30 de mai. de 2008

Estreia no Maraca

Aqui quem vos fala é o mais novo integrante do blog, Rodrigo Lois. Agradeço muito a oportunidade dada pela comissão técnica, que gostou do meu trabalho nas categorias de base, viu o meu potencial ( ou não) e me trouxe para a equipe principal. Vascaíno de coração e peladeiro nos fins de semana, tenho o futebol como uma das maiores paixões de minha vida. Tem algo melhor do que conversar horas e horas sobre futebol? Talvez sim. Jogar futebol. O esporte bretão, que a essa altura da História já devia conceituado como " combustível do brasileiro", é imprescindível para a vida de muitas pessoas, e no meu caso não é diferente. Tudo o que lhe envolve, a paixão, a incoerência, a mágica, a alegria, a tristeza, enfim, tudo o torna simplesmente único, afinal, não é à toa que futebol é o esporte mais popular do mundo. Apresentações, filosofadas e brincadeiras à parte, propus aos fundadores do "Ecos do Maraca" que me fosse designada a agradável missão de reportar e comentar sobre o futebol no mundo, sobre tudo o que rola no mundo da bola internacional.

Nesse primeiro post, gostaria de concentrar as atenções no amistoso da seleção brasileira, que acontece nesse sábado, por volta das 23:30. Aliás, que horário maravilhoso esse do jogo, hein? Amistoso que tem como objetivo testar os " candidatos olímpicos"e afirmar os mais velhos, a partida contra o Canadá, modéstia parte, não serve para nada, só para quebrar a escrita de que nunca vencemos o país mais ao norte das Américas. Uma pelada desinteressante, a não ser que Robinho resolva dar o ar da graça de seu talento, que Dunga não escale o meio campo com o maior número de volantes possível e que a seleção jogue com vontade durante os 90 minutos. Porém isso não acontece há algum tempo, já que os últimos amistosos foram no mínimo entediantes.

Percebe-se claramente que a CBF se vendeu, que na hora de marcar as partidas não se pensa mais num bom jogo, num desafio à esquadra verde-amarela, mas sim no retorno que se pode gerar. Esse é o nosso presidente de confederação, tão aclamado devido aos títulos que o Brasil conseguiu durante o seu reinado! Alguns podem contra-argumentar dizendo que a lista de adversários de nível está reduzida devido a Eurocopa ( que será comentada daqui a alguns dias nesse blog), mas garanto que existem outros países de qualidade "disponíveis", e também seleções européias, que topariam o confronto assim que recebessem o convite. Falando ainda sobre o amistoso contra o Canadá, deve-se ressaltar a lamentável gafe dos responsáveis pela divulgação da "peleja", que colocaram Ronaldinho e Kaká na foto dos jogadores que devem participar do "treino", sendo que eles não foram chamados pelo técnico Dunga.



A seleção deve começar a partida com Júlio Cesar no gol, Maicon, Juan e Lúcio na zaga e Gilberto na lateral esquerda. No meio campo, Josué ou Mineiro (tanto faz para mim, o que eu queria mesmo e que eles não fossem convocados), Elano, Júlio Baptista e Diego. A dupla de ataque deverá ser Robinho e Luis Fabiano. Essa escalação é razoável, mas poderia ser muito melhor.

Espero que o nosso técnico dê uma chance aos garotos com idade olímpica, e para o Thiago Silva, que na minha opinião ( e na de muitos jornalistas e amantes de futebol), é um dos melhores zagueiros brasileiros atualmente, só perdendo para o Juan. Ele tem jogado muito pelo Fluminense, mostrando ao mesmo tempo técnica refinada e grande disposição. Já passou da hora do Lúcio ceder o seu lugar.



Em relação ao meio campo, é uma pena o Brasil não poder contar com o Anderson para este primeiro jogo, por chegar dias depois, e com Lucas, esquecido pelo nosso amigo da Branca de Neve. Não posso esquecer de comentar o ataque, que terá uma boa briga pela vaga ao lado do Menino da Vila. Luis Fabiano tem vantagem, devido a sua atuação pelas Eliminatórias. Adriano tem potencial para recuperar a 9, mas o dono da camisa que já foi do meu grande ídolo Ronaldo deverá ser em alguns meses o Pato. Um garoto promissor, que tem tudo para se tornar um grande craque.


Ainda neste fim de semana, mais comentários sobre a partida e uma avaliação da Eurocopa, seus favoritos, histórico e curiosidades, competição que começa dia 7 de junho, e terá como sedes a Áustria e a Suíça. Falando no Velho Continente, alguns amistosos aconteceram hoje, e gostaria de ressaltar alguns deles. Primeiro, a vitória de Portugal sobre a Geórgia, por 2 x 0, e o sufoco que a Alemanha passou para vencer a Sérvia, por 2 x 1.


Aguardo uma boa exibição da seleção canarinha nessa virada de sábado para domingo, senão, já estarei roncando antes do segundo tempo ou fora de casa. Mais uma vez, me sinto honrado em fazer parte deste blog, e espero continuar postando aqui por muito tempo.

6 comentários:

Jorge Costa disse...

Boa sorte para vc no Ecos do Maraca e que Brasil ganhe ecom uma boa atuação.

Etchatz disse...

pelada desgraçada. valia mais a pena catar umas barangas nessa fria noite de sábado.

Anônimo disse...

Bom texto, Rodrigo. Mais um vascaíno aqui no Ecos do Maraca. Continue postando!

Obs.: Etchatz, q história é essa de catar umas barangas no sábado?!? Olha que sua mulher te pega, hein!

Unknown disse...

hauahuahaua

etchatz todo se querendo

como o rodrigo disse, foi um joguinho muito sem vergonha. É impressionante como o Dunga faz tudo errado, chama os moleques com o pretexto de testá-los para a seleção olímpica e nem os coloca em campo.

Mais escroto é o Galvão, que resolveu ser "defensor público" do Dunga, e sempre defende o cara. Ridículo.

Não consegui ver nada de aproveitável neste jogo, nenhum teste diferente, nenhuma novidade, nem a volta de Adriano rendeu alguma coisa.

Anônimo disse...

Não perco meu tempo vendo Brasil jogar amistosos contra seleções de pouca expressão no futebol, pelo que muitos falam fiz bem em ter saido.

Rodrigo Paradella disse...

Vergonha essa seleção!

Onde já se viu o Brasil precisar de 3 volantes de origem - e que volantes hein?! Um pior que o outro- pra ganhar do poderoso e tradicional Canadá?!?

Alguns dirão que Julio Baptista não é volante... se é ou não pouco importa, o que importa é que não tem categoria pra ser titular da nossa seleção.

A mesma coisa para Josué e Mineiro, jogadores medíocres que se destacaram, essa é a verdade, porque jogaram no SP, um dos times mais exaltados pela imprensa brasileira, muitas vezes sem razão.