13 de mai. de 2008

A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena


Sim, eu sei que pelo título parece que farei uma defesa do bom comportamento no futebol. Mas não é pra isso que estou aqui. Brincadeiras à parte, um fato curioso passou quase despercebido pela imprensa e pelos próprios torcedores do Botafogo (inclusive eu): a eliminação dos dois maiores algozes do nosso time nas últimas temporadas. Chororô aqui, chororô lá, no fim o maior pranto não foi nosso, mas sim de outras duas torcidas, grandes, é verdade, mas também muito odiadas.

Há quem diga que é mais um capítulo da maldição alvinegra, a mesma que levou (sim, nós acreditamos que “nós” levamos a isso) o vesgo - gaúcho com cara de baiano – cumpadi washington Claiton a ter atuações pífias e ser escorraçado com gosto do Flamengo, após um episódio de muita ganância e prepotência no qual trocou as cores do Botafogo pelas do já citado time. Outro alvo atingido em cheio foi Dodô, que, não satisfeito em anunciar sua saída antecipadamente do time quando este ainda disputava alguma coisa no campeonato, foi parar no Fluminense, aquele que é o segundo rival mais odiado. Neste caso, o mais curioso foi ver que o próprio jogador sentiu que a macumba tinha sido forte e proferiu belas palavras de desabafo após (mais) uma jogada equivocada.

Há quem diga também que isso é inveja enrustida, um papo meio paulovazniano de vergonha e culpa, que eles (os eliminados) fazem o que nós queríamos fazer, no caso, disputar a Libertadores. É uma hipótese também considerável, afinal, vamos ver. Nós também devemos nos preocupar se o Cuca fumou um baseado de alta qualidade ao enxergar qualidades num tal de Bruno Costa e, não satisfeito em escalá-lo como titular, ainda disse que ele foi muito bem! Também temos outro problema: um casal de quero-queros com certeza levaria mais perigo ao adversário do que o glorioso Zé Carlos, que recebeu com honras (e seu costumeiro sorrisinho inseparável) o prêmio de um dos piores jogadores do campeonato pelo nosso querido Blog Ecos do Maraca.

Mas sejamos sinceros e ponhamos lenha na fogueira: não é (MUITO) legal ver aquele time que acabou com seu fim de semana e sua cervejinha se fuder de verde e amarelo (ou de azul, branco e com um solzinho ainda por cima)? Ver se estrepar aquele que tira uma marra tremenda porque venceu o teu time mesmo sendo muito inferior é sempre bom. E o melhor é quando isso acontece pagando-se na mesma moeda: a inferioridade qualitativa do Flamengo em 2007 (não em 2008) mudou de lado e foi o América que se classificou com um quinto das finalizações do adversário. A inferioridade quantitativa do River em 2007( 9 contra 10) mudou de mãos quando o San Lorenzo ficou com dois a menos e mesmo assim buscou dois gols. E tudo dentro de seus domínios! É uma sensação de “fez-se justiça” que, ao mesmo tempo, não traz o título de volta, mas dá um gostinho de “sente o que eu senti”. Beth Carvalho (ilustre botafoguense), em suas sábias palavras, disse: “Chora, não vou ligar/Chegou a hora, vais me pagar/ Eu vou festejar/o teu sofrer, o teu penar”.

Vingança é coisa de gente mesquinha, né, mas quem não chutaria o balde da mesquinhez quando este vem com uma etiqueta escrita “Flamengo” ou “ Qualquer time argentino que tenha te eliminado traumaticamente”? É a atitude que tira o choro de nossos aspectos e o transforma em sorriso, é escroto, mas é natural. Ou bate ou chora.


Por Igor Santos (colaborador free lancer).

8 comentários:

Sidarta Martins disse...

zoar os torcedores dos times rivais é muito bom!!!

Etchatz disse...

como já dizia o mestre Madruga: "os homens bons devem amar os seus inimigos!"

Anônimo disse...

hauahuhauhauhau
Só vc mesmo Thiago.
Eu como torcedor botafoguense tenho que concordar que fiquei muito feliz com a vitória do América-MEX e do San Lorenzo-ARG.
Do San Lorenzo-ARG eu nem comemorei não, mas a do América-MEX me deixou de alma lavada, como disse o Montenegro.
Só me restou zuar os flamenguistas no dia seguinte.

"SOY LOCO POR TI AMÉRICA, SOY LOCO POR TI AMOREEE..."

Renan Moura disse...

Fala Pessoal!! Estou decepcionado com o Mengão, mas vida que segue!!

Acessem o meu blog, o FC08 - www.futebolcarioca2008.blogspot.com

Abs!

Jorge Costa disse...

O futebol é e sempre será uma caixinha de surpresas e nem sempre o favorito vence e ainda usando salto alto.

Anônimo disse...

Haahhaahhahahaha
Muito bom Igor!

Felipe Schmidt disse...

Esse Igor é um fanfarrão rs

Eu entendo o sentimento, fiquei assim também quando o Botafogo perdeu pro River...realmente é muito bom.

Mas no caso dos botafoguenses é melhor ainda, porque eles não ganham do Fla, então precisam que outro time faça o trabalho rs

Anônimo disse...

Aprendi muito