24 de abr. de 2008

Onde os Fracos Não Têm Vez

Terminada a primeira fase da Taça Libertadores da América, chega a hora do mata-mata, onde os fracos não têm vez. Melhores campanhas têm pouca influência aqui. Ganha o time de mais coração e mais raça, o time com poder de decisão, aquele que não amarela na hora do "vamo ver". Analisemos os confrontos brasileiros nas oitavas da Liberta:

- O Flu vai pegar o Nacional de Medelín, time mediano que o São Paulo só suou pra vencer por causa da escalação excessivamente retranqueira do Muriçoca (o que mais poderíamos esperar?).
O time de Renato Gaúcho tem a melhor defesa da competição, feito alcançado sem a necessidade de se abrir mão do poder ofensivo - o ataque também consta entre os mais positivos.

Thiago Silva atravessa excelente fase; Conca há bastante tempo vem jogando muito bem (e, quando sua atuação não é das mais brilhantes, ao menos ele figura entre os mais esforçados em campo). O mesmo não se pode dizer de Washington, que não marca há mais de um mês (desde o jogo contra o Vasco, na primeira fase da Taça Rio, em que fez gol na vitória de 2x1). Não creio que o desânimo pelo pênalti perdido na final contra o Botafogo atrapalhe o Coração Valente. Ao contrário, acho que irá até motivá-lo a sair de uma vez por todas dessa fase ruim.
Apesar da derrota definitiva no caso Leandro Amaral, o Fluminense ainda contará com uma dupla de ataque de peso, uma vez que Dodô está de volta.

Tendo isso em mente, não é demais arriscar que o tricolor carioca pode conseguir um bom resultado já na partida de ida, na Colômbia, assegurando um jogo tranqüilo no Maraca.

Palpite do blogueiro tricolor: meu Fluzão se classifica sem tanta dificuldade, quem sabe até com duas boas vitórias.


- Já o Fla "deliberadamente" tomou o caminho mais fácil, digamos assim, e "escolheu" não golear o Bolonhesa, com o intuito de evitar uma desgastante viagem ao México.

Clássica cena de filmes trash de terror: o cara correndo no escuro, olhando pra trás, tentando se certificar de que realmente escapou de seu perseguidor; quando vira uma curva e olha pra frente, encontra o tal perseguidor encarando-o. O adversário do Fla é o América do México.
Trata-se de um time razoável, e a longa viagem intercalada com as finais do Carioca pode ser prejudicial ao rubro-negro, que passou por situação semelhante ano passado contra o Defensor, e acabou sendo eliminado (e vale lembrar que o jogo de ida era logo ali, no Uruguai).
Além disso, há a saída de Joel: a entrada de um novo técnico entre a primeira e a segunda partida das oitavas pode ter efeito negativo sobre a equipe da Gávea.

Ainda assim, o elenco rubro-negro é imensamente superior ao do time mexicano, que só conseguiu vitórias apertadas em casa e perdeu todas fora.

Palpite do blogueiro: o jogo de ida será duro, e o rubro-negro pode vir desgastado da difícil partida contra o Botafogo, podendo até ser derrotado.
Entretanto, provavelmente conseguirá bom resultado no Maraca, com o apoio da massa rubro-negra, e passará à próxima fase.


- O abissal tropeço do Cruzeiro contra o Potosí, na última rodada da primeira fase, custou-lhe caro: dono de excelente campanha até ali, podendo inclusive garantir o primeiro lugar geral, o time mineiro deu mole e foi goleado pelo adversário nas alturas bolivianas, ficando apenas com a quinta melhor campanha na primeira fase da competição.

Some-se a isso o intrincado Grupo 3, em que foi acirrada a briga entre Atlas, Boca e Colo-Colo pela classificação, e o resultado é um tanto quanto desagradável: o Cruzeiro pegará o time argentino, atual campeão da Liberta, carrasco dos brasileiros, logo nas oitavas. Dois jogaços com resultados completamente imprevisíveis. Mas uma coisa é certa: a parada tá complicada pra Raposa.


