2 de jun. de 2008

Pitacos, curiosidades e grupo A da Eurocopa

Como já foi comentado neste blog, o torneio do Velho Continente equivalente a Copa América, a Eurocopa, terá início no próximo dia 7 de junho, e deve terminar por volta do dia 29 do mesmo mês. O "Ecos do Maraca" não enviou nenhum repórter para a Europa para acompanhar o campeonato, principalmente devido a falta de verbas, mas observará de perto e comentará as principais partidas da Euro. O jogo de abertura da competição será entre a anfitriã Suíça (o outro país-sede será a Áustria) e a República Tcheca, em Basel.



Antes de apontarmos os principais favoritos e as seleções que correm por fora ( o termo "zebra" não combina com o futebol; lugar de zebra é no jogo do bicho), deve-se dar uma pequena aula de História da Eurocopa. A competição começou em 1960, tendo como primeira sede a França, e vem sendo disputada a cada quatro anos. As seleções que já levantaram o caneco foram:
- Alemanha: 3 vezes (1972, 1980, 1996)
- França: 2 vezes (1984, 2000)
- Ex-URSS: 1 vez (1960)
- Espanha: 1 vez (1964)
- Itália: 1 vez (1968)
- Ex-Tchecoslováquia: 1 vez (1972)
- Holanda: 1 vez (1988)
- Dinamarca (1992)
- Grécia: 1 vez (2004)

A edição deste ano contará com 16 seleções, dividas em quatro grupos. Deve-se ressaltar aqui a ausência da Inglaterra nesta Euro-2008. Um vexame para o país que criou o futebol. Nesse primeiro post sobre a Eurocopa, teremos a seguir uma pequena análise do Grupo A, que contém Portugal, República Tcheca, Suíça e Turquia.

A seleção portuguesa, comandada pelo nosso velho conhecido Luis Felipe Scolari, é um dos principais candidatos ao título. A equipe possui um excelente treinador, tem um elenco bom, com Quaresma, Nani e o luso-brasileiro Deco, e conta com o melhor jogador do mundo na atualidade: Cristiano Ronaldo. Ele foi tem comido a bola, e foi importantíssimo nas principais conquistas do Manchester United nesta temporada ( Liga dos Campeões e Campeonato Inglês).



O adversário de Portugal na primeira rodada da Eurocopa será a Turquia. A seleção turca se classificou em segundo lugar no seu grupo das eliminatórias para a Euro, atrás da Grécia. Apesar da ausência do grande ídolo nacional Sükür, a equipe conta com jogadores conhecidos internacionalmente, como Nihat, Emre, Altintop e o brasileiro naturalizado Mehmet Aurélio. Não devemos esperar que a Turquia tenha a mesma atuação do que na Copa do Mundo de 2002, na qual a seleção chegou a um inédito terceiro lugar. As chances de classificação da Turquia para a fase de mata-mata da Euro são baixas, já que enfrentará pedreiras como a já citada seleção de Portugal e a República Tcheca.



A seleção tcheca, que já foi campeã em 1973 ( quando era Tchecoslováquia), possui um bom histórico na competição, e pode ser apontada como uma das favoritas. Mesmo sem contar com grandes jogadores como Rosicky e Nedved, além do experiente Poborsky, a Rep. Tcheca vem apresentando um futebol consistente, tanto que se classificou em primeiro nas eliminatórias, à frente da poderosa Alemanha. Os destaques são vários: No gol, Petr Cech, considerado por muitos o melhor goleiro do mundo; na defesa, podemos citar Grygera, Ujfalusi e Jankulovski; o meio campo não apresena grandes qualidades, principalmente após a saída dos jogadores citados; e no ataque, podemos destacar o grandalhão matador Jan Koller e o rápido Milan Baros.



Por último, mas não em menos importância, temos a seleção da Suíça, sede da Eurocopa-2008. Classificada por sediar a competição, a Suíça não participou das eliminatórias, e por isso fica difícil prever um possível desempenho. Todo país que é sede sempre ganha aquele apoio da torcida, mas o grupo suíço é limitado, tendo como destaques o zagueiro Senderos e o atacante Frei, que nem são tão bons assim. Curiosidade: a seleção possui no meio-campo um jogador chamado Ricardo Cabanas. Algum sino bate ao ouvir esse nome? Quem sabe ele não apronta uma na Euro, como fez o seu não tão-provável parente aqui no Maracanã, ou Maracanazzo, para os íntimos.



Comentários: O Grupo A deve ter como classificados Portugal e República Tcheca, mas não com tanta moleza. A Turquia não é uma seleção fraca e a Suíça contará com o apoio da torcida. Se bem que a torcida suíça não é uma Torcida.
Nota: O zagueiro Cannavarro, da Itália, aquele mesmo que ganhou a eleição de melhor do mundo em 2006, se machucou esta semana e está fora da Eurocopa.

