21 de abr. de 2008

Botafogo Bicampeão da Taça RIo

Botafogo 1 x 0 Fluminense

O Botafogo conquistou neste domingo o terceiro título de turno em 3 anos, confirmando assim, a terceira participação consecutiva do time de General Severiano em finais do Campeonato Carioca. Campeão em 2006, o Botafogo não obteve o mesmo êxito em 2007, quando, em uma final de arbitragem polêmica, perdeu o título estadual para o Flamengo.

Time de melhores números no estadual desse ano, o Botafogo desperdiçou a primeira oportunidade de garantir vaga na finalíssima do carioca ao perder a final da Taça Guanabara para o Flamengo, em mais uma final marcada pela arbitragem polêmica e por brigas entre os jogadores. Já na Taça Rio, o Botafogo mostrou poder de reação ao chegar facilmente às semifinais e, também com certa facilidade, eliminar o Flamengo para chegar à final contra o Fluminense.

Na final, um grande jogo, como não poderia deixar de ser. As duas torcidas compareceram e apoiaram bastante as duas equipes, que, por sua vez, mostraram muita disposição apesar de pouca inspiração. O jogo foi pegado, os dois times se esforçavam para neutralizar os pontos fortes adversários. Melhor para o Botafogo, que com um futebol mais coletivo, conseguia articular um maior número de jogadas, embora o Fluminense ainda chegasse com perigo com seus talentos individuais. Em um desses lances, o time tricolor quase abriu o placar ainda no primeiro tempo. Em bom lançamento do camisa 10 Thiago Neves, Washigton recebeu, em posição legal, nas costas de Renato Silva que, ao tentar afastar o perigo, cometeu penâlti no tricolor. Poderia ser o inferno para Renato Silva que respirou aliviado ao ver a cobrança de Washigton bater na trave. Mal sabia Renato Silva que seria ele, e não Washigton, o herói do dia. Ainda no primeiro tempo o Botafogo quase fez justiça ao seu melhor futebol na partida, quando Alessandro, após excelente jogada ,bateu de fora da área e acertou a trave do goleiro Fernando Henrique.

Na volta do vestiário, um segundo tempo morno, com poucas chances reais para os dois lados. Após a expulsão de Alessandro em falta inexistente, o Fluminense passou a controlar o jogo ameaçando a meta de Castillo por várias vezes. Mas o Botafogo não se entregou e continuou a lutar. E a recompensa veio aos 38 minutos, quando o atacante reserva Fábio bateu cruzado e Renato Silva desviou para o gol. O zagueiro comemorou entusiasmadamente seu segundo gol com a camisa alvinegra e o gol do título. Antes do fim do jogo o Fluminense ainda teve uma oportunidade em que Castillo saiu bem da meta e salvou o alvinegro. Aos 48 minutos Jorge Henrique foi expulso por cometer falta dura e desnecessária em um lance perto da área tricolor.

O Botafogo enfrenta o Flamengo na final do carioca cheio de moral, após bater um dos mais festejados e milionários elencos do futebol carioca nos últimos anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa conquista será mais lembrada do que a insípida de 2006. Timecooooo, timecooooo, timeco, time do Bebeto! Esses tempos passaram, é hora de sair do armário, o botafoguense e sua camisa que cheira a naftalina. Um time comprometido com as tradições do clube (Quarentinha, Didi, Mané, Jairzinho, Túlio Maravilha ...) é a chave do sucesso de uma equipe outrora motivo de chacota.