13 de nov. de 2008

Atlético-MG goleia e deixa Vasco novamente com a corda no pescoço


Rodrigo Paradella – rparadella@jsports.com.br


Sem conseguir se encontrar na partida, o Vasco foi goleado por 4 a 1 pelo Atlético-MG, no Mineirão. Com a derrota, o Vasco, apesar de ter escapado da devolução dos 6 a 1 do primeiro turno, ficou ainda com a corda ainda mais apertada em seu pescoço, apesar de ainda respirar no campeonato. Por enquanto, na décima quinta posição, o Vasco ainda se encontra fora da zona de rebaixamento, mas, ainda com a 35° rodada toda para acontecer, o clube carioca corre sérios riscos de voltar para a zona da degola ainda neste fim-de-semana.

O Atlético-MG, por sua vez, está ainda mais tranqüilo no campeonato e agora, com 47 pontos, e na décima colocação, entra de vez na briga por uma das vagas da Copa Sul-Americana de 2009. 

O Jogo 

A partida começou com o Galo surpreendendo, buscando jogo com vontade e dominando as primeiras ações ofensivas da partida. O Vasco produzia pouco e mal passava da linha de meio campo. 

Com pouco mais de um minuto de jogo, Marques fez bom lançamento e deixou Renan Oliveira na cara do gol, mas Rodrigo Antônio apareceu para limpar o lance e devolver a tranqüilidade para o time vascaíno. 

Depois de 10 minutos de jogo, o Atlético continuava dominando todas as ações quando, após receber cruzamento rasteiro de Renan Oliveira depois de boa tabela com Marques, Castillo apenas completou, sem goleiro, para o fundo da rede. Um a zero para o Galo, que marcou antes do Vasco dar o seu primeiro chute na partida, sinal do amplo domínio do time mineiro. 

O primeiro chute do Vasco mostrou bem a falta de eficiência do time na primeira metade da primeira etapa. Já aos 20 minutos de jogo, Mateus chutou da intermediária para longe, muito longe. 

Sem ter feito sequer uma defesa, o goleiro Juninho deixou a partida, contundido aos 28 minutos. Coube a Édson, o goleiro reserva, a responsabilidade de manter o ataque vascaíno como estava: no zero. 

Mas o goleiro do Galo nem havia tocado na bola quando seu time marcou novamente e ampliou a vantagem. Após belíssima jogada, Renan Oliveira, que já havia dado o passe para o gol do colombiano Castillo, tocou com categoria para fazer, aos 31 minutos, o segundo gol do time de Minas. Dois a zero, e a corda começava a apertar novamente no pescoço do time vascaíno. 

O primeiro lance de perigo do time carioca só aconteceria aos 38 minutos, quando Leandro Amaral girou dentro da área, bateu cruzado e viu Edmundo e Rodrigo Antônio, com o gol vazio, tentarem alcançar a bola, sem sucesso. O time subiu de produção e, cinco minutos depois, Wagner Diniz invadiu a área pela direita e cruzou por baixo para Edmundo que bateu de primeira, mas foi atrapalhado pelo zagueiro, que interceptou a bola e afastou a melhor jogada criada pela equipe cruzmaltina no primeiro tempo 

O Vasco tentava iniciar uma pressão quando, depois de saída atrapalhada de Édson, que espalmou nos seus pés, Leandro Amaral raspou na bola e desperdiçou boa oportunidade. Mesmo oferecendo espaços para o contra-ataque, já que, com a troca realizada por Renato Gaúcho no intervalo (Leandro Bonfim no lugar de Eduardo Luiz), jogava com apenas dois zagueiros, o Vasco melhorou exponencialmente sua presença no campo ofensivo, dominando a partida no começo do segundo tempo. 

Mas o domínio do time carioca não durou muito. Aos 13 minutos, o Atlético já reequilibrava as ações e, após surgir na cara do gol, o colombiano Castillo, autor do primeiro gol, foi derrubado pelo goleiro Rafael. Pênalti. Leandro Almeida cobrou no canto direito e ampliou. Três a zero e o ar começava a faltar de novo para o Vasco, recém saído da zona de rebaixamento. O ar ficou ainda mais escasso quando, quatro minutos depois, empurrado pela torcida, Pedro Paulo sofreu novo pênalti para Leandro Almeida bater. O meia bateu novamente no canto direito e transformou o placar em goleada. 

Depois do gol atleticano, a partida ficou movimentada e o Vasco começou a correr atrás do prejuízo. Aos 23 minutos, seis minutos depois do quarto gol atleticano, Mádson bateu falta para o meio da área e, em saída atabalhoada do goleiro reserva Édson que mal havia tocado na bola, Odvan resvalou na bola, que entrou no cantinho esquerdo do gol. Quatro a um. A falha de Édson dava um pouco mais de ar para o Vasco respirar enquanto tentava uma milagrosa reação. 

O pulmão vascaíno era forte. Mesmo já sentindo a vitória escapar e a corda do rebaixamento apertar em seu pescoço, a equipe carioca usava todo o ar que ainda tinha para tentar o milagre. Nada feito. Aos 46, outro aperto na corda. Leandro Amaral, mesmo com paradinha, desperdiçou pênalti a favor da equipe da Cruz de Malta. 

O Vasco enfrentava uma equipe igualmente comprometida e que, com o apoio de sua torcida que lotou o Mineirão, tentava apertar ainda mais a corda que sufocava o Vasco em busca da revanche pela humilhante goleada sofrida em São Jánuario (6 a 1, Vasco) no primeiro turno do campeonato.

O placar não foi igualado, mas a vingança veio contundente. Com o placar de 4 a 1, o Atlético, como um carrasco, apertou ainda mais a corda da Série B no pescoço vascaíno, cada vez com mais dificuldades para respirar no Campeonato Brasileiro de 2008.

Foto: FolhaPress

5 comentários:

Anônimo disse...

Para quem, diferente de outros torcedores do estado do rio com *idade universitária e cursando a universidade em sua primeira graduação*, já viu o seu club perder uma copa toyota e um mundial de clubes oficial da fifa, a tristeza pelo rebaixamento, se vier mesmo a acontecer, não passa de um corte no dedão do pé.

* mesmo não existindo uma idade oficial prevista pelo ordenamento juridico vigente para que os cidadãos concluam um curso universitário, reputa-se como verdade irrefutavel que um indivíduo de qi normal consigua concluir seu curso universitário com no máximo 25 anos

Jorge Costa disse...

Está cada vez mais difícil o vasco sair desse sufoco quando tudo parecia que ia melhorar com os últimos resultados.Temoa que dar a vida nos jogos restantes e ainda secar os concorrentes.
Abraços

Rodrigo Lois disse...

Ai meu vasco, tá foda!

Etchatz disse...

Porra, Bony, tu não escreve mais pro JS? Cadê as crônicas.

Rodrigo Paradella disse...

Fiz algumas - 2 aahah- mas acabei nao postando...

amanha eu boto a do Botafogo..