9 de nov. de 2008

Vitória para sonhar

Rodrigo Paradella - rparadella@jsports.com.br

Em clássico morno pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu o Botafogo por 1 a 0 com gol de pênalti de Kléberson e ainda segue com chances de Libertadores, já que o título parece mais distante da Gávea depois da vitória do líder São Paulo na rodada. Com a êxito no Maracanã, o rubro-negro segue na 5° posição com 60 pontos, mas conseguiu se aproximar dos adversários pela vaga. Já o Botafogo caiu para a 8° posição, com 49 pontos, e segue apenas cumprindo tabela no campeonato.


A partida prometia ser disputada, quando, com menos de um minuto de jogo, Jorge Henrique foi derrubado na área por Bruno, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique não marcou o pênalti.

Apesar do lance, o jogo começou morno, mesmo com a marcação pressão que o Flamengo tentava exercer sobre a saída de bola alvinegra. O time da Gávea precisava da vitória, mas não conseguia demonstrar a mesma garra de outras partidas no Maracanã.

Enquanto o Flamengo tentava explorar – sem sucesso - jogadas de velocidade pelas laterais com Luizinho, Juan e Maxi, o Botafogo afunilava demais pelo meio, esbarrando sempre na boa defesa rubro-negra.

O Flamengo só pareceu ameaçar a meta alvinegra aos 18 minutos, quando Marcelinho Paraíba experimentou de fora da área e assustou Renan.

Porém, apesar das tentativas rubro-negras, o primeiro grande lance de perigo do clássico surgiu dos pés alvinegros. Aos 20 minutos, Triguinho pegou a sobra na entrada da área e bateu com violência para uma bela defesa de Bruno.

As grandes jogadas continuavam escassas na partida, quando, aos 34 minutos, em falta na intermediária, Juan levantou a bola na área e Ronaldo Angelim cabeceou no centro do gol para Renan agarrar com tranqüilidade.

No final do primeiro tempo, depois de confusão da zaga rubro-negra, Túlio ganhou no alto e tocou de cabeça para Fábio que, já dentro da área, encheu o pé, mas acabou esbarrando na boa defesa de Bruno.

O segundo tempo começou do mesmo jeito que o primeiro, pouco acontecia. As duas equipes não jogavam bem, mas o Flamengo ainda era um pouco superior. Mesmo assim, somente aos 14 minutos o Flamengo conseguiu ameaçar a meta alvinegra. Marcelinho Paraíba cobrou falta, da intermediária, direto para o gol, assustando Renan e a torcida botafoguense, com a bola passando rente ao travessão. Dois minutos depois, Josiel recebeu bom passe, mas não conseguiu dominar a bola. O rubro-negro chegou outra vez com Ibson, que cabeceou sozinho dentro da área, após cobrança de escanteio.

O Botafogo só voltou a ameaçar em bom chute de Carlos Alberto, aos 24, que Bruno espalmou para fora. Mas a maior oportunidade até aquele momento surgiu mesmo com o time rubro-negro, aos 28 minutos. Depois de bola cruzada por Juan pela esquerda, Ibson e Josiel furaram e desperdiçaram grande oportunidade na cara do gol alvinegro. Pouco depois o time da Gávea ainda levou perigo em mais uma bola alçada na área com boa cabeçada de Fábio Luciano.

A superioridade rubro-negra continuava, quando, após bom passe de Kléberson, que havia acabado de entrar, Ibson foi derrubado por Renan e o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti. O próprio Kléberson cobrou mal, mas Renan não alcançou. O Flamengo conseguia a vantagem já no final da partida, aos 39 do segundo tempo.

2 comentários:

James M. Barrie disse...

É como eu disse, Bony:
Flamengo fica em quarto lugar e perde a Pré-Libertadores, hahaha.

Falando sério agora, eu poderia dizer que o Flamengo há um bom tempo não apresenta um futebol digno de disputar vaga de Libertadores, quanto mais pra alimentar as esperanças daqueles que ainda sonham com o hexa.
E, de fato, não joga.

Mas tampouco o jogam os seus concorrentes. Vejamos:
- Palmeiras vem em franca decadência. Não joga bem há tempos, vem perdendo pontos importantes, e claramente há um racha no grupo (como evidencia, as discussões Marcos x Luxa).

- Cruzeiro jogou um futebol razoável contra o Flu, ainda que apenas porque o tricolor jogou como time pequeno, entrando pra empatar. Depois do gol cruzeirense, as chances criadas pelo Flu deixaram claro que, se tivesse jogado pra vencer desde o início, o jogo teria sido pau a pau. E o time mineiro ainda vinha de uma partida pífia contra o Goiás. Mantém-se firme no g4, mas sempre com um futebol claudicante que não chega a convencer.

- O Grêmio ganhou meio que na sorte do Palmeiras. Tem jogadores limitados, um técnico mais limitado ainda e um futebol de força que nunca convenceu, ainda que dê resultados.

- Mesmo caso do SPFC, que com seu futebol chato, mais uma vez chega perto do título. Essa supremacia é o indicativo da chatice. Muricy pode ser o novo técnico da seleção. É claro que é muito superior a Dunga, mas os estilos não são tão diferentes. O provável título do São Paulo só não é mais desesperadamente desanimador porque o time conta com Hernanes, esse sim um grandíssimo jogador, dos melhores do país.


Enfim. All in all, o rubro-negro não tá tão pior que a concorrência. É tão (des)merecedor da vaga pra Liberta quanto qualquer um desses.

Rodrigo Paradella disse...

a melhor definição para o time do flamengo é:

nem melhor, nem pior...apenas igual ao resto