29 de ago. de 2008

E a bola rola lá fora

Os principais campeonatos europeus (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e nem tanto português) já começaram, e com eles vem a gloriosa "Champions", que tem como tema uma música escrita em homenagem ao nosso Boni. Na última edição, quem levantou o caneco foi o Manchester United. Mas vamos parar de contar a história da competição por aqui, nos concentraremos nesse post em comentar o sorteio de grupos e os favoritos de cada um ao título, mesmo que ainda seja cedo para isso.



Sabemos que já rolaram outros eventos futebolísticos de nível internacional, como a Olímpiada. Mas em relação ao torneio citado, como bom brasileiro, "prefiro não comentar", como já dizia Copélia. Aqui seguem os grupos que foram sorteados ontem.

GRUPO A

Chelsea
Roma
Bordeaux
Cluj-ROM

GRUPO B

Inter de Milão
Werder Bremen
Panathinaikos
Anorthosis -CIP

GRUPO C

Barcelona
Sporting
Basel - SUI
Shaktar - UCR

GRUPO D

Liverpool
PSV
Olympique Marselhe
Atlético de Madrid

GRUPO E

Man. United
Villareal
Celtic
Aalborg - DIN

GRUPO F

Lyon
Bayern de Munique
Steaua Bucareste - ROM
Fiorentina

GRUPO G

Arsenal
Porto
Fenerbahaçe
Dínamo de Kiev - UCR

GRUPO H

Real Madrid
Juventus
Zenit - RUS
BATE Borisov - BIE

Analisando rapidamente, vemos algumas chaves "mamatas" e outras verdadeiros abacaxis para quem está nelas ( grupos D, F, e G). Agora, olharemos separadamente cada um:

GRUPO A: Chelsea e Roma devem passar sem dificuldade. Ambos os times contraram bons jogadores, como Deco e Júlio Baptista, e possuem elencos fortes.

GRUPO B: A Inter de Milão, agora com José Mourinho e Mancini, deverá fazer uma boa campanha na UCL. A segunda vaga do grupo será disputada entre Werder Bremen e Panathinaikos. O time grego contratou Souza, Gabriel e Gilberto Silva. E daí? Algum deles vinha jogando bem?

GRUPO C: O clube da Cataluña conquistará a primeira vaga do grupo C, não se acredita muito em outro resultado. O outro espaço ficará para quem sobreviver ao "pegar pra capar" entre Sporting, Basel e Shaktar. Sem favorito entre eles.

GRUPO D: Esse grupo ficou bem interessante. O Liverpool, que possui um elenco forte, já é aposta certa, mas não tão certo é ele ficar em primeiro. O Atlético de Madrid também vai chegar junto, ainda mais se contratar Thiago Neves. Porém, PSV e Olympique lutarão bravamente para provarem que não serão apenas figurantes nessa chave.

GRUPO E: Campeão é sempre candidato né? Com isso, fica mais fácil apostar as fichas. Então lá vai: Manchester e Villareal. Seco.

GRUPO F: O clube francês, liderado pela oitava vez por Juninho, deverá avançar no torneio, assim como o todo poderoso da Baviera, munido de Zé Roberto, Klose, Podolski e cia. Fiorentina e Steaua não farão muita frente às duas equipes citadas anteriormente.

GRUPO G: Sabemos que é clichê, mas como não estamos na aula de Teoria da Comunicação, não tem problema usar: "Grupo da Morte". É assim que podemos definir o grupo G da Champions. Arsenal, Porto e Fenerbahçe são times fortes e prometem uma primeira fase emocionante. O Dínamo de Kiev corre por fora, mas por fora mesmo.

GRUPO H: A briga ficará entre Real, Juve e Zenit, este último sendo campeão da Copa da UEFA do ano passado, uma espécie de "Sulamericana mais organizada". A torcida é pelo time de Madrid e pela Juventus, já que não dá para apoiar um clube racista.

Então: Qual são os seus favoritos ao título? E só para a próxima fase, já dá para apostar? Comente.

11 comentários:

Rodrigo Lois disse...

Desulpem-me pela falta de espaços entre os grupos, mas tava foda no PC daqui da faculdade... Os meus favoritos:
Real Madrid (sempre)
Man. United
Barcelona
Chelsea
Tomara que Fenerbahçe

warley.morbeck disse...

Quando a Libertadores vai ser tão organizada????


Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com/

Anônimo disse...

Quem vai passar para as oitavas :

grupo A:
Bordeaux
Cluj-ROM

GRUPO B:
Panathinaikos
Anorthosis -CIP

GRUPO C:
Basel - SUI
Shaktar - UCR


GRUPO D:
Olympique Marselhe
Atlético de Madrid

GRUPO E:
Aalborg - DIN
Villareal

GRUPO F:
Steaua Bucareste - ROM
Fiorentina


GRUPO G:
Fenerbahaçe
Dínamo de Kiev - UCR

GRUPO H:
Zenit - RUS
BATE Borisov - BIE


Não duvidem desses meus palpites, eles são tão possíveis e reais quanto a possibilidade de flamengo, fluminese e botafogo terem um próprio estádio cada, até a finalização do período de expansão do universo

Etchatz disse...

deluca sempre polêmico.

