30 de mai. de 2008

Novamente nos pênaltis


São Januário mais uma vez lotou. E novamente tumulto em ralação aos ingressos, cerca de 4 mil torcedores ficaram do lado de fora após o apito inicial. Alguns tentaram invadir o estádio através do portão proximo ao complexo aquático e outros tantos ficaram de fora mesmo portando os concorridos ingressos. A Carga anunciada era de 20 mil e o público pagante foi de mais de 24 mil. A loteria Centro da Sorte no centro da cidade não vendeu ingressos, como inicialmente havia sido anunciado. A justificativa foi de que, pouco antes do início das vendas, inúmeros cambistas rodeavam a loteria, o dono do estabelecimento ficou receoso quanto a possíveis confusões.


Voltando ao lado bom da história, a torcida fez sua parte. Nem as cadeiras sociais estavam vazias. Houve a volta do foguetório na entrada do time, cascata na marquise e o inédito 'Vasco da Gama" formado por sinalizadores vermelhos. O único espaço nas arquibancadas estava na área dos visitantes, que retornou ao lado das sociais.


Como havia dito em outra postagem, preferia que o Vasco jogasse a primeira partida em casa. Assim abrimos as quartas e oitavas com vitória, os jogos de volta tiveram a dinâmica direcionada pelas vantagens. Mas o time superou suas limitações, se entregou ao máximo, Leandro Amaral elucidou bem a situação do Vasco. Sem inspiração, mas com a faca entre os dentes.

Um primeiro tempo para se esquecer. O Sport esteve próximo do gol e o Vasco pouco arriscou. A retirada do terceiro zagueiro, para a entrada de Alex Teixeira, teve pouca eficácia. Alex - como seus companheiros - estava afoito, errava muitos passes e via o tempo passar, esbarrava na fechada e bem armada defesa do leão. A torcida desde a metade do primeiro tempo pedia a entrada do talismã, Jean. O Sport amarrava o jogo, o juiz possui critérios diferenciados para assinalar as infrações.


Recuperado de uma entrada criminosa - na pelada de domingo, estréia do Vasco no recente estádio da prefeitura contra o Botafogo (mais um pênalti armado no fim) - Jean substituiu Alex no intervalo. Jogou recuado, quase como um meia, e se saiu bem, não se limitou à correria. O time pouco criava, assim, surpreendentemente, Lopes sacou morais. O responsável pela armação não se escondeu, mas bem marcado por Daniel Paulista, pouco produziu e foi substituído pelo pequeno Mádson - esse atuou como meia e não como ala, como vinha jogando. Após cobrança de escanteio, do pequenino, Leandro cabeceou forte e forçou bela defesa de Magrão, o goleiro do milésimo.

O volume de jogo do ataque vascaíno aumentou. O juíz anulou equivocadamente um gol de Leandro, marcando impedimento de Pablo. Lopes não pode escalar Pablo na esquerda, ele é bom jogador, mas fica torto, prefiro o Mádson. Aos 19 enfim saiu o zero do placar. Leandro alçou falta lateral na área e Leandro sozinho marcou de cabeça. A pressão aumentava, até que Luizão - substituía o suspenso Eduardo Luiz - matou um contra-ataque com falta grosseira e foi expulso, aos 26. Tomou o primeiro amarelo numa falta sem necessidade no meio de campo e o segundo veio num lance que havia cobertura. Aí Lopes errou e o Vasco se desarrumou. Mádson que acabara de entrar cedeu lugar para o zagueiro Rodrigo Antônio, assim o Vasco não criou nada além de bolas alçadas na área adversária, típico sintoma de desespero.

Aí entra em cena o personagem da noite. Edmundo que teve boa atuação não desistiu, voltou para marcar, pedia para seus companheiros não devolverem a bola ao adversário após o atendimento médico dos adversário, pura cera, além de peitar o também maluco Sandro Goiano, quando esse tentou retardar uma cobrança de falta vascaína. Num despretensioso chute de fora da área de Pablo, aos 46, Magrão soltou as bolas nos pés de Ed, 2x0, o caldeirão explode, decisão por pênaltis.

A esforçada equipe do Vasco sai de campo extenuada, o esforço não foi em vão. Pablo e Jean passam mal, o último chegou a vomitar. Os pênaltis, que não tem trazido bons resultados, novamente decidiram o finalista. Edmundo, Leandro Amaral, Tiago, Leandro Bonfim e Wagner Diniz. O Craque chama a responsabilidade, mas falha mais uma vez. No vestiário, lágrimas de um vascaíno, que não pára por aqui.

8 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

Vamos ver se desistem dessa história de botar o Edmundo pra bater penalty, não dá mais...

É duro ver o futebol carioca ser derrotado duas vezes, simultaneamente, nos penaltys.

Falta de sorte, incompetência, não interessa, o que interessa é que essa copa podia ser decidida por aqui mesmo e vai pras mãos de times bizarros, não encontrei outra palavra, de fora.

Rodrigo Lois disse...

Concordo com o rodrigo. A final da Copa do Brasil deveria ficar no Rio. Fui em Sao Januario, passei um perrengue daqueles...tudo para ver o vasco. Sei que o edmundo tem a parcela de culpa em relaçao a eliminaçao, mas nao foi so nos penaltis que o vasco perdeu a vaga. Perdeu parte da vaga em Recife, na escolha de Alex Teixera ( joga muito, mas ainda nao esta preparado), nas substituiçoes de morais e madson. Enfim, agora so nos resta lamentar

Etchatz disse...

outra mamata dessa para ser campeão será difícil, pelo menos esse ano. e o jejum continua. a sul-americana terá o formato de disputa igual ao da libertadores, quem sabe um título internaacional.

Anônimo disse...

Se o Vasco contratar 2 zagueiros de bom nível para serem titulares, e se Souza e Pablo assumirem a condição de titulares como volantes, o Vasco é candidato a qualquer título que disputar, além de permanecer quase que invencível em "SAN GENARO".

Se algum Leitor deste blog lembrar quando foi a última derrota do Vasco para algum outro time "grande" do Rio, dentro de "SAN GENARO", com certeza irá constatar que ainda não havia nascido em tal data.

Anônimo disse...

Bela festa feita pela torcida no chiqueirão.
Infelizmente não deu o que todos queriam, Botafogo e Vasco nas finais.
Como disse o Thiago, Copa do Brasil mais fácil que essa vai ser dificil...
O Botafogo sempre chegando longe e na hora de ganhar, amarela!!
É foda!

Anônimo disse...

Realmente foi lamentável o resultado dessa semi-final para o Vasco. Ao menos a torcidade pode ver que, se o time não possui a melhor técnica, ao menos tem raça. Edmundo, mesmo perdendo o penalti, em momento nenhum esquivou-se da responsabilidade.
Agora é necessario empenho no Campeonato Brasileiro, buscando uma boa classificação.
E como ja foi dito, outro campeonatdo com esse nao vira tao cedo...

joakina disse...

Olá, confesso que o adiantado da hora e mu sono não me permitiram ler o post com cuidado... mas quis comentar sobre as fotos, estão ótimas, linda festa em São Januário!!!

joakina disse...

ao h deluca: na única vez que fui ver o Botafogo jogar contra o Vasco em São Januário (nas sociais!), o Bota venceu de virada, 2x1. Isso foi em 1997. Não sei a idade de vcs, mas eu estava às vésperas da faculdade ;)