29 de abr. de 2008

Prévia: Flamengo x América-MEX


Depois da vitória sobre o Botafogo no último domingo, pela final do Estadual, e de uma viagem cansativa até o México, o Flamengo encara o América, pelo jogo de ida das oitavas-de-final da Libertadores.

Poupar ou não?

A princípio, Joel diz que apenas Bruno está confirmado na equipe. A idéia de poupar alguns jogadores é algo bastante delicado e merece uma análise cuidadosa. É, no mínimo, mais um grande risco a que Joel se propõe a correr: pode dar muito certo, ou pode dar muito errado. Caso, com uma equipe mista, o Flamengo consiga um bom resultado e chegue descansado para o segundo jogo contra o Botafogo, o Natalino será aclamado; porém, se o time voltar do México com um péssimo resultado, as críticas serão ainda maiores. Imagine então se Joel coloca a equipe principal no México, é derrotado e ainda chega com um time esgotado para a final do Carioca! Como podemos notar, o dilema é grande, e bem mais complexo do que se imagina.

Entretanto, algo que vem sendo bastante elogiado, este ano, é o elenco rubro-negro, tido como dos mais fortes do Brasil, com boas peças de reposição. Nomes como Tardelli, Obina, Jônatas e Gavilán podem substituir os titulares à altura. Porém, existem alguns setores da equipe que não têm reservas tão gabaritados, especialmente a zaga e as laterais, justamente onde Joel parece dar mais indícios de que mexerá. Outro grande temor é a mania do treinador de escalar o volante Jaílton. É grande a chance de que ele apareça como titular amanhã.

Para não ficar em cima do muro, eu acredito que pouquíssimas mudanças valeriam a pena, e são justamente estas as mais improváveis. A entrada de Gavilán no meio seria uma boa opção, assim como Jônatas, mas o último tem a desvantagem de estar voltando de contusão. Embora Diego Tardelli e Obina sejam bons substitutos, as circunstâncias do jogo não são favoráveis à entrada deles: Souza prende melhor a bola no ataque do que Obina, o que será essencial contra a pressão mexicana, e Marcinho é bem mais solidário à equipe do que Tardelli. Uma ótima opção para o jogo seria Maxi, mas o argentino foi vetado para a partida.

Como podemos ver, o Fla não tem tantas opções para poupar amanhã. O ideal seria levar a equipe titular e, dependendo do placar, substituir os mais desgastados. Jônatas pode entrar no segundo tempo, assim como Tardelli. Como opções para entrar de início, como já explicado, podem render menos. Já mexer na defesa, para mim, é um enorme erro, por alguns motivos: o jogo é fora de casa, as chances de ser bastante atacado são maiores, e nada melhor do que uma defesa entrosada para para ir bem; além disso, existe a questão de os reservas não estarem à altura dos titulares.

O rival mexicano

O América, por sua vez, é uma incógnita: será a equipe que venceu todas as partidas em casa, pela Libertadores, ou o time apático que é lanterna do campeonato nacional? De qualquer forma, o time parece muito com o próprio Flamengo de anos atrás: um elenco cheio de jogadores renomados que inexistem como equipe e sobrevive de brilhos individuais.

Ochoa, o goleiro, queridinho no país, e Cabañas, o atacante, artilheiro do time na temporada, são os nomes mais importantes do time. Para se ter uma idéia, Cabañas, além de marcar os gols, é o jogador com mais assistências para os companheiros(veja aqui a tabela de estatísticas do time, no torneio nacional). Além dele, nenhum outro jogador marcou mais de um gol no campeonato Mexicano, nem deu mais de um passe para gol. Ainda assim, a equipe tem bons valores, como o atacante argentino Federico Higuaín e o experiente volante Germán Villa, com várias presenças pela seleção Mexicana.

Prognóstico

Considerando que o Flamengo escale sua força máxima, os rubro-negros tem boa chance de sair com um resultado interessante. A menos que ocorra uma pane, como no ano passado contra o Defensor, o Fla é capaz de voltar para casa com, na pior das hipóteses, uma derrota mínima. Para isso, precisará segurar o paraguaio Cabañas e a pressão mexicana. Os primeiros vinte minutos serão fundamentais para barrar o ímpeto do América, e passar a aproveitar o mau momento deles. Um jogo paciente, com toque de bola e segurança defensiva, como foi contra o Cienciano, parece ser o melhor caminho para que os brasileiros voltem com um bom resultado.

3 comentários:

Anônimo disse...

http://bp2.blogger.com/_hH8fcw_fuI8/SBfng7cWYPI/AAAAAAAAAz4/eVQPgDmpFnk/s1600-h/flan%C3%B4meno.jpg

Etchatz disse...

Jogo duro, o goleiro deles é muito bom. Eliminou o Vasco na sul-americana ano passado fazendo milagres en são janu. Eu não pouparia ninguém, o time tinha que ter se preparado, planejando esse paríodo de jogos decisivos e viagens.

Unknown disse...

ai ai
eu queria tanto entender oq vcs falam!
=(
rs