23 de abr. de 2008

Fla vence no sufoco

Com um gol salvador do goleiro Bruno, cobrando falta, o Flamengo abriu caminho para uma vitória suada, no Maracanã, contra o Coronel Bolognesi. Mesmo jogando mal, a equipe bateu o time peruano por 2 a 0 - Obina completou o placar. Com o resultado, o clube alcançou a liderança do grupo e a segunda colocação geral, assegurando boa vantagem para as próximas fases da Libertadores.

Como previsto aqui no blog, a equipe carioca encontrou muitas dificuldades contra a retranca peruana, graças aos quatro volantes escalados por Joel. Com um Toró estabanado e um Kléberson tímido, a equipe se viu sem alguém para encostar nos atacantes, tarefa que acabou sobrando para os laterais, que foram obrigados a cair para o meio para criar algo, matando o ponto forte rubro-negro, justamente as jogadas pelos lados. Com tamanha desorganização, não é de se espantar a quantidade de passes errados e a falta de chances criadas.

No segundo tempo, Joel ainda tentou aumentar o poderio ofensivo da equipe, colocando Tardelli no lugar de Cristian. A medida não funcionou, e o Flamengo continuou afunilando as jogadas. A situação se agravava ainda mais com a atuação displicente de Léo Moura, que passou a ser vaiado, com justiça, pela torcida. A salvação carioca acabou vindo em jogada de bola parada: Bruno cobrou com maestria e abriu o placar. Com o time peruano desanimado e os cariocas menos pressionados, Obina acabou fechando a conta de um jogo difícil, mas que assim o foi graças à opção defensivista de Joel e à soberba rubro-negra, que ficou os dias anteriores avaliando se valeria a pena ou não golear o Bolo - esqueceram que a defesa peruana era a menos vazada da competição.

Com a volta de Ibson e Renato Augusto contra o Botafogo, o time ganha bastante em criatividade, o que não deve sobrecarregar os laterais como neste último jogo. Mas, acima de tudo, para vencer um Botafogo motivado e jogando bem, o Flamengo vai precisar jogar com muito mais determinação do que hoje. E, é claro, ser um pouco mais ousado.

ATUALIZAÇÃO: Com a vitória do São Paulo, ficou definido o adversário do Flamengo nas oitavas: o América, do México, justamente quem Natalino queria evitar. O que você acha do confronto? O Fla consegue passar?

2 comentários:

James M. Barrie disse...

Caramba, troquei totalmente as bolas no comentário do outro texto.Enfin.

James M. Barrie disse...

O Flamengo vai acabar passando.

É capaz de perder no México: viagem desgastante, possível clima ruim com a saída de Joel, entreato do jogo com o Botafogo - tudo atrapalha o rubro-negro.
Entretanto, no jogo de volta, com o apoio da mulambada, o Flamengo vai acabar revertendo a situação.

Mas é tudo incógnita: depende do resultado no Estadual, depende de quem vier pro lugar do Joel...

O prognóstico é de vitória, mas isso pode ser alterado em caso de derrota pro alvinegro ou caso um técnico mais fraco substitua o Natalino.