- O Sumpaulo não vem jogando bem, isso é ponto pacífico.
Mesmo assim, o Muriçoca é um excelente técnico, e o time ainda conta com vários talentos. Se, por um lado, a campanha irregular na primeira fase e a eliminação do Campeonato Paulista possam ser preocupantes, por outro, servem para acordar o time e mostrar que ele não é tão forte como no ano passado.

O tricolor paulista enfrentará o bom time do Nacional, uma equipe que, jogando no Uruguai, pode dar muito trabalho - vide partida contra o Fla -; mas que, despojado do apoio da torcida e da catimba uruguaia, torna-se um time não tão difícil de ser batido (vide o jogo de volta contra o mesmo Flamengo).

Palpite do blogueiro: resta ao tricolor paulista, na sua retranca, arrancar um empate em Montevidéo, para que uma (bastante possível) vitória simples no Morumbi seja suficiente para a classificação. E é o que provavelmente ocorrerá.


- O Santos pega novamente o Cúcuta, reeditando os confrontos da primeira fase. Na Colômbia, o time de Leão arrancou um chocho empate em 0x0. Na Vila, o peixe suou para vencer por 2x1, num gol de sorte aos 43 do segundo tempo.

A má campanha no Paulistão, que acarretou sua eliminação precoce, antes das semifinais (ainda que o time tenho melhorado nas últimas rodadas), já denunciava a fragilidade da equipe. Time de elenco mediano e recheado de jovens, o Santos vem em busca de reforços há muito tempo, sem sucesso.

Palpite do blogueiro: o Santos é o time brasileiro com a maior probabilidade de pular fora da Liberta já nas oitavas. Ambos os jogos serão complicados; a classificação (de quem quer que seja) provavelmente será sofrida. Empate em 0x0 lá e empate em 1x1 na Vila - Cúcuta se classifica pelo gol fora de casa. Vai ser chatinho e truncado assim.



No geral, a perspectiva - pelo menos por enquanto - é boa para os times brasileiros, em especial para os cariocas, que (aparentemente) têm vida mais fácil nas oitavas. O melhor jogo - e também o mais difícil - obviamente será o do Cruzeiro. O primeiro confronto verdadeiro entre argentinos e brasileiros.

No fim das contas, nenhuma dessas análises importa realmente: mesmo que sejam opiniões com (algum) embasamento, mata-mata de Libertadores não admite previsões. É o lugar mais propenso a surpresas, onde qualquer vacilo pode ser fatal.
Tentar prever só serve pra papo em mesa de bar: os times têm que deixar de lado qualquer favoritismo ou análise pré-concebida e se concentrar no jogo.
Libertadores é foda.

A nós, meros blogueiros-torcedores-pretensosanalistas, restam não os ecos do estádio vazio do pós-jogo, mas os ecos futuros de um estádio expectante: o show tá começando.

12 comentários:

Etchatz disse...

Libertadores é foda mesmo. Falo com conhecimento de causa, bi-campeõa sul-americano 1948/98.

Mas hoje está bem mais fácil do que antes, a começar pelo aumento do número de participantes. Não sendo exclusividade dos campeões nacionais as vagas.

bolonhesa, luquenho, audax, entre outros bizarros apareceram e um foi campeão, once caldas em 2004

E também os times estão mais fracos do que nas outras décadas, exceto o fluminense (está melhor do que a 10 anos atrás, não poderia ser diferente) visto a enormidade de talentos sul-americanos na europa, ásia e etc.

Não torço contra ninguém, sigam os seus caminhos.

James M. Barrie disse...

Thiago nostálgico todo recalcado só porque o Vasco tá fora.

Tem muita merda, mas ainda há times fortes. Os brasileiros - com exceção do Santos - são bons times; River e Boca são sempre grandes rivais; Nacional (URU), Cúcuta e Estudiantes são outros bons times.

