10 de jul. de 2008

Pra quê?

Pra quê contratar um técnico que não realiza bons trabalhos há tanto tempo?



Não sei o que se passa com Geninho, técnico que já foi bem conceituado no futebol brasileiro, mas a verdade é que o técnico não conseguiu nenhuma evolução no comando do Botafogo, pelo contrário, nas suas mãos o time virou um bando, uma equipe que não marca, não ataca e, pior de tudo, parece não se importar com a situação do clube. Em seu primeiro treino, o técnico já parecia disposto a arrumar confusão e rachar o grupo alvinegro. Botou um dos líderes do grupo, Túlio Guerreiro, no banco e do outro, Lúcio Flávio, tirou a faixa de capitão, dando ela para Carlos Alberto, recém-chegado e polêmico por natureza. Daí já se via que o relacionamento jogadores-treinador já estava comprometido, o que foi comprovado com a atitude passiva, de clara falta de comando, de demorar até o último instante pra mexer na equipe nos últimos jogos.

Jogadores que já vinham mostrando não serem tão comprometidos com o clube, Diguinho e Jorge Henrique principalmente, sobre o comando frouxo de Geninho se perderam. O primeiro era vigiado por Cuca, que já conhecia a paixão do Lelesk alvinegro pela noite carioca, nas mão de Geninho até no Jornal Nacional apareceu depois de confusão em boate, na qual ele estava presente às 5 horas da manhã, nas vésperas de um clássico. O segundo foi até a imprensa cobrar, pior, exigir que seu salário fosse pago. Óbvio que salários atrasados são motivo de reclamações, mas não podem virar uma batalha, aberta à imprensa o que é pior, entre jogadores e diretoria. Essas duas situações são claras demonstrações de falta de comprometimento e falta de motivação, algumas das funções de um técnico de futebol.


Geninho não foi, nunca, capaz de motivar esta equipe. O sempre tranquilo treinador não empolgava nem o mais raçudo dos jogadores. Pior que isso, o comportamento do time em campo demontrava que alguns estavam claramente "desanimados", desmotivados, alguns andando em campo. A única partida em que o grupo mostrou vontade foi contra o Grêmio graças a diversos protestos de torcedores e da iniciativa dos próprios jogadores, que firmaram pacto pela vitória.

Geninho também coneguiu a proeza de escalar um time com 3 volantes jogando em casa contra o time reserva do Fluminense e, mesmo assim, sofrer diversas investidas perigosas do time adversário, além de não ter vencido. O treinador não acertou a defesa, que passou a ser uma das mais vazadas do Brasil, não acertou o meio, que nada criava e só conseguia chegar na área adversária através de bolas alçadas na área, o que é ridículo pra quem tem como atacantes WP e JH, dois jogadores que não tem a bola aérea como ponto forte, longe disso; o ataque então, nem gols vinha conseguindo fazer, até o gol de WP em Salvador. A goleada sofrida para o Vitória foi, portanto, apenas a última gota que faltava para o fim de um trabalho desastroso.

Enfim a passagem de Geninho não acrescentou absolutamente nada ao Botafogo. Aliás, alguém pensava o contrário quando o nome foi anunciado??

Que venha o próximo treinador! Melhor para o Botafogo, porque pior não dá pra ficar...

Rápidas...

Zárate e Gil confirmados...

Leandro Zárate, que não é o do Vélez, é o artilheiro da série B argentina. Muito bom! O que isso quer dizer é que eu, nem ninguém do Brasil, sabe...

Boa sorte pra ele. E pro Botafogo...

Gil, esse sim é conhecido de todos. Nome de INDISCUTÍVEL qualidade para a temporada de...2002. Pois é. Vamos esperar pra ver o futebol que vem com o nome de peso: o de 2002, de alto nível, ou o de 2007/08, de qualidade altamente discutível. Pra encerrar, a música mais esperada pelos frequentadores do Engenhão...

A, E, I, O, U! O Gil é artilheiro, só não vale dar o c*!!


Próximo comandante...


