23 de abr. de 2008

Fla joga para fugir do desgaste

Em meio a incertezas quanto ao futuro, o Flamengo encara o Coronel Bolognesi, no último jogo da primeira fase da Libertadores, pensando no primeiro lugar no grupo e a melhor campanha geral.


A grande questão deste jogo é a postura dos jogadores rubro-negros. O próprio técnico Joel Santana afirmou que, talvez, o primeiro lugar geral - só possível caso a equipe goleie - não seja tão vantajoso. Resta saber como o time vai entrar, tendo este pensamento. Mesmo com os desfalques de Ibson e Renato Augusto, a equipe é muito melhor que o Bolognesi, e deve vencer.

O que não dá pra entender são as opções de Joel, colocando Jaílton, um volante de contenção, no lugar do único meia criativo da equipe. Vale lembrar que o Bolognesi tem a melhor defesa da competição, sofrendo apenas três gols, e não vai ser fácil furar a retranca peruana sem ter um armador legítimo. Por outro lado, os peruanos não marcaram nenhum gol na competição, o que vai contra a idéia de reforçar a marcação, com a entrada de mais um volante. Em suma, o time carioca pode acabar complicando um jogo facílimo, graças a uma cautela excessiva.

O Bolognesi vem para o Brasil sem qualquer responsabilidade, e deve se ancorar na segurança do goleiro Penny, da seleção do país, e na velocidade do esguio Junior Ross para puxar contra-ataques. Resta ao Flamengo buscar um gol no começo para jogar com mais tranqüilidade durante a partida.

Por fim, ao contrário do que Joel pensa, ao terminar em segundo lugar geral, apossibilidade de encarar o América do México é maior do que chegar em primeiro. Se confirmar o segundo posto, o Fla dependerá de uma combinação de resultados no grupo do São Paulo para escapar da viagem desgastante para o México.

Apesar de tudo, ainda acredito que o Rubro-Negro deve vencer, embora Joel esteja querendo dificultar as coisas. Seria bem mais fácil - e sadio - promover um rodízio no plantel, aproveitando os desfalques, e pôr para jogar nomes que têm tido poucas chances, como Tardelli e Maxi. Outro teste interessante seria a volta de Marcinho para a sua posição de origem, o meio campo. Mas já seria ousadia demais para o Natalino.

2 comentários:

James M. Barrie disse...

O Joel entrou com uma escalação errada - você cantou a pedra - e complicou demais o jogo.
Apesar de conseguir, vez por outra, chegar relativamente bem no ataque, o Flamengo foi pouquíssimo efetivo.

Só mesmo numa bola parada e na cobrança iluminada de Bruno que o Flamengo conseguiu sair do sufoco.

2x0 foi um placar "elástico" demais pro que o Fla apresentou...

E a cautela do Natalino, que achou uma boa idéia tirar o pé pra não golear (como se fosse conseguir facilmente enfiar cinco gols no Bolonhesa, que até então só sofrera três) e ficar com o segundo lugar geral - pra não pegar o Nacional do México -, essa cautela agora tá se mostrando prejudicial: com a vitória parcial do Sumpaulo, o Nacional de Medelín é justamente o adversário do Fla nas oitavas.

Natalino, Natalino... toma cuidado pra não ir embora fazendo lambança.

Felipe Schmidt disse...

Na verdade, o Fla vai pegar o América, justamente quem eles queriam evitar. O Joel vacilou feio dessa vez, achava q ficar em segundo lugar o livraria dos mexicanos, mas era justamente nesta posição que a chance de pegá-los era maior.

Trocou as bolas, o Natalino. Mas não acho que, mesmo se "quisesse", o Fla golearia hoje. Não com esta escalação.

Quem se deu bem foi o Flu, Nacional da Colômbia é um adversário bem acessível.