27 de abr. de 2008

Por detalhes, Flamengo sai na frente: 1 a 0

Em jogo extremamente equilibrado e truncado, o Flamengo aproveitou melhor suas chances e largou na frente, na decisão do Estadual: 1 a 0 no Botafogo, com gol de Obina.

Surpreendente a postura mais defensiva do Botafogo no jogo. Apesar dos desfalques da equipe, eu não esperava um alvinegro mais preocupado em segurar o empate, para decidir no segundo jogo. Até a costumeira pressão na saída de bola adversária não foi tão freqüente quanto o usual. De qualquer forma, o time fez tudo certinho: Diguinho anulou Ibson, e os laterais rubro-negros foram bem vigiados. A diferença é que, desta vez, conseguiram equilibrar o duelo. Pela esquerda, Juan superou Túlio Souza, que foi substituído ainda no primeiro tempo. Túlio o substituiu na função e equilibrou o duelo, embora não tenha produzido no ataque. Do outro lado, Léo Moura, embora ainda tímido, foi o responsável pelas chances mais claras do Fla, e não deu espaços para Zé Carlos. Do lado rubro-negro, a marcação também funcionou. Ronaldo Angelim cuidou bem de Wellington Paulista, e Cristian esteve muito bem no combate direto. Fábio foi o alvinegro que mais incomodou a defesa rubro-negra, mesmo sem ter tido qualquer chance clara de gol.

O jogo só ficou mais aberto com a mudança de Joel, que fez Tardelli entrar no lugar de Kléberson, no intervalo. Com isso, o Fla ganhou opções no ataque, mas deixou o meio-campo vulnerável para o Botafogo, que aproveitou, criando boas chances - a mais clara em chute de Eduardo na trave, depois de grande jogada individual - e dominando o segundo tempo. O panorama só mudou quando Joel arriscou: sacou um displicente Ibson e lançou Obina, escancarando ainda mais o meio, em nome de um ataque ainda mais forte. Felizmente para o Fla, Obina resolveu o dilema rápido, escorando a bola cruzada por Tardelli, em contra-ataque puxado por Léo Moura. Com isso, o Natalino recompôs a defesa, trocando Souza por Jaílton. O Botafogo ainda esboçou reação, mas, a esta altura, tinha peças muito defensivas, graças às entradas de Edson e Adriano Felício, no lugar de dois jogadores de frente: Zé Carlos e Fábio. Assim, o Fla garantiu a vantagem mínima para a próxima partida, em jogo que poderia ter tido outra história, caso o alvinegro Eduardo convertesse em gol a linda jogada que protagonizou, momentos antes da entrada de Obina.

Agora, o Flamengo tem uma vantagem importante. O próximo jogo terá um Botafogo completo e muito mais voltado ao ataque, como está habituado a jogar. Já o Fla estará desgastado da viagem ao México. Por estes fatores, certamente a marcação pressão alvinegra será bem mais freqüente, e essa tem sido uma das armas prediletas de Cuca contra os rubro-negros, que, por sua vez, deverão entrar mais cautelosos. Esta vantagem do Fla, embora mínima, será de enorme importância para que a equipe possa lidar com o próprio cansaço e o ímpeto alvinegro.

4 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

Sou Botafoogoo
e vou cantarr
Com muito orgulho, com muito amooorr
Esse jogo vai VIRAR!
Eu quero ser o vencedorrr!

É ruim de não virar hein...

Vamo Botafogooo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A batalha está só começando, muita coisa ainda vai rolar e eu acredito no meu Botafogo. Suaram pra ganhar do nosso time misto.
Com a viagem desgastante do time do Flamengo na quarta-feira e a volta dos titulares no time do Botafogo, temos tudo pra ganhar no domingo e nos sagrarmos campeão do estadual 2008.

Etchatz disse...

O primeiro tempo foi pavoroso, o botafogo só chgava através das ligações diretas (chutões) e o fa estava mais organizado. No segundo tempo o jogo melhorou, não tinha como piorar, e foi igual, com as duas equipes tendo chances de sair na frente no confronto. Azar do bota.

Ridícula a manifestação de desagrado do Ibson ao ser substituído. Não jogou nada e mostrou vaidade que não cabe dentro de um grupo de profissionais. Cabeça é pra pensar e não ficar usando bonézinho de lado, como o Sérgio Mallandro.