Estava lendo a coluna do Calazans no Globo e percebi que todo aquele papo de meio-campo sem criatividade era verdade. Nas gerações anteriores, principalmente em 70 e 82, todos no meio sabiam jogar, tocar a bola, enfim, eram técnicos. Gilberto Silva, Josué e Mineiro marcam, e só. Na minha concepção, ganha no futebol aquele que faz mais gols, e não quem toma menos. Pode significar a mesma coisa, mas o olhar em relação à postura dentro de campo é totalmente diferente.

Canhoto disse...

Só pra constar e reforçar a idéia de circo itinerante: achei totalmente brega essa parada de show durante o jogo. Parece coisa de chinês que nunca assistiu a uma partida de (supostamente) alto nível.

Felipe Schmidt disse...

Palpites:

Alemanha 3 x 2 Portugal rs

Croácia x Turquia - Croácia passa, tá bem arrumada e com a confiança em alta

Espanha x Itália - a lógica diria Espanha, mas a Itália é especialista em vencer jogando mal. Ainda assim, aposto que os espanhóis não peidarão dessa vez

Holanda x Rússia - pelo futebol apresentado, Holanda. A Rússia não é tão má, mas os holandeses estão muito bem.

Felipe Schmidt disse...

Quanto à Seleção da CBF, o resultado é até normal. Mas é nítido como a equipe é bagunçada e mal escalada. O time não tem jogada, os jogadores parecem perdidos. O Diego, coitado, não sabia onde jogar ontem, e ainda foi sacado.

Concordo quanto aos laterais. Gilberto está mal e já tem idade avançada, não tem margem de progressão. O Marcelo é jovem, pode até marcar mal, mas pelo menos tem qualidade no apoio. Já o Daniel é bem melhor que o Maicon.

Mas uma justiça tem de ser feita: até que o Júlio Baptista foi bem ontem. E o Robinho, quando é pra cair, não cai. Que fase...