17 de jul. de 2008

Negócio Fechado!


Fazia já algum tempo que não se postava alguma coisa sobre futebol internacional aqui no "Ecos". Alguém com saudade?


Depois de muita especulação, enrolação e outros "ãos", Ronaldinho Gaúcho finalmente acertou a sua transferência para o Milan, por uma bagatela de "apenas" 25 milhões de Euros. Se o clube italiano tivesse tentado contratá-lo há dois, três anos atrás, duas coisas poderiam ter acontecido: ou Barcelona dava uma gargalhada e lhe fechava a porta na cara, ou Milan conseguiria adiquirir o craque por trocentos milhões de Euro e iria à falência. Isso está sendo dito para mostrar a discrepância que alguns anos podem causar na vida de um jogador de futebol.



Sinceramente, o Milan fez um excelente negócio. Muitos dizem que foi uma contratação de "risco", porque Ronaldinho ainda está fora de forma e aparenta não ter mais motivação para jogar, treinar, se concentrar, e todas as outras coisas do dia-a-dia de um atleta. Mas o clube de Milão é totalmente capaz de reverter esse quadro. Com toda a infra-estrutura milanesa disponível, duvida-se muito que Ronaldinho não volte a jogar bem. Ok, não sabemos se ele voltará a ser "O Ronaldinho", mas potencial ele tem.

Gaúcho fez o Barça renascer das cinzas, num período em que o Real Madrid era o centro das atenções do mundo da bola, justamente porque tinha "Os Galáticos". perfilando pelo Santiago Bernabeu. Levou o clube ao bicampeonato espanhol e à conquista da Liga dos Campeões da Europa em 2006, que contou até com gol do "gênio" Belleti. Realmente, um jogador do nível do Ronaldinho Gaúcho não se dispensa. Mas...como as coisas em Barcelona andam meio turbulentas, não há muito mais o que fazer agora. "Né", Laporta?



Talvez no único Arena Sportv que não deu sono, debateu-se sobre como o Milan seria escalado com a chegada de Ronaldinho ao clube. Cléber Machado defendia que o time rossonero poderia começar com Kaká, Gaúcho, Seedorf no meio e Pato na frente. Se levarmos em conta as características do péssimo técnico da equipe, Carlos Ancelloti, fica difícil acreditar numa equipe assim. O cara é o maior retranqueiro do futebol, o Dunga perto dele é quase um Rinus Michels.



Mas nunca diga nunca! Tomara que uma entidade "baixe" no comandante italiano e escale o time dessa forma, com Pirlo e Gattuso mais recuados. Seria uma bela esquadra. É uma pena que o Milan não irá disputar a próxima Champions League.

Enfim, que dê tudo certo para o Dentuço em Milão, que ele jogue muita bola e destrone Cristiano Ronaldo, e que ele vá para Pequim e reapareça, trazendo o ouro estampado no peito. Boa sorte, Gaúcho.



Essa empatia pela recuperação do craque não é um nacionalismo exacerbado, não é um regionalismo gaúcho (Bah tchê!), muito menos uma torcida italiana. É a simples manifestação de um apaixonado pelo futebol-arte, pela magia do drible, pelo raciocínio rápido em conjunto com a malícia, enfim, características dos grandes jogadores. Ronaldinho possui todas elas, realmente é um dos melhores jogadores dos últimos anos, senão o melhor. Fica aqui a enquete: Quais foram os cinco maiores jogadores que você, blogueiro ou amante do futebol, viu jogar?

8 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

Que meio de campo é esse com Pirlo, Kaká e Ronaldinho hein?!?

Vai sair boa coisa dae, não tem nem como acontecer o contrário...

5 melhores? Vamos lá...

Não necessariamente nessa ordem...ahaha

- Romário

- Ronaldo "Fenômeno"

- Zidane

- R. Gaúcho

- Cristiano Ronaldo

- Túlio Maravilha

Esses foram os que me vieram a cabeça agora, provavelmente não está certa essa lista... ahahah

Rodrigo Paradella disse...

Tulio Maravilha, por sinal, o melhor disparado...

Rodrigo Lois disse...

Os 5 melhores que eu vi jogar foram:

Ronaldo, Zidane, Ronaldinho Gaúcho, Romário e Rivaldo ou Berkamp. Na verdade, eu até tiraria o Romário da minha lista, porque ele é um personagem à parte. Sinceramente, eu não gosto dele, acho muito marrento e sei que ele é flamenguista ahuahuuha, mas ele tem uma figura diferenciada, enfim é "o cara". Eu não o considero um dos meus ídolos, mas eu não posso negar que o baixinho tem uma aura diferente.

Anônimo disse...

Boni não sabe contar...

Rodrigo Paradella disse...

Sei sim, o deslize foi proposital...

Repare que o sexto elemento é um ser de outro planeta, portanto não entra na conta como jogador.

O sexto elemento da lista nunca jogou futebol. Não! Ele - à exemplo de outro alvinegro que brincava de deixar os zagueiros tontos - apenas se divertiu no planeta bola marcando seus gols e deixando para as próximas gerações suas frases de efeito.

Sábio mestre, atual artilheiro da série B pelo Vila Nova, sempre artilheiro da Série A pelo Botafogo.

Sem mais...

Felipe Schmidt disse...

Bony não sabe contar, e ainda viaja pra caralho haha

Felipe Schmidt disse...

QUanto ao post, acho que o Ronaldinho motivado joga em qualquer time do mundo, resta saber apenas como ele vai encaixar no time do Milan, que tem um esquema um pouco diferente daquele do Barcelona...

Quanto aos melhores jogadores, é difícil, mas caras como Ronaldo, Romário, Zidade são incontestáveis. Plasticamente falando e em âmbito nacional, eu gostava do Djalminha, que era habilidosíssimo. Tem tbm o Petkovic, afinal o gol mais marcante da minha vida saiu do pé dele rs

Etchatz disse...

Romário
Ronaldo
Zidane
Ronaldinho
Edmundo

Devo mencionar alguns que vi pouco, mais quando era criança, mas que também eram craques: Michel Laudrup, Sthoytchov, Hagi, Maradona cheiradasso, Hristo Stoichkov, Baggio, Bebeto e Rivaldo, Bergkamp, Del Piero, Batistuta.

Bom mesmo era a década de 1990.