21 de abr. de 2008

À Deriva: Joel deixa o Flamengo após a final do Estadual

E os boatos que Joel Santana fez questão de desmentir acabaram se confirmando verdadeiros. Indicado por Carlos Alberto Parreira, o Homem da Prancheta assinou contrato com a seleção da África do Sul, para treinar a equipe na preparação para a Copa do Mundo. Com isto, o treinador abandonará o cargo no Flamengo, logo após a final do Estadual, contra o Botafogo.

Para Joel, um ótimo negócio. Segundo o próprio técnico, ele vai ganhar mais do que já ganhou em toda a carreira, além de poder disputar uma Copa do Mundo, sonho de qualquer treinador. Ele também se livra de alguns atritos que estavam começando a surgir no Flamengo, devido aos seus critérios na escalação da equipe. Alguns jogadores, como Diego Tardelli, Marcinho e Gavilán, já davam sinais de descontentamento com sua utilização.

Se, para o Natalino, a transferência foi boa, para o Flamengo, é algo preocupante. Não tanto pela qualidade de Joel - que já começava a ser questionado pela torcida - e sim pela interrupção de um planejamento logo no seu momento mais crítico: a final do Carioca e a fase final da Libertadores. Apesar de suas limitações, o treinador conhecia bem os jogadores e já tinha definido um padrão tático para a equipe. Com a chegada de um novo treinador, tudo muda: haverá um baque natural por causa da mudança no comando, além da implantação de uma nova filosofia de trabalho. Ou seja, uma fase de transição justo no momento em que o time deveria estar encorpado e entrosado.

Outro problema para o Flamengo diz respeito ao substituto de Joel. Os treinadores mais gabaritados estão todos empregados e dificilmente sairiam de seus clubes atuais: Abel Braga, no Internacional, Wanderley Luxemburgo, no Palmeiras, e Mano Menezes, no Corinthians. Existem ainda algumas boas opções, como Tite e Paulo Autuori, ambos no futebol árabe, e Caio Júnior, hoje no Goiás.

Resta à diretoria rubro-negra agir rápido e com ousadia, seja para tirar algum peso-pesado do seu clube atual, ou para bancar um nome menos cotado em um momento tão importante. Seja qual for a solução, é um obstáculo desnecessário para um clube que, no começo do ano, planejava conquistar todos os títulos possíveis.

Opinião deste blogueiro: Paulo Autuori seria um bom nome, pela experiência na Libertadores. Caio Júnior seria o plano B, por ser mais acessível, embora também talentoso. É esperar para ver.

3 comentários:

Unknown disse...

MENGOOOOOOOOOOOOOOOOO
=D
Não importa quem vai assumir o time, o Flamengo não precisa de técnico
XD

Anônimo disse...

Joel mais uma vez largando o time no auge para não ser cobrado pelo futuro insucesso. Faria o mesmo, por um bom dnheiro e a chance de disputar uma Copa do Mundo. Assim sai por cima, deixando as portas abertas.

Anônimo disse...

cm disse o carlinhos, Joel ta certo... sai por cima, pra ganhar mais e participar do maior evento futebolístico de todos a Wold Cup :p

tristes de nós flamenguistas... era ele quem controlava esse bando de fanfarrões!