9 de mai. de 2008

Quem estava com problema de gozar nesse dia gozou com certeza, gozou sem precisar fazer força



O título dessa postagem foi proferido pelo presidente Eurico Miranda, quando descrevia a noite da última quarta do torcedor vascaíno, ao repórter Felipe Andrade da Rádio Bandeirantes. Realmente foi uma noite especial, São Januário estava lotado e o Vasco deu um grande passo rumo à semi-final da Copa do Brasil ao golear o Corinthians/AL por 5x1.

O trabalho de Antônio Lopes merece ser destacado. Há quem defenda que os três zagueiros juntos não dão um - argumento ratificado pelo gol da equipe alagoana - porém o time está menos vulnerável e podendo aproveitar a ofensividade de seus alas. Madson como ala esquerdo foi um ótimo achado do ex-delegado. O então meia andava sem prestígio na colina desde a chegada de Celso Roth e acabou emprestado ao Duque de Caxias e América/RN. Madson mostrou a habitual habilidade e muito vigor físico, parece que a camisa 6 tem um definitivo dono.

O caos no trânsito ao redor do estádio e a grande procura por ingressos, intensificada pela tradicional desorganização nas bilheterias (farra dos cambistas), confirmava a expectativa de casa cheia. Quando a equipe entrou em campo houve o tradicional canto do nome de cada jogador, menos de um. Leandro Amaral precisaria mostrar empenho e reviver as boas atuações para readquirir o respeito da torcida. Essa fez sua parte ao lotar o estádio, sendo necessário abrir o espaço destinado à torcida visitante para acomodar os vascaínos que ainda entravam nas arquibancadas durante todo o primeiro tempo. O estranho público pagante de 20245 foi vaiado pela torcida, visto que muitos tiveram de ficar de pé no alambrado para assitir ao jogo em um estádio com supostamente mais de 30 mil lugares (a final da Libertadores de 1998 registrou cerca de 37 mil torcedores).

O gol do Corinthians logo aos 2 minutos, após uma furada de Eduardo que sobrou para Reinaldo Alagoano fuzilar Tiago, fez o torcedor vascaíno lembrar de passados insucessos na Copa do Brasil dentro de São januário, ainda mais que com 1 minuto Leandro Amaral perdeu um gol incrível depois de bela assistência de Edmundo. Os cruzmaltinos acusaram o golpe, a torcida pressionou. Mas em noite de caldeirão transbordando, a vitória era questão de tempo. O time capenga, que se limitava a jogar pela direita, com Wagner Diniz e Morais, teve a opção do promissor Madson, que mostrou desenvoltura como ala. O Corinthians não suportou a pressão e Jota fez contra aos 22 o gol de empate. O Vasco seguiu impondo seu jogo e chegou a virada com Edmundo, aos 36, após ótima jogada de Wagner Diniz que teve grande atuação.

No segundo tempo os alagoanos partiram para cima e jogaram de igual para igual, assutando em duas jogadas perigosas, salvas pelo goleiro Tiago, uma em difícil cabeçada rente ao pé da trave. O camisa 10 do Corinthians - Daniel - levava vantagem sob a defesa vascaína e criava as melhores jogadas dos visitantes. Com espaço para contra-atacar, a equipe da colina aproveitou para ampliar a diferença no saldo de gols do confronto. O terceiro saiu aos 13 minutos, depois de lançamento de Edmundo para o veloz Madson, que cruzou para trás e achou Morais livre, o camisa 98 (camisa comemorativa que relembra o título da Libertadores) finalizou cruzado de esquerda, sem chances para o goleiro Veloso. Aos 20, Leandro recebeu de Wagner Diniz e sozinho na área finalizou com o seu habitual toquinho por cima do goleiro, já atirado ao chão. A torcida apaludiu o centroavante após pedido de Edmundo, com exceção do Tiago, os demais jogadores abraçaram o reestreante. Em uma tabelinha, com o próprio Leandro, Edmundo fez o quinto e fechou o placar.

A noite foi completa. Com a boa vantagem adquirida nas qurtas-de-final da Copa do Brasil e com o já esperado resultado do Maracanã. Na comemoração de um dos gols, um copo plástico foi atirado próximo ao bandeirinha que relatou o fato a o juíz. Porém o responsável foi identificado e responderá judicialmente, assim o Vasco se livrou de perder o mando de campo em futuras partidas por campeonatos nacionais. O jogo de volta será na quarta que vem, às 15h no Estádio Nélson Feijó em Maceió, que não possui iluminação, com transmissão da TV fechada. Domingo o Vasco enfrenta o Inter no Beira-Rio às 16h com transmissão da TV aberta. Edmundo deve ser poupado e Jean contundido é dúvida.

