10 de mai. de 2008

Guia do Brasileiro - Libertadores é a meta para o Botafogo.

Com um baixo poder de investimento comparado aos principais candidatos ao título nacional - Palmeiras, Inter e Cruzeiro -, o Botafogo volta as suas atenções para a disputa por uma vaga na principal competição da América do Sul, a Libertadores. A falta de dinheiro em caixa impede o clube de contratar muito mais do que 11 jogadores de qualidade, por isso a maioria das peças de reposição da equipe são jogadores baratos, ou seja, revelações, veteranos ou jogadores provenientes de clubes menores. Para se ter idéia, a folha salarial do São Paulo campeão do ano passado ultrapassava - e muito - os R$2 milhões, enquanto a do Botafogo de 2008 não deve passar de R$1,2 milhões, o que faz diferença na hora de contratar as peças de reposição, enquanto o reserva do ataque tricolor era Borges ou Aluísio - os 2 revezavam -, o atacante reserva do Botafogo para esse ano é Fábio, que tem salário muito menor do que seus adversários paulistas.


A briga pela Libertadores será igual: Flamengo, Fluminense, São Paulo, Cruzeiro, Vasco, Inter e Palmeiras são os principais adversários do Bota em busca da vaga entre os 4 primeiros do Brasileiro. Desses, apenas o Vasco tem time ligeiramente inferior ao do Glorioso, o resto é do mesmo nível - a maioria - ou superior - Cruzeiro, Inter e Palmeiras. Essas comparações não levam em consideração o aspecto das peças de reposição, já que alguns devem se reforçar - principalmente Botafogo e São Paulo - e outros podem perder jogadores importantes - Flamengo, Cruzeiro e Fluminense, principalmente.



O Botafogo terá ainda uma nova arma nesse brasileiro, o Engenhão. O retrospecto da equipe no melhor estádio do Rio é sensacional, foram apenas 3 derrotas em mais de 15 partidas, sendo 2 delas com time misto e a outra para o bom time do Santos, enquanto o Bota estava em crise, no fim do ano passado. Serão 19 partidas disputadas em casa, sendo 3 delas clássicos com apenas 10% de ingressos para os visitantes, ou seja, um bom desempenho - como é esperado - em casa pode levar o Botafogo a alcançar seu objetivo de ir à Libertadores.

Escalação Prevista:

Castillo ou Renan;

Alessandro, André Luiz ou Ferrero, Renato Silva e Triguinho;

Diguinho, Túlio, Lúcio Flávio e Carlos Alberto ou Zé Carlos;

Jorge Henrique e Wellington Paulista.


Palpites:

Destaque:



Na melhor fase da carreira, Wellington Paulista deve ser o grande jogador do Botafogo no Brasileiro. Seus gols já decidiram algumas partidas para o Alvinegro no Carioca e na Copa do Brasil e a expectativa é de que seja ainda mais decisivo no Brasileiro. Outros destaques: Cuca e Lúcio Flávio.

Posição Final no Brasileiro:

Penso que o Bota deve terminar o Brasileiro entre a 4º posição e a 7º.

Revelação/Surpresa:



Acredito em um bom campeonato de Carlos Alberto, que vai encontrar um time bem armado e que precisa de um jogador que tenha exatamente suas caracteríticas: jogador que sabe conduzir a bola com qualidade e que pode decidir uma partida em lance individual. Acredito também que o zagueiro Eduardo deve começar a conquistar sua vaga como titular ainda nesse Brasileiro.

Fotos: GE.com e GloboOnline.com

15 comentários:

Felipe Schmidt disse...

Não acho o Botafogo no mesmo nível que alguns destes times, o elenco botafoguense é bem mais reduzido. Talvez com alguns bons reforços, possa entrar.

Esse Eduardo é bom jogador mesmo, acho q pode estourar. Quanto ao destaque, acho o Cuca MUITO mais importante do que o WP, mas enfim...

Anônimo disse...

Começamos com o pé direito.

Só precisamos de peças de reposição, pois o elenco é muito reduzido como foi dito. A carência de jogadores na posição de meio-campo e ataque terá de ser suprida caso queira almejar algo nesse campeonato.