Concordo que, no geral, os times tão mais fracos. Mas nem fodendo que tá "bem mais fácil".

Felipe Schmidt disse...

Fluminense passa tranqüilo. Tem tudo a favor: nenhum desgaste, adversário inferior e atenção 100% voltada para a Libertadores.

Já o Flamengo, mesmo pra mim, flamenguista, é uma incógnita. Acho que depende muito do primeiro jogo. Se o pessoal conseguir não ser espancado lá, como aconteceu contra o Defensor ano passado, dá pra se garantir no Maraca. Ah, e não precisa se importar com o Botafogo. Estadual o Flamengo ganha todo ano, Libertadores é mais complicada.

Quanto aos outros brasileiros, acho q nenhum passa. O Cruzeiro não vai ser páreo para um Boca muito mais experiente; o Santos vai se embolar com o Cúcuta; e o São Paulo, mal do jeito que está, vai tomar um belo sufoco do Nacional, no Uruguai.

Rodrigo Paradella disse...

Já disse e repito. Favoritos para essa Libertadores são: Boca, Cruzeiro, River e SP(pela estrutura, não pelo time).

Acho que sai dae o campeão. Se tivesse que apostar, apostaria no Boca Jr. pela tradição, time e pelo Riquelme.

Felipe Schmidt disse...

São Paulo? Vai cair pro Nacional, tu vai ver.

Cruzeiro e Boca se matam.

O River realmente tá bem, é favorito sim.

Rodrigo Paradella disse...

Quanto ao América do México, o time é fraco, mas tem torcida comparável(em tamanho) com a do Flamengo e joga na altitude. Fora isso, tem 3 vitórias nessa Libertadores, as 3 EM CASA.

Vai ser adversário duro, mas não deve eliminar o Flamengo não.

Felipe Schmidt disse...

Bony, a questão não é perder lá no México. É de QUANTO perder. 1 a o, 2 a 1, é negócio.

James M. Barrie disse...

É o que eu falei, o América do México vai ser complicado lá, mas no Maraca o Flamengo deve ganhar.
Porque, se o América ganhou as três em casa, perdeu as três fora.

James M. Barrie disse...

1x0 não é tão negócio não, Flip.
A parada mesmo é conseguir fazer gol fora de casa.
2x1 é um grande resultado.

Rodrigo Paradella disse...

O Flamengo tem tudo pra sofrer nos 2 jogos contra o América. Chegará cansado nos 2 jogos e, pensando bem, acho que o Flamengo só passa se o time do América for muito ruim ou estiver tão cansado quanto o Flamengo.

Anônimo disse...

"Libertadores é foda mesmo. Falo com conhecimento de causa, bi-campeõa sul-americano 1948/98."


Acho que só os tricolores passam. O Flu pela fraqueza de seu adversário e o São Paulo pela experiência, embora enfrente um time não menos experiente.

O Fla, embora já tenha quebrado minha expectativa ao atropelar o Cienciano na altitude, não tem, na minha opinião, um caminho fácil. Admito que não faço idéia de como anda o time do América, mas jogo´lá é sempre complicadíssimo. De qualquer forma, acho que o América faz o resultado em casa, até porque é a sua única chance, pois s,e o Fla vier pro Rio sem precisar revertar um quadro bem adverso, penso que não terá grandes problemas. Como botafoguense e brasileiro, espero que se desgastem lá, mas quem sabe arranquem uma classificação. Mas se tivesse que apostar, apostaria no América.

Quanto ao Cruzeiro, pagou por seu pecado. Pecado, no singular mesmo, que foi tomar de 5 dos bolivianos. O Boca pode (parecer) estar numa merda, é sempre difícil jogar contra eles , os times daqui não aprendem. Portanto, aposto neles, mas com dificuldade.

Já o Santos já foi longe demais.

Rodrigo Paradella disse...

Grande Igor! ahahah

Concordo contigo.

É por ae mesmo...