5 de ago. de 2008

Mea Culpa...


Surpreendente. Talvez esta seja a melhor definição para a mudança de postura e rendimento da equipe alvinegra sobre o comando de Ney Franco. De uma equipe desanimada, na maioria das vezes apática, o Botafogo passou a uma equipe determinada, sempre ligada nos jogos, com exceção dos últimos minutos na estréia do treinador na Vila Belmiro. Enfim, para mim fica a impressão de que, com muitas rodadas de atraso, o Botafogo entrou no campeonato.

O problema do Botafogo nunca foi exatamente seu elenco, embora este tenha melhorado muito com as chegadas de Lucas Silva, Gil, Carlos Alberto e Zárate(este ainda uma incógnita), o que vinha prejudicando o time na tabela era a íncrivel má fase de todo o elenco, com raras exceções - bem mesmo, só Diguinho vinha jogando. Uma má fase provocada talvez pelas derrotas recentes; talvez por incompetência de Geninho que não soube motivar o grupo; talvez pelos dois fatores. Não importa. O que importa é que Ney Franco soube, com rapidez íncrivel, fazer com que os jogadores e a torcida saíssem da profunda apatia em que se encontravam.


Panela?!? Não no Botafogo! Pelo menos por enquanto...

Conhecido por ser adepto de uma das panelas mais bizarras do futebol brasileiro - Jaílton, Léo Medeiros e etc - , Ney Franco desempenhou função exatamente oposta no Botafogo. Pois é, uma das grandes virtudes de Ney foi ter "acabado" com a panela que já existe há alguns anos no Botafogo - Túlio Guerreiro, Lúcio Flávio e Cia. A verdade é que, bem ou mal, estes jogadores quase nunca eram sacados da equipe titular. Sob o comando de Ney, os 2 e Jorge Henrique deixaram de ter nome certo no time titular e passaram a ter que correr atrás da vaga. A motivação funcionou, todos os 3 passam por excelente fase.

Mas o mérito não é só de Ney Franco. A diretoria reforçou bem o elenco, que quase não tinha opções ofensiva,s trazendo dois bons jogadores - CA e Gil - e duas promessas de bom futebol, apesar de incógnita - Lucas Silva e Leandro Zárate.

O mérito de Ney Franco nessa evolução do elenco alvinegro está na descoberta do grande potencial de Thiaguinho na lateral-direita. O jogador inclusive fez boas atuações quando escalado por Cuca como volante, mostrando grande qualidade, principalmente no desarme. Mas na lateral, o ex-volante - pois é, já mudou de posição - se achou. Fez uma atuação perfeita contra o Ipatinga, na defesa e no apoio, e foi muito bem na Arena da Baixada. Sempre desarmando com precisão e incisivo no apoio, o agora lateral tem tudo pra dar certo e ser uma grande revelação, algo parecido com o Joílson que fez mudança idêntica de posição.

Elenco que promete...

O Botafogo, finalmente, parece ter um bom elenco, digno de Libertadores. Aqui vai o time titular e seus reservas imediatos, com minha avaliação sobre as peças de reposição:

Castillo - Renan

Dois bons goleiros de nível semelhante. Um bom veterano e um jovem promissor.


Alessandro - Thiaguinho

Ambos passam por grande fase. Bom nível de reposição.

André Luís - Édson

O titular é destaque na defesa alvinegra, o reserva me parece ser bom jogador, mas ainda tem que provar alguma coisa. Reposição razoável.

Renato Silva - Ferrero (Eduardo)

D2 vem fazendo boa temporada, sendo um dos jogadores que mais atuaram neste ano, tanto que seu reserva imediato é, praticamente, ele mesmo. Mas os outros dois zagueiros do elenco do Bota tem lá suas qualidades, embora tenham que ser menos afobados. Os dois.

Triguinho - Zé Carlos

O primeiro cumpre com bastante simplicidade e eficiência seu papel tático na equipe, com muita seriedade, sempre. O segundo é odiado por grande parte da torcida, mas na lateral esquerda costuma ir bem, sendo uma opção a mais para as cobranças de falta inclusive. Reposição razoável.