Em relação ao Carlos Alberto, acho que ele só tem a acrescentar ao elenco, o meio-campo vai melhorar muito, o Cuca sabe o que fazer. Era o tipo de jogador ideal que o Botafogo estava precisando para completar a parceria com o Lucio Flávio na armação das jogadas.

James M. Barrie disse...

"Com um baixo poder de investimento comparado aos principais candidatos ao título nacional - Cruzeiro, Inter e Cruzeiro".

Colocar Cruzeiro uma vez na lista já é exagero. Duas vezes é sacanagem.

É fanfarronice dizer que o Botafogo tem um time no mesmo nível que Fluminense e São Paulo, por exemplo. Ainda que o São Paulo esteja jogando mal e com elenco inferior ao do ano passado, ainda assim o considero melhor que o Botafogo.
E, mesmo que o time do Fluminense tenha feito poucas atuações no nível que se espera, não dá pra negar que ele é superior ao Botafogo.

Outra fanfarronice é dizer que o Engenhão é o melhor estádio do Rio. Pode ser o mais moderno, mas só algumas imagens do jogo de hoje permitiram ver que o gramado se encontra em estado questionável, bem abaixo do tapete do Maraca.

Mas, no fim das contas, concordo que o Botafogo luta por vaga na Liberta. Com alguns reforços, talvez até pudesse almejar brigar pelo título.

Rodrigo Paradella disse...

Cruzeiro tem muito mais receita sim, se estruturou muito antes que qualquer time do Rio.

O time titular do Botafogo bate de frente com qualquer um sim, tanto que venceu o Fluminense duas vezes, em dois jogos.Futebol se ganha e disputa no campo, não no papel.

Engenhão melhor estádio do Rio sim, com ou sem luz. ahuahahaha

Sidarta Martins disse...

Será que o Carlos Alberto vai mostrar o craque que ele sempre quiser ser agora?

James M. Barrie disse...

"E, mesmo que o time do Fluminense tenha feito poucas atuações no nível que se espera, não dá pra negar que ele é superior ao Botafogo."

"(...)tanto que venceu o Fluminense duas vezes, em dois jogos".
No primeiro, a equipe do Flu ainda não tava definida (tanto que o Renato, que até aquele jogo vinha jogando com três atacantes, botou o time pra jogar pela primeira vez com apenas dois).
No segundo, o jogo foi definido no detalhe, apesar de o Botafogo ter jogado melhor.

O Cruzeiro estruturou-se antes, mas o elenco não é tão poderoso assim. Eu o colocaria um patamar abaixo de Palmeiras e Inter (os grandes favoritos pra mim), no mesmo nível de São Paulo e Fluminense (logo atrás na disputa).
O Botafogo vem um pouco abaixo, junto com o Flamengo.

Quanto ao Engenhão... deixa de ser parcial, Bony. Sem luz é foda. hauhahauhauhua

Rodrigo Paradella disse...

Mas são 2 vitórias, Gabriel.

É o suficiente para se dizer que o time titular do Botafogo é, pelo menos, igual ao do Flu. Entendeu?

Etchatz disse...

Carlos Alberto bom tá na Portuguesa. Ipatinga cai. Botafogo não chega entre os 10.

James M. Barrie disse...

Nem acho que sejam, Bony, nem acho que sejam.

A primeira foi num momento bem diferente, não dá pra comparar.
E a segunda foi ganha no detalhe, e uma partida vencida por 1x0 com um gol aos 39 do segundo tempo não é parâmetro pra dizer que um time é melhor que o outro.

Tenho fé que o time do Flu vai subir bastante de produção daqui em diante.

Rodrigo Paradella disse...

Sua resposta só comprova o que eu disse ahaha.

Se o último jogo foi tão equilibrado e decidido em detalhes, nada mais justo que se admitir que os dois são do mesmo nível.

Anônimo disse...

Fluminense tem time melhor que o Botafogo só se for no papel, pq dentro de campo não tem demonstrado isso.

