8 de jul. de 2008

Seleção de terracota

Faltando aproximadamente um mês para os Jogos de Pequim, foi divulgada nesta semana a lista com os 18 guerreiros de Xian, quer dizer, jogadores convocados por Dunga para representarem o Brasil durante o maior evento esportivo de todos, a Olimpíada.


Observando blogs de alguns dos principais jornalistas do ramo, percebe-se que a falta de tempo e a inexperiência de alguns dos atletas são motivos de preocupação nacional (ok, nem tanto). A maioria dos que acompanham o "Ecos do Maraca" já deve saber de cor e salteado a lista dos selecionados para a competição, mas para o trabalho ficar completo e aumentar o CR dos blogueiros, aqui vai a chamada do professor Dunga:

Goleiros:
Renan (Internacional); Diego Alves (Almería);

Laterais:

Ilsinho (Shakhtar Donetsk); Rafinha (Schalke 04); Marcelo (Real Madrid);


Zagueiros:

Thiago Silva (Fluminense); Alex Silva (São Paulo); Breno (Bayern de Munique);


Meio-campo:

Lucas (Liverpool); Anderson (Manchester United);

Hernanes (São Paulo); Thiago Neves (Fluminense);

Diego (Werder Bremen); Ronaldinho (Barcelona);



Atacantes:

Robinho (Real Madrid); Alexandre Pato (Milan);

Rafael Sobis (Betis); Jô (Manchester City);


Comissão técnica:

Jorginho (auxiliar técnico); Dunga (técnico?); Zangado (torcedor);

Dengoso (preparador físico); Feliz (dirigente); Atchim (médico);

Mestre (cozinheiro); Soneca (motorista) e Branca de Neve (massagista).


Em relação ao grupo, algumas ponderações: No lugar do Ilsinho ou do Rafinha, deveriam ter sido convocados o Henrique, ex-Palmeiras, ou o Ramires, ótimo volante que joga no Cruzeiro; O Jô deve ter feito realmente um campeonato russo impecável, digno de Wágner Love...será que não temos nenhum outro atacante sub-23 melhor do que ele? Numa sobrevoada rápida, lembrou-se rapidamente de Guilherme, do Cruzeiro, Keirrison, do Coritiba, ou até Diogo, da Portuguesa. Enfim, nome é o que não falta.

Apesar de tudo isso, as questões principais para os Jogos são as seguintes:

Será que Ronaldinho Gaúcho atingirá um bom ritmo de jogo até o início da competição? Tomara, tomara mesmo, porque mesmo pesando 100kg, ele é melhor do que muitos jogadores do mundo. Opinem.



Será que o nosso grande técnico / anão /árbitro- de-campeonato-de -faltas conseguirá botar a seleção nos trilhos, jogando ofensivamente e bonito? Comentem.




Porque raios só começou a se pensar nessa equipe agora? Esse projeto já deveria ter começado há no mínimo 6 meses atrás. O grupo já deveria estar treinando na regularidade que o calendário da FIFA permite há muito tempo. Porque o projeto não foi destacado da seleção principal? Afinal de contas, o Brasil nunca ganhou uma medalha de ouro olímpica no futebol, então já está mais no que na hora da CBF ( e o seu rei momo) priorizar o torneio, em vez de olhar só para o bolso.



Boa sorte para os pupilos na Granja Comary, e que eles não sejam paradões como os guerreiros do primeiro imperador da China, mas que demonstrem todo o talento do futebol canarinho e que tragam a medalha de ouro no peito. Ela é possível, só basta acreditar, trabalhar e não petrificar.




6 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

Jô é brincadeira mesmo...

E a convocação do THiago Silva como um dos 3 acima da idade pra mim não tem sentido algum. Os 3 têm de ser os diferenciais, os mais experientes, mais conhecidos mundialmente até e o Thiago não se encaixa em nenhum desses critérios...

Excelente jogador, porém, na minha opinião, não o suficiente pra ser um dos 3 escolhidos acima dos 23.

Anônimo disse...

Uma dúvida: em alguma outra modalidade da Olimpíada há limite de idade?

Rodrigo Paradella disse...

Que eu saiba não, esse limite é coisa da FIFA que sempre temeu que a Olimpíada forte no futebol diminuísse a importância da Copa do Mundo como acontece nos outros esportes, onde a Olimpíada é o principal evento do calendário.

Felipe Schmidt disse...

Bony também é cultura...

Anônimo disse...

Bony tb é filho da puta...

Felipe Schmidt disse...

Eu entendi a convocação do Jô. Ele é aquele centroavante de área, característica que falta nos outros atacantes. Mas reconheço que o Guilherme merecia ser convocado, tem jogado muito.

Para falar a verdade, essa Seleção Olímpica tá bem melhor do que a principal. Principalmente no meio-campo.

Infelizmente, a preparação foi horrorosa, mas o que dizer quando o técnico é ele próprio um soldado de terracota?

Gostei da lista dos convocados pra comissão técnica hauhaua