30 de abr. de 2008

Libertadores: Flamengo 4 x 2 América-MEX

Em jogo movimentado, o Flamengo venceu o América, do México, por 4 a 2, no estádio Azteca, e deu um grande passo para a classificação para as quartas-de-final da Libertadores. Marcinho, com dois gols, Diego Tardelli e Léo Moura fizeram os gols rubro-negros, enquanto Cervantes e Esquerda descontaram para os mexicanos.

O América mostrou ser mais frágil do que eu pensava. Com uma zaga lenta e desatenta, e um meio-campo inoperante, tanto na defesa quanto no ataque, os mexicanos dependiam exclusivamente do paraguaio rechonchudo Cabañas, principal referência da equipe. O primeiro tempo foi bastante amarrado, graças ao respeito excessivo que o Flamengo teve pelo adversário, arriscando poucas jogadas de ataque. Pesou também o fato de o meio-campo estar carregado de volantes e Juan, visivelmente cansado. Ainda assim, a equipe dava a impressão de poder fazer um gol a qualquer momento, tamanha a apatia mexicana. No final, dois lances fortuitos alteraram o placar: primeiro, Marcinho recebeu lançamento de Bruno e marcou. Logo depois, Cervantes aproveitou cruzamento e empatou o jogo.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com Obina no lugar de um Souza jogando aberto demais pela esquerda, e Léo Moura no lugar de Juan, com Luizinho indo para a lateral esquerda. Ao contrário do que a alteração sugeria, o time melhorou e passou a jogar mais pelos flancos, com Kléberson mais avançado, perto dos atacantes. Assim, os brasileiros passaram a criar inúmeras chances, especialmente em contra-ataques, mas que esbarravam tanto nas finalizações quanto no último passe.

Depois de tanto insistir, a equipe marcou novamente, com Marcinho, em passe de Obina. Porém, em mais uma desatenção da defesa, o América empatou rapidamente, em cruzamento de Cabañas aproveitado por Esqueda. Mesmo com o gol, o Flamengo continuou perdendo muitas chances, graças à enorme quantidade de passes errados de Kléberson. Joel tentou consertar, colocando Tardelli no lugar de Cristian, e recuando o volante pentacampeão. A medida deu certo, e, no final do jogo, a equipe marcou duas vezes, selando o placar.

Mais importante do que a vitória, é a certeza de que o elenco do Flamengo tem boa profundidade, além da motivação que o resultado dará para a final do Carioca. Com este placar, o rubro-negro está muito perto da classificação, e pode se concentrar totalmente no Botafogo. Apesar dos erros de passe de Kléberson, a opção de avançar um dos volantes para encostar no ataque mostrou ser ótima alternativa. Ibson, ou até mesmo o próprio Kléberson - em dia mais inspirado - podem fazer esta função tranqüilamente. De positivo, também podemos destacar a atuação de Marcinho e, acredite, Jaílton, muito bem no combate direto, apesar de alguns erros de marcação.

Agora, é procurar descansar e entrar bem para a final do Carioca. Uma das batalhas das últimas semanas, muito provavelmente, já está vencida.

Nenhum comentário: