28 de abr. de 2008

Garotos do Botafogo

A semana da decisão do Carioca foi marcada pela expectativa pela "estréia" do jovem goleiro Renan, de 18 anos. O goleiro já havia atuado bem em jogos inexpressivos contra Cabofriense e Volta Redonda, mas falhou em seu 1° jogo decisivo, nas oitavas da Copa do Brasil, contra a Lusa. Falha essa que despertou uma enorme desconfiança da torcida, que rapidamente esqueceu do status de promessa que o jogador tinha em General Severiano para considerá-lo um goleiro inseguro.

A tensão no domingo era grande na torcida do Botafogo, a sensação era de que quase nenhum botafoguense confiava totalmente no goleiro. A apreensão era quase palpável, nos primeiros minutos de jogo muitos já rezavam para que a bola não chegasse a meta alvingra, mas chegou. No primeiro grande lance da partida, Souza saiu na cara de Renan que, em excelente defesa, salvou o Botafogo. Foi o suficiente para o garoto entrar no jogo e mostrar porque é goleiro da seleção sub-20 com excelentes defesas e atuação impecável.

Enquanto Renan conquistava a torcida alvinegra com grande atuação, Eduardo, de 19 anos, entrou na partida. Eduardo chegou ao Botafogo, no início desta temporada, com status de grande revelação do futebol baiano. Apesar de bastante badalada, era uma contratação visando o futuro promissor do jogador, porém a falta de elenco do Botafogo transformou o jovem em opção quase que imediata para o time titular. Eduardo correspondeu e até teve boas atuações nos jogos que entrou. E em uma jogada espetacular, Eduardo quase abriu o placar para o Botafogo. A conclusão pode não ter sido a melhor escolha para o momento, porém foi bem executada e, se não fosse algum azar por parte do zagueiro alvinegro, poderia ter sido o primeiro gol do jovem no clube. Mas a bola caprichosamente bateu na trave direita do goleiro Bruno, que já estava vendido no lance. O dia não era de Eduardo. Em lance no meio campo, o zagueiro tentou driblar Léo Moura, mas foi desarmado com facilidade o que gerou um contra-ataque fulminante do rubro-negro, que se aproveitou da desatenção da zaga adversária e do gás de Obina, que acabara de entrar na partida, para abrir o placar.

Hoje, as celebrações - justas - por Renan e as críticas ferozes - injustas - para Eduardo. Dois garotos que foram protagonistas neste domingo de decisão. Infelizmente para o torcedor botafoguense, Eduardo foi vilão, mas teve chance de ser herói, e dos grandes. Queimar o garoto é totalmente injusto, porque se uma característica de Eduardo tem de ser celebrada é exatamente a sua ousadia, o sua coragem de tentar acertar. Coragem essa que poucos jogadores têm ou tiveram em momentos decisivos como aqueles. Pena que essa coragem tenha custado a derrota de domingo, mas certamente ainda conquistará muitas vitórias, porque é dessa coragem que nascem os heróis.

3 comentários:

Felipe Schmidt disse...

Renan realmente foi bem, e o Eduardo mostrou um misto de personalidade e deslumbramento. Mas temos de admitir que qualquer um, no lugar dele, chutaria para o gol, em vez de passar pro companheiro. Já a tentativa de drible da vaca foi bizarra, infantil mesmo.

Acho que não pode passar a mão na cabeça. Tem de conversar com ele, ressaltar no que ele errou e no que ele acertou.

Etchatz disse...

O Renan foi muito bem, tanto que o Cuca destacou que a ausência de Castillo não foi sentida, enquanto Triguinho, Jorge Henrique e Alessandro fizeram falta. O jovem goleiro fez uma belíssima defesa no ínicio do segundo tempo, no arremate de Souza.

o Eduardo não foi mal, ao meu modo de ver. Tinha que ter finalizado mesmo, pois já estava na pequena área. O cruzamento, se interceptado, seria um erro grosseiro.

Anônimo disse...

Gostei muito da atuação do Renan também. Já o Eduardo deixou um pouco da desejar, faltou sorte no lance da bola na trave. Na minha opinião ele fez certo em ter chutado a gol mesmo.
E o Eduardo tem duas características muito boas, como foi dito no texto, a coragem e a ousadia nos lances. Só que não se pode perder uma bola ridícula dessa que ele perdeu, sem ter ninguém pra cobrí-lo no lado esquerdo, sendo que o time naquela hora estava recheado de zagueiros. São falhas que devem ser corrigidas para domingo.