21 de out. de 2008

E o esquema?

Corre que tem boi na linha!



- Fala, p’cêro
- Fala, rapá
- Aí, ta ligado que a Med-uni tá oferecendo um strogonoff pra trazer uns bagulho aí?
- É, rapá, to ligado nesse bagulho sim. Pô, o Tonshinwa perde gol pra caceta!
- Tá enrolado esse baseado, mas esse strogonoff vale a pena. É pra trazer um tal de Cielo, acho que é aquele maluco lá que dá umas nadadas.
- É, mas tem uns outros boi também. Só sei que o Dodô não se encaixou nessa parada do strogonoff, maluco vazou.
- Ta maluco, rapá? Come que tu sai falando o nome do cara assim?
- Porra, foi mal, é que se inverter o nome dele dá no mesmo!
- Então fica ligado nessa porra, mane! Já faturamo muito strogonoff com os Agothis, o Vesne e o Vasil.
- Já é então, cara, é nóis.
- Vamo entregar esse bagulho agora, sapinhooooo!
- Beijão!


Sou um jornalista blogueiro de muito prestígio no meio jornalístico-blogueiro, então venho usar esse espaço para divulgar mais uma das artimanhas desse futebol brasileiro que a cada dia nos decepciona e nos prega uma nova peça. Segundo minha fonte confiável vinda diretamente da cozinha do Fluminense, venho tornar público esse esquema absurdo de compra, venda e criação de jogadores, o esquema do strogonoff. E, devido à minha seriedade, não tenho medo de falar. Porque eu, Renato Maurício Prado, o Canhoto, não me escondo por trás dessa alcunha para falar a verdade. Podem vir cobrar de mim, dou a cara a tapa.

Bom, toda essa baboseira retórica é que foi uma artimanha. É apenas uma introdução para destilar aquilo que passa pela minha cabeça quando penso em Fluminense e Vasco na zona de rebaixamento: foi tanta merda feita que parece existir um esquema para que os dois caiam. E não é aquele esquema que “todo mundo sabe”, é algo de forças maiores, forças internas, que não parecem muito preocupadas com o final desse esquema dentro de seus próprios clubes.

A história da dupla carioca me faz lembrar um outro rebaixamento duplo: o de Palmeiras e Botafogo, em 2002. Foi um descenso pioneiro! Depois daquilo, virou moda cair para a segunda divisão. Porém, nada foi (é) tão parecido quanto o caso desse ano. Fluminense e Vasco representam, respectivamente, a repetição do caso de palmeirenses e botafoguenses naquele fatídico ano, ano esse que me arrisco a dizer que foi o pior do futebol brasileiro, horroroso, terrível, mesmo com o título mundial da Seleção e o brasileiro do Santos de Robinho, Diego e André Luís(!). Lembro-me muito bem, as rádios não paravam de tocar Linkin Park...

O Fluminense, assim como os porcos, não tem time pra cair. A cada rodada, esperava-se que o time iniciasse uma arrancada e que a partir daí, ganhasse jogos com alguma calma e se salvasse da situação sem mais drama. Porém, as rodadas foram passando e o time foi dando vários moles seguidos, culminando sua tragédia num Barradão ensolarado só para os baianos, porque para os palmeirenses o placar de 4 a 3 representou na verdade o ato de arder no mármore do inferno.
Os tricolores abusam(ram) do direito de dar moles. Confesso que não entendo muito bem porque seu presidente, Roberto Horcades, é tão massacrado. Já escutei até que ele era culpado pelo grená de um modelo da camisa do Fluminense não ser 100% grená, o que feriria o estatuto tricolor. É claro que quem disponibiliza todo o possível para a Unimed entrar ( espero que tenha sido sensato o suficiente para não disponibilizar coisa demais...) está sujeito a sofrer ataques e ter problemas, mas nunca entendi muito bem. Ah, claro, ele também se aliou a Eurico na eleição da FERJ, isso foi escroto. Que maluco escroto!

Sendo mais específico, Horcades, Gaúcho e sua trupe colorida foram muito amadores nesse ano de 2008. Havia um objetivo claro: conquistar a Libertadores. Construiu-se um vestiário escrotizado, o que poderia ter passado em branco com o título. Construiu-se uma autoconfiança exagerada, o que poderia ter passado em branco com o título. Como o título não veio, não se procurou contornar esses problemas, e preferiu-se seguir o axioma renatogaúchês: “Vamos brincar”. Todo mundo achou que era só colocar o Winning Eleven no Easy que podia até dar carrinho no goleiro que não ia acontecer nada. Ainda acho que o Flu se salva, mas em 2002 também achavam que o Palmeiras ia se safar...Isso sem contar as trocas de treinadores e contratações bizarras (uma delas explanada no esquema do strogonoff). CIEL, CIEL, CIEL.
Foto do arquivo de família

Já os cruzmaltinos assemelham-se ao Botafogo, ou seja, um time horroroso que tinha que cair mesmo, com uma administração tosca, que foi fazendo o time cair aos poucos. Aliás, o meu Glorioso, que em 2002 esteve longe de ser Glorioso (velhos tempos de Nenzão, Esquerdinha e Ademílson), serve de base para uma comparação curiosa entre as duas gerações de rebaixáveis. Se Dodô engrossava as fileiras do Palmeiras em 2002 e do Flu esse ano, ODVAN, ODVAN, ODVAN enriqueceu o QI dos times de Botafogo, àquela época e Vasco, hoje em dia. Talvez seja só um sinal.