Estão na lista de pretendidos: PC Gusmão, que já rejeitou convite; Bennazi, já descartado por pedir autonomia total e salário de 100 mil reais; Ney Franco, atualmente o mais cotado; Roberto Fernandes; Vágner Mancini; Dorival Júnior e Cuca - sempre ele - que já foi descartado pela diretoria.

Dos nomes salvam-se: Dorival Júnior, Mancini e Roberto Fernandes. O resto é o resto, um pior que o outro...


9 comentários:

Canhoto disse...

Ney Fraco nããããããão!

Mas tô achando que vem ele mesmo. Desisti de esperar boas novas dessa diretoria, que tá jogando fora um bom trabalho feito no início da gestão.

Felipe Schmidt disse...

Geninho é ruim mesmo. Mas as opções não são animadoras. Vagner Mancini não deve sair do Vitória.

Acho que vai sobrar pro Ney Franco mesmo, o que significa que estão a caminho reforços: Léo Medeiros, Leandro Salino, Walter Minhoca...

E que proposta esquizofrênica do Benazzi. Extremamente bizarro.

Mas o grande craque do Botafogo sempre foi o Cuca. Era química perfeita. Sem ele, o time fica comum demais...

Etchatz disse...

O Ipatinga tá melhorando, o flu logo deve sair das últimas posições, o santos fez um bom jogo contra o grêmio. Abre o olho Botafogo, o timeco do bebeto parece estar de volta, não custa muito para voltar de onde veio.

James M. Barrie disse...

A situação do Botafogo é complicada.
O trabalho de Geninho realmente foi desastroso... e o próximo técnico só não vinga se o trabalho for tão desastroso quanto.
Porque, a essa altura, mesmo se o futuro técnico alvinegro não fizer um bom trabalho, demiti-lo só pioraria as condições do time, haja vista a falta de uma continuidade e padrão no trabalho com os jogadores.

Não acho que Ney Franco seria tão ruim, sinceramente. Será melhor que Geninho, sem dúvidas (não que isso seja difícil), e se ele conseguiu resultados razoáveis com aquele time fraco do Flamengo, provavelmente arranjará alguma coisa com esse elenco bem razoável do Botafogo.

Rodrigo Paradella disse...

Pois é, mas ele não foi o pior dos últimos anos...

Mario Sérgio o superou com maestria...

Anônimo disse...

Cuca fez o possível e o impossível com esse time de merda.
A minha vontade e a de mtos botafoguenses creio eu que seria a volta do Paula Autuori, mas como todos nós sabemos que sua vinda é impossível é nos contentarmos com essas bostas de técnicos.
Dos nomes citados no texto o único que eu gostaria de ver treinando o Botafogo é o Vagner Mancini, mas ele não largaria o Vitória, acredito que o nome mais forte seja Ney franco mesmo, infelizmente.
É dificil, um clube onde já passaram grandes jogares que se tornaram ídolos...agora ter que ver esses merdas jogarem bola...

Canhoto disse...

Discordo que seja um time de merda. Qualitativamente falando, tem bons valores. O problema é que estão mal montados como time e a maioria deles parece não ter vontade de jogar. Joga pra cumprir contrato.

Por isso precisamos de um técnico de força e técnica. Acho que Mancini pode ser esse cara, e vejamos, ele aceitou conversar com o Bota, ou seja, só necessita que façamos a proposta pra ele, parece não haver barreira ética. Porém, não acredito que vá rolar essa proposta. Até porque a diretoria tem algo estranho na cabeça, insistir com PC Gusmão não dá pra entender.

Felipe Schmidt disse...

Ué, mas o Botafogo não era o time cujos jogadores tinham maior compromisso com o clube? Aquela cena da final da Taça Guanabara não encheu os torcedores de orgulho justamente por mostrar isso? Três meses depois, eles jogam só pra cumprir contrato?

Rodrigo Paradella disse...

Pois é Felipe, aconteceu algo de muito errado nesses meses...

Não é possível que só 2 meses de salários atrasados - que acontece em qualquer clube do país - tenham acabado com qualquer compromisso por parte do elenco.

Não sei o que pode ter ocorrido, mas foi algo muito sério. Ou então esses jogadores não tem o menor caráter ou personalidade.

Enfim...