1 de jul. de 2008

Qual vai ser?

Talvez seja tarde, pois todo candidato a Mãe Dinah profissional dá seus palpites antes de o campeonato começar. Talvez seja cedo, afinal oito rodadas não são parâmetro para nada, e geralmente críticos e blogueiros em geral demoram mais tempo( mais ou menos mais umas 5 rodadas) para definir seus princípios de chute.
Como quem fica no talvez não sai do sofá, vamos para um exercício de futurologia “experimentada” agora mesmo, após a oitava rodada. Afinal, após quarta-feira, quando saberemos se os tricolores cagam ou não para o campeonato, ninguém mais vai poder dizer que Campeonato Brasileiro é coisa de pobre. Ou vai.
Com oito rodadas, já temos um certo desenho, um certo pela-saquismo e um festival de besteiras assolando o país. Então porque não podemos nós também dar nossos pitacos? É hora de separar o joio do trigo e dizer: qual vai ser a desse campeonato? Quem vai sambar e quem vai cantar?

Como eu não me responsabilizo pelas besteiras que falo, aqui vão minhas previsões,de acordo com as colocações:

Flamengo – Cavalo Paraguaio. Desculpem-me os mulambos, mas eu não posso ( e não quero) crer que um time possa cagar 38 rodadas. Sendo assim, acredito que o tempo será o maior remédio para o Mal ( com letra maiúscula mesmo) e , no fim, tenhamos a Nação Rubro Negra comemorando um sexto ou sétimo lugar.

Grêmio- Outro. O plantel é de razoável para ruim, e é natural que times boçais com treinadores toscos ( alguém aí falou em Celso Roth?) larguem na frente em campeonatos que são um no começo e outro no fim. Mas pelo menos vai servir para que o Roger volte às revistas de moda e (principalmente) de fofoca, como o grande craque que é.

Cruzeiro- Não chega a ser cavalo paraguaio, mas também não é essa malemolência toda. O grande problema é que o time é jovem demais para a Europa não crescer o olho em seus jogadores.

Palmeiras- Infelizmente, acho que vai dar eles. Têm plantel, técnico, estrutura, apoio do Neto, enfim, tudo que um time campeão precisa ter. O duro é ter de agüentar a paulistada dominando a zona outra vez.

Vitória- Sempre tem um time que vem da série B e causa um certo incômodo. Acho que esse ano são os baianos mesmo, que parecem fazer uso do alçapão do Barradão e do talento de Vagner Mancini como suas grandes armas. Dinei, que não é aquele que jogou no Corinthians e posou pelado ( que credenciais, hein?), parece ser o talento que vai jogar em algum time tosco da Rússia no ano que vem.

Náutico- Quase igual ao Vitória, só que não veio da série B. Tem Ruy Cabeção no plantel, o que garante, no mínimo, uma boa dor de cabeça pros times adversários. Ta, péssima piada.

São Paulo- Enquanto tiverem Muricy e dinheiro, os são paulinos podem esperar, no mínimo, boas campanhas. Com a saída de Adriano, o time tende a ser um time ( parece óbvio, mas não é) e aí, aquela manjada eficiência volta à tona. Um segundo ou terceiro lugar pra eles.

Portuguesa- Time sem talento, mas não o suficiente para ser rebaixado. Vai brigar pra ficar, mas fica.

Vasco- Não vai feder nem cheirar. Dentro de casa é sinistro pra ganhar deles. Sendo assim, seremos obrigados a ouvir os gritos esganiçados de “ Ô Betôôôôô!” de Antônio Lopes durante todo o campeonato.

Coritiba- Também vão incomodar, mas não tanto. Carlinhos Paraíba não vai durar muito no time.

Atlético-MG- No ano do centenário, não vai rolar uma Xuxa com “Hoje vai ter uma festa...”. Parece mais propício escutar o famoso funk “ Um Feliz Aniversário, teu presente é meu...”. Vai ser duro.

Atlético-PR – E a saga do chove-não molha persiste...

Figueirense- zzz.....Gol de Asprilla!

Internacional- Se o Abelão tivesse permanecido, fatalmente o time brigaria pelo título. Mas com Tite, sei lá...mesmo assim, top 5 para eles.

Sport – Selo “Odeio Cagar Fora de Casa” pra eles. A Ilha do Retiro é até um local propício para atividades fecais, haja vista o pasto que é o seu gramado. Dá até pra deixar o time em stand by e financiar uma empresa de adubos oriundos da criação de burros que se alimentam do pasto. Até porque o time só precisa ir lá de quinze em quinze dias fazer alguém sofrer e ganhar os três pontos. Nesse intervalo, vão visitar alguma cidade interessante do país e tirar fotos.

Botafogo – Quem vai penar não vai ser o time, mas sim a torcida, com jogos modorrentos. Na tabela, nada de mais, talvez uma Sulamericana, ou quem sabe, um gol do Wellington Paulista, mas o provável mesmo é que Castillo seja eleito o melhor goleiro estrangeiro da competição, derrotando seu grande adversário, Viáfara, grande concorrente.

