11 de jul. de 2008

Sorte de Principiante


Na noite de estréia de Dinamite, como presidente em São Januário, O Vasco goleou os campeões da Copa do Brasil por 4x0. Com direito a sorteio de kits e camisas oficiais e distribuição gratuita de sorvetes pelo Habib's, o torcedor vascaíno saudou o novo presidente que assistiu à partida na tribuna de honra, ao lado da diretoria adversária, de onde havia sido humilhantemente expulso 6 anos atrás. Valeu pelo resultado, mas a atuação não foi condizente com a vantagem no placar, talvez tenha brilhado a estrela de Dinamite.

Do quarteto ofensivo, mais uma vez Jean se destacou - pura disposição como canta a torcida - criou as melhores jogadas. Não só com velocidade, o atacante/meia/ponta/ala que joga mais recuado no esquema de Lopes - com Edmundo e Leandro a sua frente - evoluiu muito, surpreendentemente até cobrou falta, melhorou nas finalizações, já têm 9 gols na temporada, mesmo tendo conquistado a condição de titular nas últimas rodadas. A dupla de ataque não esteve inspirada, foi bem na tabelinha do quarto gol, em seguida, o cansado Edmundo deu lugar a Beto, que segurou a bola no meio-campo, dando sequência ao olé da parte final do jogo. Morais foi discreto, apesar do belo gol em momento difícil do jogo, já no fim do primeiro tempo.

A defesa, mas essa defesa! Não sei se o especulado Roque Jr. seria solução. Tiago teve trabalho, o Sport pressionou no primeiro tempo e foi melhor. O gloeiro vascaíno foi muito bem, fazendo 3 defesas difíceis, e como todo bom goleiro tem que ter sorte, foi salvo pelo travessão em belo chute, do perigoso, Luciano Henrique, que poderia complicar o jogo, então 2x0. O meia foi o destaque do razoável time pernambucano, Enílton, Carlinhos Bala e Fumagali não ajudaram o camisa 10 e pela primeira vez no campeonato o Vasco não sofreu gol.

Pablo foi o melhor em campo, mesmo torto na lateral-esquerda, situação exemplificada em seu belo gol. Jogada individual, driblou dois adversários e finalizou de direita uma bola a ser chutada de esquerda. Lopes tem suprido a carência da posição com um destro, o que não me agrada, apesar de Philip Lahm, porém Pablo não pode sair do time, ataque e defende com boa técnico e vigor físico. Cabe também destacar Jonílson, que sobressaiu pela garra e roubadas de bola - sinal da atuação modesta do Vasco. Wagner Diniz e Leandro Amaral não repetem as boas atuações de outros tempos, apesar do Cartola lhes atribuir elevadas pontuações.

Domingo o Vasco enfrenta o Fla no Maraca, às 18:10. Boa chance de provar que o líder - o garoto que por enquanto está sorridente em demasia - não passa de um mero acaso, fruto de uma tabela inicialmente favorável - aquele famoso amor de verão. Os comandados do ex-delegado terão que jogar mais do que tem apresentado, quando venceu Sport e Ipatinga.


Rapidinhas:

A mais tradicional torcida organizada, Força Jovem, não compareceu, pelo menos uniformizada, sem os instrumentos, fachas e bandeiras. Os novos dirigentes parecem não querer sustentar torcedores profissionais, mancomunados com cambistas. Coube a Guerreiros do Almirante agitar os demais torcedores.

Villanueva já foi tarde, essa semana rescindiu contrato e acertou sua ida pro Uzbequistão. O "matador" trazido à São Januário por indicação do amigo Conca - argentino traidor - foi muito efetivo nos jogos treinos da equipe reserva, desde janeiro participou apenas de 3 jogos oficiais, nenhum como titular.

5 comentários:

Anônimo disse...

A atuação foi boa, o saldo de gols nos valeu 7 posições. quem sabe o Vasco não briga lá em cima.

Etchatz disse...

Morais tomou o terceiro amarelo e não joga contra o fla. Alex teixeira é a boa.

Jorge Costa disse...

Boa vitória do Vasco da Gama na estréia de Roberto em São Januário.Subiu mais algumas posiçôes no Brasileiro e pegou moral para o clássico com o Flamengo.
Abraços

Anônimo disse...

"Conca - argentino traidor"
Quanto Rancor no coração!

Rodrigo Lois disse...

Como vascaíno apaionado e não tão crítico, acredito que a Nau comandada por Roberto Dinamite ficará entre os 8 primeiros, e se bobearem, belisca a quarta vaga para a Libertadores. O problema é a zaga, como sempre.