5 de mai. de 2008

Flamengo Campeão Carioca: 3 a 1 no Botafogo

Com atuação de gala dos reservas Obina e Diego Tardelli, o Flamengo virou o placar contra o Botafogo e venceu por 3 a 1, no Maracanã. Assim, a equipe conquistou seu 30º título estadual e se igualou ao Fluminense como maior vencedor da competição.

Pode ser clichê, mas será inevitável: foi um jogo em que cada equipe dominou um tempo. No primeiro, o Botafogo encaixotou o Flamengo, anulou os laterais rubro-negros e teve mais posse de bola, embora não traduzisse a superioridade em chances criadas. Os alvinegros acharam o gol numa cobrança de falta despretensiosa de Lúcio Flávio, na qual Bruno falhou. O Fla também chegou pouco, primeiro num contra-ataque puxado por Marcinho - que movimentou-se bem - e perdido bisonhamente por Ibson. Em suma, foi uma primeira etapa marcada pela vantagem das defesas sobre os ataques, com o meio-campo alvinegro aproveitando a formação defensiva - e a conseqüente falta de qualidade no passe - para dominar o setor.

Ao ver o Flamengo engessado, sem conseguir trocar uma quantidade razoável de passes, Joel ousou novamente, para o segundo tempo: tirou um Ibson fraquíssimo e Cristian, e lançou mão de Tardelli e Obina. Assim, a equipe teria apenas dois marcadores - Toró e Jaílton - e, teoricamente quatro atacantes. Teoricamente, porque Tardelli e Marcinho atuaram como meias, principalmente depois do gol de empate de Obina, logo aos cinco minutos. Neste momento, o Natalino foi novamente corajoso: não repôs o meio-campo, como havia feito no primeiro jogo, e manteve os atacantes, apostando na doação dos mesmos na marcação.

O gol abalou o Botafogo, que só ameaçou o gol de Bruno com chutes de longe. Já o Fla apostou nos contra-ataques, e perdeu grandes chances, com Marcinho, Obina e Tardelli, em jogadas que lembraram os mesmos contragolpes do jogo contra o América. Por incrível que pareça, mesmo com um meio campo supostamente aberto, o alvinegro não conseguia dominar o setor como antes, graças à boa atuação de todo o sistema defensivo rubro-negro. Com a entrada de Kleberson no lugar de Marcinho, o Fla fechou ainda mais o meio.

Porém, a vitória começou a se confirmar com a expulsão de Renato Silva: o Botafogo desanimou e, logo depois, levou o segundo gol, em novo contra-ataque, finalizado por Tardelli. Depois, foi tocar a bola e aproveitar os espaços generosos que a equipe de Cuca proporcionava. Nestes espaços, Tardelli lançou Obina, que selou a vitória rubro-negra, alcançada graças à ousadia de Joel e ao ótimo elenco rubro-negro. Se, quando a equipe estava mal, o Fla tinha no banco boas opções, o técnico alvinegro foi obrigado a usar Fábio e Adriano Felício para reverter a situação. Não deu certo.

Parabéns ao Flamengo, campeão que, embora sem as melhores estatísticas, foi mais competente nos jogos decisivos e contou com o bom grupo montado para reverter as situações adversas.

2 comentários:

Unknown disse...

" Foi o Flamengo q foi campeão, foi o Flamengo, minha maior paixão "

Mengãooo Campeãooooo
Choooooraaaaaaaaaaaa Bonillaa!
XD

Rodrigo Paradella disse...

Meus pêsames...