Nota 2: Não tem a ver com o Velho Continente, mas deve-se ressaltar a estréia de Joel Santana no comando da seleção da África do Sul. Os "Bafana Bafana" perderam de 2 a 0 para a Nigéria, pelas eliminatórias para a Copa de 2010. Detalhe: um dos gols nigerianos foi marcado por Obinna? Obina? Não, Obinna. O mundo é uma bola mesmo.

12 comentários:

Felipe Schmidt disse...

Po, nem acho a República Tcheca tão forte assim. Tudo bem, eles tem o Cech, mas a parte ofensiva não é mais a mesma. Acho que eles se equivalem à Turquia. A Suíça é fraca mesmo, acho que nem com o apoio da "imensa" torcida vai incomodar. Portugal, se não peidar como seu maior astro, tem tudo para passar fácil.

Anônimo disse...

sem rosicky e nedeved a rep. tcheca perde meio time. a suiça é fraca, mas de defesa forte, típica do futebol chato. Portugal é o meu palpite para essa euro.

Canhoto disse...

Bom texto, cara! Bem informativo.

Na minha opinião, o grupo acaba ficando equilibrado, haja vista que a seleção supostamente mais fraca( Suíça) tem o apoio da torcida , e as seleções supostamente mais fortes (Portugal e Rep.Tcheca) não têm fama capaz de credenciá-las como confiáveis.

Entretanto, no meio disso tudo, acho que acabam passando os favoritos mesmo, mas sem moleza. Cristiano Ronaldo ainda não me convence dentro de uma equipe não tão estrelada e a Rep. Tcheca perdeu dois de seus três melhores jogadores. As forças pra mim são o Felipão e o Petr Cech.

Rodrigo Paradella disse...

A torcida suiça vai mostrar como se torce nesse mundial, jáestão preparando até, dizem os portugueses, uma chuva de canivetes pra tacar o terror nos adversários...

É esperar pra ver, mas como são os portugueses que disseram isso acredito que seja apenas um erro bizarro de tradução, enfim...

Rodrigo Paradella disse...

Quanto ao grupo, acho que se classificam Portugal, melhor time do grupo e favorito ao título, e a Suiça, apesar de ser o pior time do grupo, por causa do fator casa.

Felipe Schmidt disse...

onde tu viu isso bony?

Rodrigo Paradella disse...

No jornal po.

Anônimo disse...

Quais foram as Alemanhas que ganharam em 72 e 80?

Anônimo disse...

Quiz do PH!

Valendo PN ou uma viagem ao Paiol que Polvora, a PQP!

James M. Barrie disse...

Graaaande Rodrigo!
Não comentei no seu post de estréia, e quando venho checar tu já publicou teu terceiro texto!
Hahahaha mandou bem, garoto, tá trabalhando rápido!

Foda o texto! Realmente, faltou-nos verbas, senão a Suíça seria invadida pelo nosso enviado especial! Hahaha

Quanto ao grupo, concordo com o Canhoto. Em análise fria, já não me restam tantos argumentos para ser reticente em relação ao CRonaldo. Mas meu ódio mortal ao jogador faz com que eu me agarre ao fato de que ele parece amarelar em decisões e de que ele talvez não renda tanto em equipes menos estreladas.

E, Bony, esse lance dos canivetes deve ter sido uma piada (extremamente mal-sucedida, por sinal...)

Rodrigo Lois disse...

Agradeço os elogios james..e para responder o pedro..aqui vao pelo menos os times titulares e os tecnicos da Alemanha em 72 e em 80:

Alemanha 72:
Goleiro - Seep Maier
Defesa - Horst Dieter Höttges
- Paul Breitner
- Hans Georg Schwarzenbeck
- Franz Beckenbauer
Meio Campo - Herbert Wimmer
- Jupp Heynckes
- Uli Hoeness
Ataque - Gerd Müller
- Günter Netzer
- Erwin Kremers
Técnico - Helmut Schön

Alemanha 80:
Goleiro - Harald Schumacher
Defesa - Ulrich Stielike
- Karlheinz Föster
- Bernard Dietz
- Manfred Kaltz
Meio-campo - Hansi Müller
- Bernd Schuster
- Hans Peter Briegel
Ataque - Karl Heinz Rummenigge
- Horst Hrubesch
- Klaus Allofs
Técnico - Jupp Derwall

Etchatz disse...

Quem ganhou foi a Alemanha Ocidental, em 1972 meteram 3x0 na URSS. a oriental segueria a doutrina e paçocaria em nome da revolução.