5 de set. de 2008

Lições de Florianópolis

A boa vitória sobre o Figueirense fora de casa, na última quarta-feira, foi emblemática para o Flamengo, não só pelo fato de a equipe ter voltado a vencer fora de casa e retornado ao G4, mas porque algumas lições importantes para o resto do Brasileiro ficaram bem claras, após o jogo.

Primeiro, Ibson voltou a jogar bem, e isso tem tudo a ver com o retorno à sua posição de origem, de segundo volante. Interessante também notar como a própria equipe ganha com isso - a saída de bola é feita com mais qualidade, e o meio campo torna-se mais dinâmico. O meia funciona como o centro de gravidade do meio campo, distribuindo o jogo de forma eficaz, e com maior espaço para pensar do que se estivesse mais à frente, batendo de frente com volantes botinudos. Foi jogando assim que Ibson tornou-se um dos destaques do último Brasileiro, mesmo jogando apenas um turno.

Segundo, Éverton. O garoto não repetiu o bom futebol de estréia, mas ainda assim foi importante. É bom a torcida se acostumar com isso - o meia é jovem, então será natural que tenha altos e baixos, partidas sensacionais e outras mais apagadas. Ainda assim, é um excelente acréscimo a um time que não tinha um jogador com a característica de partir para cima, driblar, chutar - é uma injeção de dinamismo muito bem vinda.

Terceiro, o Flamengo não tem reserva para Juan. E aí vem uma crítica a Caio Júnior: se sabia que Eltinho estava em péssimas condições físicas - não jogava há oito meses - por que liberar Egídio antes de ter um reserva em boas condições? Tudo bem, Egídio não mostrou bom futebol, estava sendo perseguido, mas Eltinho não pareceu ser tão melhor, e pelo menos a cria da Gávea estava fisicamente bem. Sem contar, é claro, na improvisação de Luizinho, algo que pode funcionar contra um time fraco como o Figueirense, mas será fatal contra times mais encorpados.

Por último, bom ver que a era de 7523 volantes no meio campo está com os dias contados. Ibson, Kléberson, Aírto, todos são bons volantes, marcam e sabem sair jogando, ao contrário de Jaílton, Toró e Cristian, por exemplo. Um volante mais voltado à marcação se faz necessário, mas parece-me que a formação ideal passa justamente no aproveitamento destes jogadores mais técnicos, com um armador clássico mais avançado. Assim, o Flamengo é mais forte, e pode alcançar seus objetivos.

Só para não deixar passar, não crucifiquem o Bruno! Ele é um dos goleiros mais seguros do Brasil, excelente em bolas aéreas, tem visão de jogo e tranqüilidade. Mesmo falhando nos últimos jogos - sim, ele deu mole no gol do Maurício -, ainda é peça fundamental no time. Apesar disso, é fato que tem dificuldade em chutes de longe e é um pouco confiante demais. Mas, pense bem, em quase três anos de Flamengo, quantas vezes você viu Bruno falhar? Aposto que é uma das menores médias de falhas no Brasil, embora sejam falhas mais decisivas. De qualquer forma deixem o cara trabalhar, ele é dos melhores no Brasil.

Agora, a seqüência de jogos entra numa fase crucial para o Flamengo. Analisando a tabela, após o jogo com o São Paulo, a equipe joga duas vezes em casa contra adversários acessíveis - Ipatinga e Sport -, enquanto seus rivais diretos pegam várias pedreiras. A estratégia é simples: segurar o São Paulo e vencer as duas partidas no Maracanã. Muito provavelmente, seus Grêmio, Palmeiras e afins poderão ter alguns tropeços nestas próximas rodadas. Mas é necessário que o Fla faça a sua parte.

Enfim, embora o Figueirense seja um adversário frágil, é bom que Caio Júnior possa certificar-se de algumas lições, que podem contribuir nessa remontagem do time para a reta final. A tabela é favorável, principalmente nos próximos jogos, e se pelo menos um dos atacantes acertar, a equipe tem boas chances no torneio. A pior fase, acredito, já passou.

2 comentários:

Rodrigo Lois disse...

Colocar o Ibson de volta a sua posição de origem foi fundamental para Caio Júnior. Mesmo sendo vascaíno, considero o Flamengo um dos favoritos ao título (Mas não quero que leve ahahahah). O Fla tem uma defesa muito boa, um meio de campo de qualidade com Ibson , Kleberson e Everton. Marcelinho Paraíba ainda crescerá de produção.

Anônimo disse...

acho que o flamengo tem uma boa defesa, laterais bons,longe da seleção. um meio campo razoável e agora um ataque melhor, porém não acho que consiga aga na libertadores. O Botafogo, como ano passado, voltou a jogar bonito. terá os mesmos resultados? Me parece ter mais chances de ficar no g4.