Mas enfim, a herança euriqueira no Vasco parece ter ficado entranhada no clube. A rivalidade com o Fla já não é mais a mesma, nem mais vice eles são(eu sei como é isso...). O jejum de títulos e jogadores decentes é longo, a ponto de SOUZA, SOUZA, SOUZA ter sido o herói do último título vascaíno. Assim que se iniciou o ano de 2008, previram-se problemas para o Vasco, mas este até que se equilibrou no chove-não-molha até o meio do ano, mas a partir da metade do Campeonato Brasileiro, o seu não-talento ficou evidente e, somado a turbulências políticas, deixou a situação futebolística do clube muito complicada.

Se Nenzão era a razão de meus pesadelos naquele famigerado ano, veja se o diálogo a seguir não seria realmente verossímil:
- Aí, rapá, o ambiente aqui ta todo esfumaçado, cara...
- Sinto o passarinho verde e amarelo repousando no submarino que atravessa a costa, ta ligado?
- É, com marujos defenestrados por Deus, cara...
- Aí, sabe o que eu tava pensando? Vamo contratar o Odvan, o Fernando?
- Caraaaaaaalho, meu! Tu é da pesada! Dos meus! Já tava sentindo essa química entre a gente. Esse baseado é do caralho!
Talvez quem comanda por aquelas bandas tenha se exaltado com o filmaço “Pineapple Express” (ou “Segurando as Pontas”):

Some-se esses dois medalhões aos já escrotizantes Jorge Luís, Vílson e outros inúmeros garotos postos na fogueira e terás um resultado mais bizarro do que aquelas montagens do Chaves em que o Seu Barriga e o Nhonho apareciam na mesma cena.

Bom, baseados e strogonoffs à parte, eu, embora carioca, não torço para o rebaixamento de tais times. Não é porque eles não ganharam nenhuma vez do meu esse ano. É porque eu sei como é ruim ir parar na UTI por causa de maus modos/comida estragada.


REBAIXAMENTO, REBAIXAMENTO, REBAIXAMENTO (mensagem subliminar espalhada ao longo do texto).

11 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

Tens razão na comparação, os 2 casos - Palmeiras X Fluminense e Botafogo X Vasco - são extremamente parecidos.

Uma única situação pode contrariar a comparação. O Fluminense dá claras demonstrações de "força" - se é que podemos falar disso para um time em 17° lugar - e pode, com sorte, afastar a repetição do ano de 2002.

Mas, como dito no texto, essa constatação está mais para confirmar do que para desmenti-lá. Basta o Flu seguir o script palmeirense.

Assim tem feito até agora...

Felipe Schmidt disse...

O Flu melhorou com o René, acho que ainda escapa. Já o Vasco tá numa situação bem delicada.

Eu também não quero que nenhum dos dois caia, seria ruim para o Rio, até devem subir dois ou três paulistas. Seria péssimo um campeonato com dois cariocas e sete paulistas, argh!

Só seria legal se fosse o Botafogo, mas aí seria mais pra poder zuar o Bonilla do que pela queda em si.

Etchatz disse...

a gente vai brincar nessa reta final de campeonato brasileiro.

Etchatz disse...

Canhoto, Pense muito no que você está falando do Vasco, porque você não vai sair impune disso. Eu garanto a você que, nem que seja a última coisa que eu venha a fazer na minha vida, se o Vasco cair para a segunda divisão, eu vou acabar com você. Eu vou acabar com a tua vida política, com a tua vida particular. Eu vou aca... Porque você só merece isso. Estou dizendo isso a você com todas as letras. Faça o diabo para impedir que o Vasco caia para a segunda divisão. Pode continuar fazendo os seus textinhos escrotos, lambanças, pode continuar fazendo as suas palhaçadinhas, mas o Vasco não irá para a segunda divisão. Se o Vasco for para a segunda divisão, eu estou lhe dizendo com todas as letras: eu vou acabar com você".

Anônimo disse...

A gnt carioca ficará muito triste caso esses times venham a cair.

Quero que vcs façam a cobertura 2.0 do jogo entre essas equipes no dia de finados.

Anônimo disse...

O campeonato continua muito disputado tanto na parte de cima quanto na parte debaixo da tabela, dificil dizer quem cai, os dois cariocas tem mostrado poder de reação, mas ainda continuam como fortes canditados a descer.

James M. Barrie disse...