Diguinho - Leandro Guerreiro

Lek Play faz uma temporada sensacional. O samurai vem tentando recuperar o bom futebol do ano passado, mas é um bom reserva.

Túlio Guerreiro - Túlio Souza

O titular recuperou o bom futebol, o reserva ainda não. Reposição Razoável.

Lúcio Flávio - Lucas Silva

LF é peça fundamental no meio campo alvinegro. Lucas Silva ainda é incógnita, mas é melhor que Felício e Cia. Reposição razoável.

Carlos Alberto - (???)

O Predador não tem um reserva imediato, quando não pode jogar o time normalmente muda de esquema. Reposição falha, embora o elenco tenha soluções bem úteis para isto.

Jorge Henrique(????????????????) - Gil

Romarinho vem muito bem, Gil promete ser uma boa peça de reposição.

Welligton Paulista - Zárate(provavelmente)

WP vem jogando um bom futebol, apesar dos poucos gols no campeonato. Zárate vem treinando bem, pode ser o matador necessário pro elenco. Reposição duvidosa, embora com alguma esperança de sucesso.

13 comentários:

Unknown disse...

frajola como sempre perfeito em seus comentários, tu tem futuro rapaz, é só parar de falar bem do diguinho que vai longe hahahaha

Dulce Maria disse...

hahahah Romarinho, eh?
hehehe
gostei do Blog! E da tua crônica também. Abraço!

Dulce Maria disse...

dulce maria = minha prima
só assim consegui comentar
abraço,
Julio Gracco

Etchatz disse...

Bonilla como sempre parcial. que elenco maravilhoso? zárate = escalada. Gil não joga bem desde que desrespeitou aquela rádio católica. Sul-americana tá de bom tamanho. Não venho fazer mea-culpa, disse que ney franco era um bom nome.

Dulce Maria, mas que beleza bony, até a galera do RBD tá marcando presença no seus post. Beijo na bunda até segunda.

Rodrigo Paradella disse...

Bons mesmo são Abubakar, Somália e Obina...

Quanto ao Zárate...vem treinando bem, só isso. E não tem nada a ver com o Escalada, que por sinal, em forma, não pode ser pior que os 3 citados, opções imediatas dos outros grandes do Rio.

Rodrigo Lois disse...

O Botafogo melhorou bastante depois da chegada de Ney Franco, por mais incrível que isso possa soar. O técnico conseguiu principalmente mexer no "emocional" da equipe, tirando aquela energia negativa que envolvia os jogadores, depois de tantas decepções com o Cuca. Mas a subida do Botafogo no campeonato também se deve em muito aos outros times. Quero dizer o seguinte: o campeonato está muito disputado, a diferença entre as equipes é pouca. Concordo que as principais contribuições do ex-técnico do Fla foram: conseguir acordar o Carlos Alberto para a sua carreira e sacudir a titularidade de alguns jogadores do Bota que não viam rendendo. Mas discordo em alguns pontos: Jorge Henrique( que está para sair do Fogo), está melhorando, mas ainda muito longe do jogador que impressionava no final de 2007 e no campeonato carioca (antes da contusão); também não acho que o Alessandro vive uma grande fase, quem está bem é o Thiaguinho; e WP não vem jogando bem, para quem marcava gols com uma frequência impressionante.
Isso tudo não é dor de cotovelo de vascaíno, muito pelo contrário, até torço pela evolução do Botafogo. Mas ainda estamos no final do primeiro turno, não posso afirmar ainda que o Botafogo tem time para brigar pela Libertadores, ainda mais se levarmos em conta os 4 times que estão na zona de classificação.

Canhoto disse...

Fico meio puto quando dizem que esse ou aquele time tem um elenco fraco e que os melhores são esse ou aquele(geralmente os mesmos). Hoje em dia, o equilíbrio é muito grande, não há como dizer que exista UM elenco fodão. Portanto, também não dá pra se descartar ninguém. O que ocorre: com o festival de altos e baixos, vemos comentaristas e afins mudando de opinião a cada três rodadas. Pra mim, muitos times têm condições técnicas pra disputar o título, mas não é só disso que vive um clube.

