8 de dez. de 2008

Botafogo vence o Palmeiras no Palestra depois de 18 anos


São Paulo -
 Pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo venceu o Palmeiras por 1 a 0 em pleno Palestra Itália , o que não acontecia desde 1990,em Campeonatos Brasileiros. Mesmo com a derrota, a equipe paulista garantiu a sua vaga para Libertadores, terminando a competição na terceira posição.


A vitória e a quebra do tabu acabaram também com uma sequência negativa de seis partidas do Botafogo. O Alvinegro não vencia há seis rodadas, mas aproveitou sua tranquilidade para ganhar o seu último jogo no campeonato. Na sétima posição, com 53 pontos, o alvinegro fez também sua melhor campanha desde o título nacional de 95.  

O jogo

O time palmeirense tentava pressionar desde o início da partida. Aos sete minutos, a primeira grande oportunidade na partida para o Palmeiras. Em contra-ataque rápido, Diego Souza encontrou uma avenida a sua frente e só soltou a bola nos pés de Kléber, já na cara do goleiro, mas o atacante não conseguiu vencer Renan, que desviou a bola para fora.

Apesar de ter leve domínio das ações ofensivas da partida, nem tudo era tranqüilidade para a equipe paulista. Aos dez minutos, Lúcio Flávio quase abriu o placar com um belo gol olímpico, mas o travessão salvou Marcos. O goleiro palmeirense, surpreendido pela trajetória da bola, já estava quase fora da pequena área, sem nenhuma possibilidade de recuperação no lance.

O Palmeiras ainda continuava um pouco mais perigoso. Aos 20 minutos, Kléber recebeu a bola já dentro da grande área, cortou o zagueiro e bateu, mas Renan conseguiu novamente impedir o gol da equipe da casa.

O problema da equipe paulista era que o Botafogo não abdicava do ataque, levando perigo ao gol de Marcos. Aos 30 minutos da primeira etapa, Fabinho Capixaba teve de salvar a bola já em cima da linha, após chute de Lúcio Flávio.


Faltando dez minutos para o final do primeiro tempo, o Botafogo assumiu o domínio do jogo. Aproveitando o bom momento da equipe na partida, Lúcio Flavio pegou a sobra em escanteio e chutou forte, mas a bola, pela segunda vez, parou no travessão da meta de Marcos. O alvinegro ainda teria mais uma boa conclusão com Túlio Souza, que bateu com categoria para a meta de Marcos, mas a bola acabou saindo ao lado do gol palmeirense.

A segunda etapa começou ainda mais morna que a primeira. Mas Wellington Paulista surgiria para mudar a situação da partida. Em contra-ataque, Alessandro recebeu belo passe em profundidade de Lúcio Flávio, e, da linha de fundo, cruzou com categoria para Wellington apenas conferir de cabeça. O gol carioca forçava uma reação do Palmeiras, que passava a estar ameaçado na luta pela Libertadores.

Aos 12 minutos da segunda etapa, Kléber outra vez conseguiu chegar na cara do gol de Renan, mas, mais uma vez, não conseguiu vencer o jovem goleiro botafoguense, que fez boa defesa. A atuação da revelação botafoguense era segura. Pouco depois, aos 19 minutos, Renan salvava o time alvinegro mais uma vez desviando a bola depois de chute cruzado de Fabinho Capixaba.

O domínio territorial palmeirense não se refletia em lances de perigo para o time paulista. Trocando passes na intermediária de seu ataque, a equipe alviverde se demonstrava improdutiva, com raríssimos chutes a gol.

Mesmo tranqüilo na partida, o Glorioso ainda perdeu Alexandro, que havia acabado de entrar, aos 36 minutos, expulso pelo árbitro Heber Roberto Lopes. O juiz ainda expulsaria Maurício aos 43, igualando numericamente as equipes. A partida prosseguiu com a mesma improdutividade palmeirense, que tinha maioria no tempo de posse de bola, mas quase não levava perigo ao gol do Botafogo. Apesar disso, o Palmeiras ainda teve chance incrível com Diego Souza sem goleiro, mas o meia não conseguiu aproveitar.

Fotos: GE.com e Uol

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande despedida do Fogão

Anônimo disse...

Valeu fogão!