Vasco ontem surpreendeu (se bem que tava com mó jeito de zebra: todo mundo falando mal do Vasco, geral pelando o saco do Goiás, "melhor campanha do segundo turno"... deu no que deu).

A briga agora tá mais apertada. Se antes eu estava completamente inclinado a afirmar que o Vasco iria cair, agora a situação tá mais esperançosa pro time cruz-maltino. Jogou bem ontem, Edmundo mostra que ainda pode decidir, Alex Teixeira voltou a jogar bem e, quando Leandro Amaral voltar, o time vai melhorar ainda mais.

Agora, a situação se complica pro Flu. Dependendo dos próximos resultados - prevejo uma vitória do Vasco sobre o Patético e dois empates do Flu (com Palmeiras aqui e Figueira lá - o time pode pegar o Vascu embalado no clássico entre os dois, decisivo.

Mas, discordando do Bonilla - que obviamente é aliado de Canhoto nessa campanha contra Vascu e Flu, campanha travestida de apelo à permanência deles na primeira divisão -, o Flu vem mostrando força sim, sem aspas. Jogou muito bem contra o Patético - adversário não tão credenciado - e contra o Vitória - adversário bem mais forte. Deveria ter conseguido seis pontos. O time mostrou surpreendente e flagrante melhora com a vinda de René.
O time, inclusive, vem mostrando bem mais forças que o Botafogo, Bony, que vem jogando mal, não conseguindo os resultados, e ainda vem o Montenegro criar polêmica e dizer que há um racha no elenco, além de admitir que o ano botafoguense acabou.

No mais, o campeonato continua UMA MERDA!

ST

Rodrigo Paradella disse...

Acusação grave esse senhor, que se utiliza de um pseudônimo para ocultar sua verdadeira identidade, faz contra minha pessoa...

Admita, senhor James M. Barrie, que na verdade o(a) senhor(a) se chama Elizabete Cerqueira e vem aqui para divulgar seu bizarro time de 3 cores e seus ideais homossexuais...

Unknown disse...

Até umas 5 rodadas atrás eu pensava assim, em especial depois da derrota pro Coritiba, com direito a lance patético do Tartá dando a bola de bandeja pro Keirrison. Hoje, já vejo uma mudança na postura do time, que a meu ver é entre a turma de baixo o que tem menos chance de cair. O Fluminense convive(u) com tormento da queda por causa de um mau planejamento. Culpa do Renato sim, mas muito menos do que se diz. Em momento nenhum o Fluminense foi prejudicado pelas palavras do falastrão. Muito pelo contrário, sem elas talvez não tivéssemos ido tão longe na Libertadores. A culpa foi da diretoria que errou em boa parte das contratações e nos deixou sem elenco. Um atacante à beira de um julgamento por dopping; um lateral-esquerdo chinelinho(dispensado logo); outro atacante, este em litígio na justiça com seu então "ex-clube", e por aí vai. Por essas e outras o time ficou fragilizado pós-Liberta. E digo mais, as críticas pesadas ao Renato atrapalharam tanto quanto ou até mais que as escalações erradas. O massacre jogou a torcida contra, perdendo o grupo, e se perdendo de vez. Renato abatido não serve pra nada. Renato bom treinador é aquele que fala mesmo sem medo. Que confia.Isso motiva, faz bem à torcida e ao grupo. É desse Renato que eu gosto. Essa história de brincar no Brasileiro é tão repetida porque muita gente ficou melindrada, mas é a pura verdade. Ele fez uma condicional: se ganhássemos a Libertadores, brincaríamos no Brasileiro. Fato. Brincamos no ano passado, como o Sport brinca agora. Brincar, obviamente não é ganhar com facilidade, mas na verdade jogar sem muito compromisso, como aliás foi muito bem feito pelo Renato em 2007.

Quanto ao Vasco, não esperem que Edmundo faça a diferença sempre, como no Serra Dourada. Não esperem que Leandro Amaral meta dois gols em seqüência e vire um jogo, como fez na Ilha do Retiro. Esperem sim um Vasco com sangue nos olhos, com os lamentáveis Valmir, Jorge Luiz etc dando carrinho e lutando até o fim pelas jogadas. O Vasco vai se salvar não pela experiência do Edmundo ou pela técnica do Leandro Amaral. Vai se salvar(tomara) com o brio do grupo. E existe alguém que será fundamental nesse sentido. Se chama Renato Portaluppi. Quero muito ver o gaúcho peitar a imprensa e bater na mesa:"O Vasco não vai cair!". É esse o Renato que eu gosto. O Renato que não se curva. Esse é o desfecho que eu espero.

Cá entre nós, Campeonato Brasileiro sem Fluminense e Vasco não existe.

Etchatz disse...

Já tiveram alguns campeonatos brasileiroos sem o fluminense, era para ter tido pelo menos outro. sem mais.

Anônimo disse...

Campeonato Brasileiro sem o Fluminense não só existe como já existiu.
E reforço o que foi dito pelo meu amigo Thiago acima.