O Botafogo mesmo nunca teve o elenco tão ruim que muitos achavam ter, só precisava do encaixe. A própria saída do JH não deve ser tão traumática, pelo menos não futebolisticamente, haja vista que ele nunca foi de contribuir com muitos gols e assistências, mas sim com faltas sofridas e muita disposição. E não venham dizer que o elenco do Bota não se compara a São Paulo, Inter e Palmeiras ( o do Cruzeiro é normal), porque eles não são nada de outro mundo.

O próprio Fla e Flu têm elencos razoáveis. O rubro-negro nem tanto agora com os desfalques. O Vasco é que tá meio na merda. Só pra provar o que eu disse, andaram uma época aí dizendo que o Vasco ia brigar por Libertadores...

Felipe Schmidt disse...

Porra Bony, quem olha tua análise pensa q é o melhor time do Brasil rs

Eu ainda acho que o Botafogo não tem muito cacife para a Libertadores, principalmente porque a disputa neste ano tá muito forte. São uns 7 times com chances...

Po, tirando o lado cai-cai, eu gosto do Jorge Henrique, é veloz, raçudo, dá trabalho...Se parasse de tentar cavar falta em todas as jogadas seria bem mais produtivo.

O perigo pro Botafogo é a janela, se perder alguns dos jogadores, o Ney Franco que vai indicar as reposições, o que significa...PANELA! Supondo que o Botafogo perca o Diguinho, obviamente o dublê de cantor e treinador vai indicar o Léo Medeiros rs

Enfim, não acho o elenco do Botafogo tudo isso, tem um zaga razoável e um meio-campo titular bom, mas sem reposição. Mas é aquilo, vem jogando bem, parece que achou o famoso encaixe a que o Canhoto se referiu...

James M. Barrie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
James M. Barrie disse...

O Botafogo realmente teve uma melhora surpreendente sob o comando de Ney Franco.
Concordo que o Botafogo tem um elenco bastante razoável - pode repôr várias peças sem diminuir o nível do time.

E é esse o xis da questão.
O TIME. Não o elenco. Já foi tão extensamente afirmado e reafirmado que, num campeonato de pontos corridos, o elenco é o mais importante, que todos se esquecem de que ter um TIME também é importante. São apenas onze que entram em campo.

E, nesse quesito, o Botafogo não está tão bem - poucos times estão. São poucos os jogadores que realmente se destacam.
O elenco do Botafogo é todo num nível de razoável pra bom. E justamente por isso, o time titular, também, sempre será razoável pra bom, o que não é suficiente pra chegar à Libertadores.
Há clubes que têm times titulares mais fortes, e cujos reservas mantêm um nível razoável. Elencos de Palmeiras, Inter, São Paulo, Cruzeiro, realmente não são muito superiores aos de Flamengo (que se prejudica atualmente pelo número excessivo de suspensões/contusões) e de Botafogo.
Mas seus times titulares contam com alguns jogadores melhores.
E isso que acaba fazendo a diferença e os credenciando para brigar por Libertadores.
O Botafogo até pode entrar nessa briga, mas acho que entra pra perder.

Rodrigo Paradella disse...

Tenho visão diferente...

O time não precisa ser um dos 4 melhores para se chegar a Libertadores, o mais importante é ter um elenco entre os 4 melhores que o que realmente importa.

Como exemplo o Bota do ano passado . Seu time titular era um dos melhores, junto com o SP, mas a falta de um elenco com mais opções tirou o Botafogo da Zona da Libertadores.

Esse é só um dos exemplos, outro é o Cruzeiro do ano passado que não era espetacular mas era regular. Chegou a Libertadores...

James M. Barrie disse...

Acho que a derrocada do Botafogo ano passado tem outros fatores mais decisivos que o fato de não ter um elenco completo...

Rodrigo Paradella disse...

Sim, com certeza, mas a falta de elenco ajudou o time a cair na tabela.