11 de ago. de 2008

Na calada do dia

Nada como um dia entediante no trabalho para você refletir as coisas. Aquele marasmo, nada de interessante acontecendo ou alguém cobrando-lhe alguma tarefa. É engraçado o paradoxo desse tipo de situação: até a ventoinha do PC torna-se uma britadeira nesses momentos. Qualquer ruído, por menor que seja, consegue ser captado pelos ouvidos, graças a quietude, quase que enlouquecedora, do contexto.

Mesmo com tudo sendo desagradável, esse silêncio ainda proporciona coisas boas, como a explosão de vozes do cérebro, como se toda a torcida do Flamengo (maior só em número) se expremesse dentro da sua cabeça. Idéias voam, comentários são formulados, enfim, a máquina está em pleno vapor.

Quem também parece que está engrenando é Ronaldinho Gaúcho. Principalmente após sua atuação contra a Nova Zelândia. Os gatos pingados que acordaram para ver a partida certamente não se arrependeram (será mesmo?). Bons dribles, constante participação, momentos de brilho, como na jogada em que driblou dois jogadores e deixou Marcelo livre na área, com direito a toque sem olhar. Mas, quem o acompanha a algum tempo, notou algo que não se observava há muito tempo: Ronaldinho com alegria em campo (alegria mesmo, não aquela coisa que ele sempre fica repetindo na mídia: "É..estou muito feliz"), e com vontade. O craque ainda está longe da melhor forma, mas, a cada jogo das Olimpíadas, vai pulando os obstáculos que a sua mente criou desde a campanha na Copa de 2006.



Já a garotada, no geral, ainda ficou devendo. Vá lá, a seleção ganhou de 5 x 0, mas o nível do adversário também não foi lá grandes coisas. Se o jogo fosse de rugby, a história seria outra (Nessa hipótese, Dunga deveria levar Adriano e Júlio Baptista, só por precaução). O meio de campo ainda precisa se acertar. Diego e Anderson podem render muito mais, se aproximando do ataque, arriscando jogadas, entre outros detalhes. O mesmo para Hernanes e Lucas, que deveriam se apresentar para o jogo, chutar de longe, entre outras qualidades de um bom volante que eles têm. Pato desencantou. Bom para a namorada, que ganhou novamente homenagem especial, só que desta vez dividida com quase 1 bilhão de pessoas.



No vestibular das laterais, Marcelo tirou uma nota mais alta do que Rafinha, que ainda demonstra um acanhamento na subida ao ataque. Oportunidade para Ilsinho? Talvez sim, já que o Brasil está classificado para a próxima fase. Voltando ao carioca, percebe-se que ele está cada vez mais solto, e, auxiliado por Ronaldinho, pode produzir muito mais lances como o do gol de Pato, no qual fez um cruzamento na medida.

A zaga, leia-se Breno e Alex Silva, não apresentou falhas. Mas também não encarou um ataque de verdade. Veremos se a ex-defesa do São Paulo de 2007 continua sólida. O também pouco exigido Renan não é nem unanimidade nem descartável.

Dos reservas, o único que tem potenciais chances de virar titular é Thiago Neves. O jogador do Fluminense tem entrado razoavelmente bem e, somada a inoperância de Diego e Anderson, pode conseguir um colete no próximo coletivo organizado por Dunga.

Quarta-feira, a esquadra termina a primeira fase. Em todos os cassinos de Macao a aposta será na seleção canarinha, mesmo que o jogo seja contra a China. Na etapa seguinte, ou Itália ou Camarões. Os italianos fazem boa campanha, e os africanos...bem, os africanos são a "França" das Olimpíadas para o Brasil. Só lembrar da Nigéria e do próprio Camarões.

O passeio pela China está bem legal, muito samba no ônibus, festa, muambas, mas, se não abrir o olho para o futuro, a seleção verde-amarela (ou azul) poderá novamente ficar longe da medalha de ouro (que dessa vez vale mais, porque tem jade também! Rola até derretê-la, como fizeram com a Taça de 1970).

A torcida continua forte, mais ainda porque, sem Seleção, volta-se para a chatice do trabalho, ou do campeonato brasileiro que, para um vascaíno, está uma jóia rara. E aí, nem com festa de abertura igual a da China o lugar fica animado.

4 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

Gostei desse início do Brasil em Pequim. Nada brilhante, mas... melhor assim mesmo, pelo menos foram eficientes, venceram os dois primeiros jogos e tendem a ganhar confiança pra enfrentar o resto da competição.

Acho que dessa vez o Brasil pega a medalha que falta...

Rodrigo Lois disse...

Falando em medalha...a campanha dos atletas brasileiros hoje foi terrível, na natação então nem se fala. A única coisa que salvou mesmo foi o futebol feminino, apesar de ter começado o jogo perdendo. Muitos falam que a medalha de bronze do Tiago Camilo tem que ser comemorada, mas não sei se deveria ser tanto assim. Se uma pessoa é favorita à alguma coisa, claro que desaponta um pouco se ela não consegue atingir esse objetivo.

A medalha de bronze é honrosa, claro, mas deve-se ressaltar que ele tinha potencial para o ouro. Dizer isso enobrece o atleta, pois mostra que ele tinha total capacidade de ganhar a competição.

Em relação a Seleção, acredito que se o Brasil chegar à final, ele ganha. Agora, até lá, faltam alguns jogos.

Rodrigo Lois disse...

Pois bem, no jogo de hoje, mais uma vitória, e mais uma partida um tanto quanto arrastada. Gostei de Thiago Neves, que se mantiver o ritmo será titular logo, logo.

Etchatz disse...

Só a Argentina é adversária para o Brasil, possível confronto das semi-finais. Vou me esforçar para ver essas quartas-de-final, porque torcer pelos outros esportes não é tão fácil.