O Botafogo tem um conjunto e um ótimo técnico no comando, apesar de ser um elenco totalmente reestruturado em relação ao de 2007com muitas caras novas, o time está entrosado. Só falta peças de reposição.

Já do lado tricolor o Renato não tem o seu time nas mãos. Diversas vezes no ano dependeu de jogadas individuais do Thiago Neves e do Conca.
Já falei uma vez e repito, o Fluminense encontra muitas dificuldades quando enfrenta uma equipe bem armada, foi o que aconteceu nas vezes em que enfrentou o Botafogo.

E o Botafogo agora contando com o seu estádio tem tudo pra conseguir uma boa colocação, se vai disputar título ou libertadores já não sei. Ainda mais agora podendo jogar os clássicos no Engenhão.

E por último, Thiago antes de falar do Botafogo olhe pro seu time de merda que ainda não derrotou 1 time grande nesse ano de 2008. Corinthians-AL é jogo-treino.

James M. Barrie disse...

O Leo, ali em cima, inadvertidamente confirmou o que eu disse.
Se o time do Fluminense dependeu de jogadas individuais de Conca e Thiago Neves (e - por que não? - de Dodô, Júnior César e até mesmo Cícer; além dos por ora inoperantes, mas talentosos, Gabriel e Arouca), então é justamente porque pode contar com seu time forte.

É lógico que Botafogo tem mais técnico. Botafogo tem mais técnico que qualquer time do Brasil; talvez o único que se iguale seja o Parmeira.
Mas o Botafogo não tem tantos jogadores que desequilibrem. Wellington Paulista tem que provar no brasileiro que é bom jogador; Lúcio Flávio já se mostrou amarelão na hora de decidir; e Jorge Henrique, apesar de ser um belíssimo jogador, não tem sido tão decisivo.
O Cuca já extraiu o máximo que podia do time no Carioca, e, mesmo assim, não foi suficiente.

O Renato, por outro lado... não acho que ele vá conseguir aproveitar todo o gigantesco potencial que tem esse time do Flu. Mas - ainda que esteja levando tempo - ele com certeza vai acabar encontrando uma escalação que funcione bem. Ele não encontrou até agora justamente por termos pegado poucas equipes bem-estruturadas taticamente.
A escalação que vem jogando um futebol mediano tem dado conta do recado.
Mas, à medida que o time for enfrentando equipes mais fortes, creio que o Renato acabe por encontrar uma escalação que funcione bem.
(Só espero que, mesmo na atual condição, o Flu consiga vencer o São Paulo. Serão dois jogos difíceis, mas acredito que o Flu se segura bem - a defesa é extremamente sólida - e que, lá na frente, as individualidades resolvam).

Assim, se o Flu, longe de jogar o máximo que pode, fez um jogo duríssimo contra o Botafogo (com força total), não é demais supor que o tricolor carioca seja superior ao alvinegro quando finalmente jogar o que pode.

A questão é quando isso vai acontecer, e é essa demora que pode acabar sendo fatal.

Rodrigo Paradella disse...

O Flu é muito superior individualmente, mas igual ao Botafogo no coletivo, pelo menos por enquanto, que é o que interessa. Não dá pra ficar imaginando se o time vai se acertar ou não, o que interessa, ou pelo menos o que eu considero relevante por enquanto, é o momento atual.

Anônimo disse...

Concordo com você James, mas eu acho que no futebol a coletividade vale mais do que a individualidade. E nisso o Fluminense eu acho que ainda tá devendo.
É claro que é sempre bom contar com um jogador na equipe que faça a diferença, que numa jogada pode acabar com o jogo, e isso o Botafogo não tem, vamos ver com a chegada do Carlos Alberto, se ele vai render o futebol que todos sabem que ele joga.
Vamos ver se o Renato ao longo do campeonato vai saber dirigir sua equipe.

James M. Barrie disse...

Pois é; é lógico que concordo que a coletividade rende mais.

Por isso me preocupa a demora do Renato em armar o time.

Vou falar mais sobre isso no meu post com as previsões pro Flu no campeonato.