22 de out. de 2008

Me engana que eu (não) gosto...

Voldemort vai te pegar

O clássico contra o Vasco era a oportunidade perfeita para que o Fla recuperasse a confiança do torcedor e voltasse à briga pelo título. Bastaria enfrentar um rival retalhado por desfalques, devastado psicologicamente e desesperado na lanterna. Além de tudo, os rivais à frente da tabela teriam jogos difíceis e a probabilidade de perderem pontos era grande. Bom, a vitória veio, os rivais tropeçaram, mas o principal não aconteceu: o Flamengo voltou a jogar mal, muito mal, mal mesmo. E, apesar de agora estar a apenas quatro pontos do líder, não inspira a mínima confiança numa arrancada rumo ao hexa.

Este blogueiro-torcedor achava que a vitória heróica contra o Sport poderia ser a virada, o marco para uma mudança de atitude, dadas as condições daquele jogo. Ledo engano. Depois, a equipe jogou para o gasto contra o Náutico e deu vexame contra o Atlético-MG. Vale lembrar que, antes, já havia jogado mal contra o Ipatinga e o São Paulo. Assim, caros dois leitores do Ecos, a última boa partida do Flamengo ocorreu há 48 dias, na vitória contra o frágil Figueirense.

Essa retrospectiva tem o intuito de mostrar que, mesmo colado nos líderes, o Flamengo ainda não mostrou um futebol convincente e merecedor de título ou Libertadores. Afinal, qual o problema do time? Há uma clara insegurança no técnico Caio Júnior, alguns boatos insistentes sobre um possível clima ruim entre jogadores e treinador, além da famigerada questão do entrosamento e da má fase de alguns jogadores importantes(leia-se Ibson).

Como dá para ver, a questão passa toda pelo pequeno Harry Potter. Ele não consegue dar um padrão tático ao time, oscila entre um meio-campo de volantes e outro sem cães de guarda e cisma que Marcelinho Paraíba não pode jogar no meio. O resultado? Um atacante sempre isolado na frente, porque o meia de cabelo rubro-negro tem como padrão recuar para armar o jogo. Culpa do Obina, do Vandinho, do Josiel? Tirando o artilheiro do Brasileirão-07, que é ruim demais, não. Some isso a um cerceamento dos laterais - Léo Moura passou uma época atuando como lateral de verdade, e não ala - e você terá um time engessado, sem velocidade e sem capacidade de roubar a bola, algo que fez muita diferença naquele bom começo de campeonato.

Outra questão é a dos reforços. De todos, apenas o supracitado Marcelinho Paraíba vingou. Josiel e Eltinho são uma piada de péssimo gosto, Vandinho mostra potencial, mas é prejudicado pelo esquema tático, e Fierro vem sendo subutilizado, assim como os desconhecidos Fernandinho e Fernandão - que sequer estrearam. Sambueza mostrou bom toque de bola, mas ainda não teve chance de iniciar uma partida, enquanto Éverton é jovem promissor, mas ainda oscila muito. Resumindo, o elenco não teve um grande acréscimo de qualidade, e sim de quantidade. E olha que ficou sem reserva para a lateral esquerda, justo no momento em que Juan passou a ser convocado para a Seleção.

Expostos os problemas, é simples ver que o Flamengo depende de uma maturação da equipe que precisa acontecer o mais rápido possível, para que os objetivos traçados sejam alcançados. Jogando o futebol atual, sem definição, sem imaginação, a equipe vai morrer pelo caminho, até porque seus rivais, se também não são brilhantes - o que mostra o nível do Brasileiro - têm mostrado bem mais consistência nessa reta final. Vale lembrar que o Fla ainda tem dois confrontos diretos contra esses rivais, ou seja, precisa achar logo devolver ao time um equilíbrio que possibilite atuações melhores e, conseqüentemente, resultados. Atuações ruins podem converter-se em vitórias, contra times mais fracos, mas contra os líderes será preciso mais, muito mais, mais mesmo.

6 comentários:

Saulo disse...

Concordo. Sei que o Flamengo conquistou uma vitória muito importante e continua na luta pelo título, mas a verdade é que não está jogando muito bem. Todos os torcedores querem ver o seu time ganhar, mas jogando bem. Ainda mais quando é time grande. A cobrança é bem maior com relação a isso.

Jogo Aberto disse...

O bLog é muito bom.

essa caio Junior esta de brincadeira, não sabe com que time vai jogar cada jogo.

ele esta de brincadeira ne.

warley.morbeck disse...

Caio Junior é uma piada de péssimo gosto.


Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com
http://eternabola.blogspot.com

Rodrigo Lois disse...

O Flamengo representa muito bem o atual padrao do futebol brasileiro. Mesmo com um time que joga mal, ainda disputa pelo titulo. Realmente, a coisa esta nivelada por baixo.

Nao gosto de culpar somente Caio Junior pelas pessimas atuaçoes rubro-negras. Tudo bem, a essa altura do campeonato a equipe ja era pra estar bem definida. Mas tem muita gente no time, como Ibson, que nao esta jogando absolutamente nada e ainda fica criando caso ao ser substituido.

Etchatz disse...

O Vasco não merecia ter perdido, acho complicado o flamengo conseguir uma vaga no g4, a concorrência é forte e mais qualificada.

James M. Barrie disse...

O jogo de hoje contra o Coritiba é um jogo-chave.
Sem Juan, que tem sido o principal jogador do time, o Flamengo perde muito, principalmente se Luizinho não puder jogar. O Harry Potter terá que improvisar Sambueza (sem a menor velocidade) ou aquele outro maluco que ainda nem estreou.

A derrota para o Atlético-MG e a atuação apavorante contra o Vascu põem em xeque a capacidade do Flamengo de sequer lutar por Libertadores.
Entretanto, o campeonato está mesmo nivelado por baixo.
Apesar de acreditar que o Fla é inferior a São Paulo, Cruzeiro e Palmeiras, nenhum desses times tem apresentado, tampouco, provas consistentes de que poderá ser campeão.
O Grêmio, então, nem se fala, apesar de estar em primeiro. Em termos de futebol apresentado, continua longe de convencer.

Por isso, ainda que fosse bom que o Flamengo apresentasse boa atuação, para tirar da cabeça as duas últimas partidas, o mais importante é o resultado. Ainda que jogue mal, a vitória é essencial para que continue na briga. Grêmio e São Paulo jogam em casa, contra adversários razoáveis, sim, mas ambos sem muitas pretensões no campeonato (o Sport já tá na Libertadores e o Vitória tem poucas chances). O Cruzeiro joga fora, mas é contra o Patético, tem plenas condições de vitória. O Palmeiras pega meu Fluzão; apesar de ser melhor, o Verdão não vem bem, ao passo que o Flu está numa ascendente. Acho que vai dar empate, ainda que não seja descabido arriscar uma vitória do Flu. Se for o caso, o Fla pelo menos encosta no Palmeiras.

De qualquer forma, no atual panorama do campeonato, o resultado deve vir mesmo com uma má atuação - afinal, ninguém vem jogando tão bem, mesmo. Ainda que venham dizer "ah, vencer jogando mal contra times fracos pode significar uma derrota para times mais fortes"... porque os "times mais fortes" tampouco vêm apresentando atuação digna de qualquer coisa.