Acho que o Zenit e o Atlético de Madri podem surprender os já tradicionais favoritos. Destaque par a volta dos gigantes Bayern e a Juve de Turin.

Em contraponto, temos a ausência do Milan, que com Pato, Kaká, Seedorf, Ronaldinho, Shevchenko promete ser um forte time no winning eleven e favorito à Copa da Uefa. Será que Ancelotti abrirá mão de Gatuso ou Ambrosini para escalar pelo 4 dos mencionados?

O final de semana europeu foi recehado de zebras. Derrotas de Milan, Real Madrid, Barça. Empates de Chelsea, Inter, Juve, Roma.

Robinho polemizando, que pague a multa e rescinda unilateralmente o contrato. Ah esse futebol em que jogadores e empresários não respeitam contratos e a tradição dos clubes! Volta à lei do passe já!

Rodrigo Lois disse...

o Ronaldinho jogou bem ontem. Começou devagar, mas depois engrenou,e só cansou lá pelos 20 minutos do segundo tempo. Ok, ainda está muito longe da sua melhor versão, mas já dá sinais de recupera
ção e, principalmente, vontade. Vê-lo partindo para cima da zaga, rabiscando,etc, era algo que não acontecia desde final de 2006. Espero que ele continue subindo de produção.

Canhoto disse...

Vi o jogo do Milan e o Ronaldinho jogou bem.

Quanto aos campeonatos nacionais, acho que deve-se ficar de olho em times não tão tradicionais, principalmente na Espanha.

Rodrigo Lois disse...

Mudando um pouco de assunto, mas ainda falando de futebol internacional...alguém viu a lista da seleção? Se não viu, aqui está:

Goleiros
Júlio César (Inter de Milão)
Renan (Internacional)

Laterais
Maicon (Inter de Milão)
Kleber (Santos)
Juan (Flamengo)
Rafinha (Schalke)

Zagueiros
Juan (Roma)
Lúcio (Bayern de Munique)
Luisão (Benfica)
Alex Silva (São Paulo)

Volantes e meias
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Lucas (Liverpool)
Elano (Manchester City)
Hernanes (São Paulo)
Josué (Wolfsburg)
Diego (Werder Bremen)
Julio Baptista (Roma)

Atacantes
Robinho (Manchester City)
Ronaldinho Gaúcho (Milan)
Jô (Manchester City)
Luis Fabiano (Sevilla)
Rafael Sobis (Bétis)

Como já dizia meu amigo Jack Estripador, "vamos por partes":

No gol, achei correta a convocação do Júlio César, melhor goleiro brasileiro, e a do Renan, que não foi mal na Olimpíada.

O Dunga viajou na convocação do Rafinha e do Kléber. O segundo não joga nada a muito tempo, desde a sua lesão no Paulista, e o Rafinha não fez boa Olimpíada, além de outros laterais serem melhores do que ele (Ex: Daniel Alves, Cicinho, etc).

Para a zaga, deveria ter trazido o Tiago Silva. Aí fica a critério dele tirar o Lúcio ou o Luisão.

No meio campo, novamente "trip na maionese". A dupla Josué e Gilberto Silva é foda. O primeiro nunca jogou bem e o segundo não vem jogando nada. Poderia ter chamado o Diguinho do Botafogo, ou Rafael Carioca, do Grêmio. Deveria ter convocado o Tiago Neves, ou os Alex (ex-Inter e Fener), enfim, melhor não falta.

No ataque nenhum problema: os olímpicos escolhidos não foram tão mal e luis fabiano ainda está em ótima fase no Sevilla.

Alguém ainda concorda ou discorda? Opinem.

Rodrigo Lois disse...

Ops, esqueci de comentar: Dunga chamou Nilmar para o lugar de Sóbis.
Ótima troca, ao meu ver.

Felipe Schmidt disse...

Não vi o jogo, mas parece que o Ronaldinho foi bem na estréia. Agora o Milan está repleto de boas opções ofensivas, até porque tem a volta do Schevchenko também. Entretanto, a defesa é muito envelhecida, isso pode prejudicá-los.

Para a Liga dos Campeões, acredito que os ingleses vão continuar fortes, principalmente o Manchester United. Com o Mourinho, é possível que a Inter dê o tão esperado salto para finalmente ir bem na Champions.

Quanto à convocação, acho até que não ficou ruim. O Juan finalmente teve uma chance, gostei das convocações do Rafinha e do Renan. Embora o Josué continue firme e forte, pelo menos o Dunga fez justiça e convocou o Hernanes e, mesmo por causa de um corte, o Nilmar. Acho que o Brasil atravessa uma entressafra de primeiros volantes, daí a necessidade de apostar ainda no Gilberto Silva.

Mas, só pra não perder o costume, FORA DUNGA!

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

http://lumerkoz.edu I bookmarked this guestbook., http://barborazychova.com/members/Buy-Levaquin.aspx impunity http://www.comicspace.com/celexa/ outweigh inadequacy http://soundcloud.com/furosemide datasource privatized http://www.comicspace.com/aciphex/ retaining http://soundcloud.com/aricept procede foolish