Santos- Mestre Cuca terá trabalho. Um time que parece caricatura do que era há alguns anos e, diga-se a verdade, só chegou tão longe no último ano graças ao talento de VL. Uma hora vão engrenar, digo, enganar, ganhar umas cinco e aí voltar a vegetar no campeonato.

Goiás – Timaço. Pra segunda divisão do ano que vem.

Ipatinga – Rumo aos 21 pontos!

Fluminense- A essa altura, ninguém acredita mais que eles vão chegar. Mas também não acho que vão sofrer. Depende muito do jogo de quarta. Mas já vejo Renato Gaúcho afirmando com aquela cara de marrento que “o meu time não precisa disputar o Brasileiro. Quem tem que se preocupar com a gente é o Manchester United”.

8 comentários:

Anônimo disse...

I truly appreciate it.

Felipe Schmidt disse...

Não concordo com algumas coisas. Acho que o Flamengo, se não briga pelo título, tem condições de lutar pela Libertadores, até porque, apesar da iminente saída do Ibson, não deve sofrer tanto no mercado quanto concorrentes como Cruzeiro e São Paulo.

Aliás, acho o Cruzeiro o maior cavalo paraguaio, justamente pela tendência da diretoria em vender todas as peças de destaque no meio do ano - Marcelo Moreno já foi embora.

Quanto aos cariocas, acho que vão fazer figuração. O Vasco, como vc disse, vai ganhar em casa, perder fora, e não vai sair da zona da Sul Americana, assim como o Botafogo, que perdeu muito com a saída do Cuca. Já o Fluminense...é preciso esperar quarta-feira, mas caso perca deve demorar para engrenar e consequentemente brigar pela Libertadores. Se ganhar, pode ter um "boost" na motivação ou relaxar, nunca se sabe.

Concordo quanto ao Vitória e ao Náutico, acho que vão incomodar sim. E acho que o Atlético-MG vai fazer vergonha este ano...

Etchatz disse...

Boa descrição. O campeão não sai da trinca cruzeiro, palmeiras e são paulo. Inter e fluminense poderiam brigar, mas já se complicaram nesse início.

Quem cai: ipatinga, atético mg, figueirense e botafogo.

James M. Barrie disse...

Sinceramente ainda acho que o time do Flamengo dá muita sorte, e que jogadores como Renato Augusto, Diego Tardelli e Souza são superestimados.
O time tem algumas boas peças, mas não conta com nenhum craque; a maioria do elenco é composta por jogadores de mediano para bom.

Não que o restante do país esteja muito diferente.
Não chega a ser cavalo paraguaio, mas não vai manter esse ritmo e deve brigar por Libertadores mesmo. Com alguma sorte, talvez brigue pelo título mas acho pouco provável que leve.

Como o Igor, acho que o maior candidato é o Palmeiras, seguido de perto pelo São Paulo.
Flamengo vem perto, e o resto é tudo mais ou menos parecido, estarão sujeitos a altos e baixos até o fim do campeonato, de maneira que é difícil apontar outros favoritos.

Focando-se especificamente nos times do Rio... Vasco tem pela frente um horizonte mais esperançoso com a reforma política. Mas, em termos de time, não vai conseguir muita coisa. Belisca uma sulamericana.
O mesmo para o Botafogo, se tanto. O time não se encontra, Wellington Paulista, aparentemente, não é o grande jogador que se esperava (não é, Bony?), e, sem Cuca, o Botafogo perde todas as chances de brigar por algo mais.

Quanto ao Flu... não vou fazer conjecturas, não me atrevo. Mais no post que farei como prévia da final da Libertadores.

Mas que, analisando-se apenas os times, o Flu tinha plenas condições de ser campeão, isso tinha...

Canhoto disse...

Flip, a questão do Fla não diz respeito ao assédio do mercado, eu acho que o time não é forte o suficiente mesmo...

Anônimo disse...

O campeonato está só começando e previsões são muito arriscadas.

Só sei que o Flamengo vai dar a tradicional brochada e cair na tabela.

Não espero muito do Vasco, apesar de almejar melhoras com a reforma política.

O Flu ainda tem que mostrar serviço e o Botafogo... ah, o Botafogo é aquela história... time pequeno...

Post especial ao Thiago - grande conhecedor da década de 90 - no meu blog.

http://www.so-pra-descontrair.blogspot.com

Rodrigo Paradella disse...

Esses vascaínos são um bando de fanfarrões, parece até que o Vasco é melhor que o Botafogo ou que, pelo menos, conseguiu vencer um clássico sequer neste ano...

Felipe Schmidt disse...

É, algo me diz que o Botafogo vai cair mesmo...ainda mais agora que o "craque" Wellington Paulista perdeu o encanto...