FICHA TÉCNICA VASCO 5 X 1 CORINTHIANS-AL

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 07/5/2008 - 19h30min (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha(GO)
Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
Renda/público: R$ 214.220,00/20.245 pagantes
Cartões amarelos: Morais, Wagner Diniz, Vilson (VAS); Fábio Neves, Maizena, Jota, Daniel, Selmo Lima (COR).
GOLS: Reinaldo Alagoano, 3'/1ºT (0-1); Jota, 21'/1ºT (contra/1-1); Edmundo, 36'/1ºT (2-1), Morais, 13'/2ºT (3-1), Leandro Amaral, 20'/2ºT (4-1), Edmundo, 25'/2ºT (5-1).

VASCO: Tiago, Vilson, Jorge Luiz e Eduardo; Wagner Diniz, Jonílson, Leandro Bomfim (Pablo - 43'/2ºT), Morais (Alex Teixeira - 37'/2ºT) e Madson (Calisto - 33'/2ºT); Leandro Amaral e Edmundo. Técnico: Antônio Lopes.

CORINTHIANS-AL: Veloso, Maizena (Carlos Renato - 27'/2ºT), Selmo Lima e Wilson; Rogerinho (Claudinho - 16/2ºT), Jota, Du, Daniel e Irineu (Tozin - 14'/2ºT); Fábio Neves e Reinaldo Alagoano. Técnico: Gilmar Batista

Fonte: Lancenet (ficha), Youtube (vídeo) e NetVasco (foto)

9 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

Há muito tempo que não via tanta camisa do Vasco na rua. Impressionante!

ahaha

James M. Barrie disse...

Tiraram as camisas cheirando a naftalina do armário.

Rodrigo Paradella disse...

Pois é.

Será que cantaram e dançaram em São Januário???

Etchatz disse...

Camisa de peso ao contrário da de vocês, tão gloriosos quanto o guarani. sem mais.

Anônimo disse...

sempre do seu lado até o fim
minha vida é você
e a torcida do Vascão
sempre tão linda
nós viemos para te apoiar
juntos vamos ganhar
na alegria e na dor
o sentimento não pára
pois todo vascaíííno
tem amor infinito
cantarei de coooooooraaaaaçããããão

Vasco da Gamaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Vasco da Gamaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

o motoristaaa
vai se fudeeeeeer
a força jovem não tem medo moreeeeeer

olêêêêêêêêê Vascoooooooooo

Anônimo disse...

Que mamão com açúcar que o Vasco pegou. Mas passando por eles não vai pegar moleza não!!!

Anônimo disse...

As camisas que os torcedores do Vasco estavam usando no dia seguinte a vitória, e que segundo alguns estavam cheirando a naftalina, deve ter gerado incômodo nos demais torcedores rivais do rio, mais especificamente um incômodo visual, devido ao tremendamente ofuscante brilho das 8 ESTRELAS que elas carregam (exceto as da linha retrô e os modelos pré 2001) e que representam 4 BRASILEIROS (74, 89, 97, 00), 2 LIBERTADORES (48 E 98), 1 MERCOSUL (00), E O CAMPEONATO INVICTO DE TERRA-E-MAR (45).

Porém a inveja é um sentimento bem típico de quem, por exemplo, não tem estádio para jogar e de quem, como já foi citado pelo jornalista etchatz, pode ser comparado a clubes com a envergadura de um guarani, ou de um coritiba, ou até mesmo de um bahia. Além de haver também outros invejosos que gastaram seu tempo e dinheiro em tempos não tão distantes organizando as torcidas fla madrid e urubu manchester espalhando outdoors pela cidade e confeccionando camisas. Gastando mais dinheiro, inclusive, na estruturação da torcida urubu manchester, pois nessa ocasião o Vasco disputava o título do mundial FIFA que o clube para o qual esse torcedores são adeptos também não possui.

Deixando os invejosos de lado percebemos que a alegria dos torcedores em São Januário devido a vitória de goleada era tanta que ao final do jogo um grande número de torcedores passou a hostilizar com palavras de baixo calão a emissora de tv paga sportv, mais especificamente o pseudo jornalista, dito ético e imparcial, alex escobar, mostrando assim que a torcida Vascaína sabe muito bem que essa mídia baixa e vil só quer ver o mal do Vasco.

Mais tarde foi noticiado por alguns veículos de comunicação como a rádio tupi e a agência reuters, um incidente ocorrido no ônibus 665 entre os torcedores do Vasco, da segunda família da força jovem, e o "piloto" do veículo que os transportava. Segundo testemunhas o tal piloto "peidou" para os pms em frente ao maraca parando no sinal de trânsito, colocando os torcedores vascaínos de frente com os rivais flamenguistas que na ocasião estavam em maior número, porém os passageiros do ônibos não se intimidaram e bradaram o seguinte cântico : " piloto vai se fuder a força jovem não tem medo de morrer ". Mesmo assim não houve maiores conseqüências no transcorrer dos fatos.

Jorge Costa disse...

Grande vitória do vasco da gama revivendo seus melhores momentos e ruma ndo para o título da copa do brasil