3 de mai. de 2008

Prévia: Botafogo x Flamengo

(por Rodrigo Paradella)



Chegou a hora para o Botafogo. Se na primeira partida da final o alvinegro teve 4 desfalques, na segunda partida voltam Jorge Henrique e Alessandro, peças fundamentais para o esquema de Cuca. Além disso, ao contrário do que aconteceu na semana anterior à primeira final, quando o Botafogo jogou partida decisiva na Copa do Brasil, quem deve chegar um pouco mais desgastado para a partida de domingo é o rubro-negro, que jogou partida decisiva na Cidade do México na quarta-feira.

Com a volta de Jorge Henrique a equipe ganha velocidade e movimentação no ataque, o que deve segurar alguns jogadores do Flamengo no campo defensivo, especialmente Juan, já que o Jorge Henrique atua praticamente como ponta pela direita no esquema de Cuca. Já a volta de Alessandro aumentará a segurança defensiva da equipe alvinegra pela direita, uma vez que na última partida o responsável pela função(Túlio Souza) foi substituído, ainda no primeiro tempo, justamente por não conseguir realizar boa marcação sobre Juan. Fora o equilíbrio tático em si, o Botafogo deve apresentar mais desenvoltura, pois atuará com o time praticamente completo e com um esquema muito parecido com o habitual, mudando uma ou outra peça.

O retorno dos dois é ainda mais importante porque gera preocupações defensivas ao Flamengo logo na região do campo por onde passa boa parte da criação rubro-negra, a lateral esquerda, onde atua um dos principais jogadores do Flamengo, o lateral Juan. Com Jorge Henrique e Alessandro subindo pela lateral, Juan precisará ficar mais atento a defesa, o que deve impedir o rubro-negro de apoiar o ataque com frequência, como faz todo do jogo de sua equipe.

Acredito portanto que o alvinegro tenha plenas condições de justficar as estatísticas do campeonato(melhor ataque e defesa, maior número de pontos, artilheiro e melhor desempenho em clássicos), que apontam, sem exceção, o Botafogo como melhor time do Carioca.

Palpite: Botafogo 3 x 1 Flamengo

FLAMENGO
(por Felipe Schmidt)

Além do Botafogo, o grande rival do Flamengo será o desgaste provocado pela viagem ao México, no meio da semana, e a falta de treinos decorrente disso. Por outro lado, a motivação, proveniente da boa atuação de quarta-feira e pelo fato de ser o jogo decisivo do Carioca, pode compensar o cansaço. É bom lembrar também que alguns jogadores foram poupados, como Léo Moura, Juan, Toró e Souza.

Sabendo do suposto desgaste rubro-negro, o Botafogo deve marcar em cima no começo do jogo e repetir a marcação feita na semana passada, com Diguinho vigiando Ibson e os alas alvinegros batendo com Léo Moura e Juan. O lado do Fla também não deve mudar, com Fábio Luciano na sobra, e Cristian e Angelim marcando os atacantes. Como eu disse semana passada, o duelo deve ser decidido nestas marcações individuais. Quem conseguir levar vantagem, terá grande chance de vencer o jogo.

Com Renato Augusto quase recuperado, fica a dúvida: escalar o meia ou manter Marcinho na equipe? Pelas circunstâncias, eu apostaria no artilheiro da equipe na Libertadores, não só pela boa fase que vive, mas pelo ritmo de jogo. Caso ele canse, aí sim RA seria bela opção para o segundo tempo, dando mais qualidade ao toque de bola. Aliás, esta é uma vantagem da equipe rubro-negra: um banco de reservas com várias opções para Joel mudar o rumo da partida. Vale lembrar que, no último jogo, o gol saiu em jogada de dois reservas.

Enfim, o Fla vai precisar bastante de seus laterais. Caso vençam a marcação adversária, como fizeram no primeiro jogo, a equipe pode criar boas chances. Não vou bater na mesma tecla e dizer que Ibson deveria aparecer mais, porque, infelizmente, o meia está em má fase. Caso resolva jogar o que sabe amanhã, entretanto, seria um ótimo reforço para um time que terá pela frente um adversário ofensivo, que marca em cima e teve uma semana inteira para planejar o confronto.

Palpite: Flamengo 1 x 1 Botafogo

Fotos: O Globo Online

4 comentários:

Anônimo disse...

Tive um sonho no qual o Obina decidia o jogo, só não sei a favor de quem.

Jorge Costa disse...

Vai ser um grande jogo com o Flamengo jogando para o empate.
Não arrisco um resultado mas o Flamengo está mas arrumado no momento do que o Botafogo.
Abraços
Jorge Costa

Anônimo disse...

Na minha opinião Botafogo leva essa. Pelo fato de que teve uma semana inteira só pra pensar nesse jogo, treinando forte e seus jogadores estão melhores fisicamente. E com a volta do JH e do Alessandro o time só tem a crescer. Eu confio no Cuca, tem o time nas mãos.

Também acredito num 3 a 1 para o Botafogo.

PRA CIMA DELES FOGÃO!!!

Marcus Lacerda disse...

Salve, salve Rodrigo...
Com maior prazer add seu blog...
parabéns...
e vlw pelo acesso ao meu, continue lá que ele tá bombando!
Abraços

e add o meu aí tb